Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A letra "pouco legível do médico"

Dias atrás o Blog da Dra. Liliana http://liliana.com.br/wp/ (que aliás é excelente) publicou matéria, em 16/11, que versa sobre a “Prescrição Medica Digital” http://liliana.com.br/wp/2008/11/16/eu-sou-contra-a-prescricao-digital/ e outro post no dia seguinte, continuando com o mesmo tema http://liliana.com.br/wp/2008/11/17/contra-a-obrigatoriedade-de-receitas-medicas-impressas-no-computador/. Penso que o assunto é muito vasto e complexo para ser discutido até mesmo presencialmente, obrigando a realização de reunoões ou simpósios, que muitas vezes ultrapassa um ou dois dias de duração. Esta complexidade compromete uma boa discussão por intermédio desta forma que estamos aqui tratando. Assim mesmo arrisquei um palpite e deixei lá: http://liliana.com.br/wp/2008/11/16/eu-sou-contra-a-prescricao-digital/#postcomment que foi respondido logo em seguida.
A questão em ultima análise é entender, por exemplo, o que está escrito nesta receita:


Os Médicos de uma forma geral escrevem de forma ilegível, e suas prescrições de remédios e exames levam a milhares de erros por ano. Neste aspecto, os sistemas eletrônicos podem ser uma solução. Nos Estados Unidos, Hospitais que trocaram as ordens médicas por sistemas computadorizados conseguiram uma redução de 66% nos erros, de acordo com recente estudo http://www.sph.umn.edu/
Receitas ilegíveis e equívocos de interpretação são responsáveis por 61% dos erros de medicação em hospitais. Uma simples mudança, como colocar um decimal a mais no lugar errado, na dosagem de remédios para pacientes, pode ter sérias conseqüências, inclusive a morte.“Esses erros de medicação são muito dolorosos para os médicos, assim como para os pacientes. Ninguém quer cometer um erro”, disse Tatyana Shamliyan, que comandou o estudo e pesquisadora associada da Escola de Saúde Pública da Universidade de Minnesota, nos EUA. http://lib.bioinfo.pl/auth:Shamliyan,T e http://www.sph.umn.edu/about/news/media/alert062507.html
Medicamentos com nomes similares, mas efeitos diferentes, também são fonte comum de trocas, muitas vezes com graves conseqüências. Recentemente o Serviço de Farmácia do Hospital Samaritano de São Paulo publicou para uso interno, um interessante alerta para medicamentos com nomes semelhantes na sua fonética ou escrita que eventualmente podem causar de erros freqüentes:

Alopurinol (Antigotoso) Haloperidol (Neuroléptico)
Cefuroxima (Cefalosporina 2ª Geração) Cefotaxima (Idem)
Cefoxitina (Cefalosporina 2ª Geração) Cefotaxima (Idem)
Ácido Fólico (Antianemico) Ácido Folinico (Idem)
Diamox (Diurético) Diabinese (Agente Antidiabético)
Celebrex (Inibidor da COX 2) Celexa (Antidepressivo)
Quinina (Antimalárico) Quinidina (Antiarrítmico)
Eranz (Anticolinesterásico) Invanz (Antimicrobiano Carbapenêmico)
Vimblastina (Agente Antineoplásico) Vincristina (Idem)
Sulfadiazina (Antimicrobiano Sulfa) Sulfassalazina (Idem)
Feldene (AINE sistêmico) Teldane (Antihistamínico H1)
Necamin (Antihelmintico) Novamin (Antimicrobiano Aminoglicosídeo)
Losec (Antiulceroso) Lasix (Diurético)
Retemic (Antiespasmódico Urinário) Renitec (Anti-Hipertensivo)
Salcep (Descongestionante nasal) Cellcept (Imunossupressor)
Oxapen (Antimicrobiano Penicilina) Oxigen (Anti-Hipertensivo)
Amiobal (Antiarrítmico) Anlodibal (Anti-Hipertensivo)
Floratil (Antidiarréico, Repositor da flora intestinal) Foradil (Broncodilatador)
Scaflan (AINE sistêmico) Teflan (Idem)
Cetaz (Cefalosporina 3ª Geração) Cemax (Cefalosporina 4ª Geração)
Seloken (Anti-Hipertensivo) Seroquel (Neuroléptico)
Fortaz (Cefalosporina 3ª Geração) For Gas (Antifisético)
Dorless (Analgésico opióide (tramal)) Dornot (Idem (petidina))

Entretanto, sabemos que as dificuldades são enormes e das mais variadas origens, até mesmo nos paises que praticam uma medicina de primeiríssimo nível, e penso que este não é o momento e o local apropriado para este tipo de discução http://www.insurancenewsnet.com/article.asp?n=1&innID=860690514 e http://news.bio-medicine.org/medicine-news-3/U-of-M-researchers-assess-effectiveness-of-computerized-physician-order-entry-system-243-1/

Opinem!

Até a próxima.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Medicina Diagnóstica – A especialidade que nunca existiu

As grandes cidades estão hoje repletas de locais das assim chamadas Unidades ou Centros de Medicina Diagnóstica.
Formado há bastante tempo, acumulo uma experiência significativa no exercício da medicina, o que me permite várias comparações na linha do tempo.
Assisti momentos de glória da medicina, momentos de fracasso, tratamentos revolucionários para algumas doenças ou situações especiais, que após alguns anos foram questionados e depois suspensos, medicamentos milagrosos que se tornaram indutores de outras doenças, enfim situações que nada mais são do que a própria evolução da Ciência Médica e cada momento teve sua explicação, sempre apoiada no bom senso e com o objetivo de servir ao paciente. Da mesma forma, nunca vi nenhuma tentativa consistente de modificar a semiologia médica.
Entretanto, esta nova especialidade que foi criada a “Medicina Diagnóstica” é um equívoco gigantesco.
Pessoalmente tive a oportunidade de questionar esta denominação, em duas ou três destas empresas, inclusive com a literatura em mãos, mas sem sucesso e por isso resolvi escrever.
O diagnóstico médico faz parte indissolúvel da consulta médica. Todos nós aprendemos na escola, na disciplina de Semiologia toda a composição da consulta médica: a queixa e duração, a história pregressa da moléstia atual, etc até chegarmos ao Diagnóstico ou Hipótese Diagnóstica. O paciente não deve levar ao consultório médico o diagnóstico, mas sim o sintoma, ou seja, ele tem dor de cabeça, frio, mal-estar, náuseas, vômitos e o diagnóstico poderá ser por exemplo Meningite.
O paciente não pode dizer que sente ou que tem Meningite, pois o diagnóstico é função do médico, a partir de sintomas e sinais, após exame físico elaborar um diagnóstico e sugerir um tratamento. A partir do diagnóstico o médico poderá lançar mão de exames complementares para confirmar ou não a sua suspeita, solicitando uma análise clínica, um exame de imagem, um exame endoscópico etc...Antigamente, cada um destes exames estava localizado em lugares fisicamente diferentes o que trazia desconforto ao paciente ter que ir a dois ou três lugares diferentes para fazer seus exames no laboratório, no instituto de imagem, no serviço de endoscopia etc...
Baseado neste conceito e necessidade foram criados os centros de apoio diagnóstico, que conseguem reunir num só lugar todas as necessidades do paciente. É evidente que esta união faz sentido em todos os aspectos não só na visão do paciente quanto do negócio em si, tanto que é fácil medir o seu sucesso.
O que causa estranheza é o nome inventado, especialmente porque as pessoas que o inventaram são médicos inteligentes e competentes. Imaginem a seguinte cena: um cidadão entra do FULANO DE TAL MEDICINA DIAGNÓSTICA e diz para a atendente:
“Eu gostaria de fazer exames para saber porque eu tenho dor de cabeça e febre todos os dias”
“Desculpe, mas o senhor deve procurar um médico”
“Mas aí na porta está escrito que vocês fazem Medicina Diagnóstica!”
“Sim, mas nós fazemos os exames que o seu médico pedir”
“Ah! Então agora ficou claro, vocês auxiliam o meu médico a fazer o diagnóstico”
“Exatamente, é isto mesmo”
“Então desculpe, o erro está no nome que vocês puseram aí fora, vocês deveriam se chamar”:
FULANO DE TAL AUXÍLIO AO DIAGNÓSTICO, ou.
FULANO DE TAL APOIO AO DIAGNÓSTICO, ou
FULANO DE TAL COMPLEMENTAÇÃO AO DIAGNÓSTICO, ou enfim qualquer coisa menos
MEDICINA DIAGNÓSTICA.
O único detalhe é que o FULANO DE TAL na verdade é um nome consagrado na medicina e como tal se acha no direito de exercer uma Medicina que não existe, nunca existiu e nunca existirá.
Casualmente ontem, feriado na cidade de São Paulo, andando por aí passei por uma destas Unidades e me chamou atenção uma placa novinha onde estava escrito:
FULANO DE TAL MEDICINA E SAÚDE.
Talvez seja o início do fim.
Parabéns.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Remédios serão “impressos” em casa.

Ninguém questiona a competência de empresas como Microsoft, HP e Google. Podemos até não concordar com algumas questões, mas de uma forma geral são empresas que já estão inscritas na História da Tecnologia, qualquer que seja o seu caminho daqui para frente.
A Microsoft anuncia a possibilidade de estarmos “imprimindo” nossos remédios nas nossas casas
http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2008/05/09/microsoft-considera-futuro-em-que-remedios-serao-impressos-em-casa/
Numa primeira leitura a novidade parece, especialmente para o leigo, coerente, simples e até mesmo fascinante, pois estaremos preparando em casa nossos comprimidos, e porque não xaropes e gotas?
Numa visão mais crítica do assunto, fica claro, que quando trabalhamos com as nossas impressoras a simples visão daquilo que foi impresso já nos dá uma idéia da qualidade e fidelidade daquilo que queríamos imprimir. Se a diferença na cor pretendida for muito sutil, o olho humano não perceberá. Na verdade este é o nosso controle de qualidade.
Vamos agora imaginar que a nossa “farmácia impressora” foi instruída a elaborar ( de acordo com prescrição médica) um comprimido com Nifedipina 30mg. Sulfato de Glicosamina 500 mg. Sulfato de Condroitina 400 mg. e Cloridrato de Tramadol 50 mg.
São 4 substâncias ou seja 4 cartuchos o que é perfeitamente possível misturar.
Quem vai garantir que o comprimido saiu como se deveria?
Qual é o método do controle de qualidade? Que órgão humano ou "desumano" vai fazer este controle? Hoje é a ANVISA. Ela terá um departamento de impressoras farmacêuticas?
Esta manipulação feita nos dias de hoje numa Farmácia de manipulação já é um grande problema para controlar a qualidade do produto final. Lembram se da Botica ao Veado D’ouro? http://www1.folha.uol.com.br/fol/geral/ult240998183.htm
Pois é, a Microsoft vai nos criar uma solução e vários problemas.
Quem será que poderá nos ajudar? Talvez o Dr. Google? Vamos lá...
https://www.google.com/health/p/
Tenho certeza de ele não te ajudou
Resta ainda tentar a Hewlett-Packard, que também apresenta uma invenção um pouco mais coerente com o raciocínio médico, vamos conferir:
http://idgnow.uol.com.br/mercado/2007/09/11/idgnoticia.2007-09-11.2369908426/
Se você gostou destas idéias comece a procurar uma operadora ou seguradora de saúde que atenda Microsoft, Google e HP, porque a sua eu tenho certeza absoluta não atende nem mesmo com reembolso, e nada disto será barato.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Envelhecimento: Reflexões e Sugestões

Este é um assunto complexo e sobre o qual tenho convicções e dúvidas, muito pessoais e sem qualquer restrição para me expressar.
Vejamos:
Eu tenho dúvidas do real conceito de envelhecimento, que os nossos governantes insistem em chamar de terceira idade. Quantas idades nós temos?
Eu não sei o que é terceira idade e conseqüentemente sua definição.
Eu não sei se a terceira idade é aquela que antecede a quarta, a quinta e a sexta e assim por diante.
Caso a terceira idade seja sinônimo de velhice, de "melhor idade", ou idade madura, então é cretinice pura, pois a melhor idade é aquela que está muito aquém de tudo isto.
E o que é velhice?
Existem pessoas com 40-45 anos que são literalmente velhas e outras com 80 que são quase juvenis.
As doenças degenerativas são preveníveis desde que, precocemente se previna a senilidade.
Ser velho é poder se "matricular" numa casa de repouso?
E quem disse que velho precisa repousar?
Quem foi que disse que a idade cronológica define a condição senil?
A terceira idade ou melhor idade ou senilidade ou velhice é uma condição mental ou espiritual da qual devemos nos manter muito muito muito longe.
Invente uma idade, um momento que tenha sido excepcionalmente bom em todos os aspectos na sua vida. Fixe este momento, registre o ano e faça as contas. Eu por exemplo escolhi 1980 e aí você terá a sua idade definitiva.
A minha idade por tudo que você já leu é 28 anos, porque:

Assim eu me sinto.
Assim eu penso.
Assim eu raciocínio.
Assim eu ajo.
Não sou sedentário.
Não durmo depois do almoço.
Não tomo sopa.
Não sinto frio.
Não sou obeso.
Não tenho dores.
Não tomo remédios.
Nunca estive doente.
Como de tudo e quanto quero (menos porcaria).
Acordo às 5 da matina para exercícios diários.
Trabalho 12 horas por dia.
Subo e desço em árvores.
E portanto:

Vá ao seu médico de confiança (aquele que sabe o seu nome, não o número da sua carteirinha) pelo menos uma vez por ano.
Não se importe com os cabelos; pintar nem pensar. Se eles não mais existirem é porque eles caíram de tanto você pensar.
Não encontre os amigos para tomar chá (chá é coisa de velho) se for no Shoping pior ainda.
Nunca leve o cachorro para passear. Vá caminhar e leve o cachorro como companhia, mesmo porque é você quem decide para onde vai.
Nunca espere elevador para subir menos de 6 ou 7 andares. Ë vergonhoso entrar no elevador e pedir: 2º andar.
Nunca aceite a condição de ocupação Aposentado. Os dicionários fazem referência ao aposentado como “que deixou de trabalhar por falta de saúde ou por ter atingido o limite de idade”.
Não aceite carteirinha para andar de ônibus ou metrô de graça (o governo é hipócrita).
Não pague meia entrada no cinema, você é uma pessoa INTEIRA.
Não entre em filas para pessoas “especiais” pois você é especialíssimo; fique de pé 30, 40, 50 minutos, sofra junto com os outros xingue o responsável pela fila, resolva a questão por conta própria, no grito, no braço se precisar, você é respeitado, não telefone para o 180 (a Polícia vai te decepcionar).
Os filhos dos teus filhos devem passar a ser seus SOBRINHOS (o que evidente faz seus filhos tornarem seus irmãos mais novos), pois avô passou a ser uma condição senil “aquele vôzinho coitadinho”. Converse com as crianças, elas são inteligentes e compreenderão o seu ponto de vista, peça para elas te chamarem pelo seu nome, como todas as pessoas te chamam.
Brinque com os sobrinhos exatamente como você sempre brincou, esconda-se suba nas árvores, corra, entre em baixo da cama, tome banho de esguicho, consiga um estilingue, quebre o vidro da janela do vizinho, abra a porta do galinheiro, enfim mostre para as crianças que você é diferente daquele outro avô delas. Isto te deixará muitos anos mais jovem.
Assim verá que você funciona 100%.
Portanto eu não posso ter mais do que 28 anos, pois nasci em 1980, ano que vem vou nascer em 1981 depois em 1982 e assim estarei sempre com 28. Simples Não?
Tudo que está aqui escrito eu posso provar, apenas...
Se quiser ver meu documento de identidade, ele tem um terrível equívoco; lá está escrito que eu nasci em 1943.