Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Universidade do futuro, Google + NASA

O Google anunciou que vai criar em parceria com a NASA uma universidade para preparar futuros líderes e cientistas para que identifiquem os grandes desafios da humanidade numa época em que as máquinas se tornarão mais inteligentes do que o próprio homem, segundo notícia publicada na edição on-line do jornal britânico Financial Times.
A Universidade estará localizada no Ames Research Center, da Nasa, no Vale do Silício, Califórnia, berço mundial da alta tecnologia, deverá ser inaugurada no segundo semestre de 2009, e receberá o nome de Universidade da Singularidade, inspirada no nome do livro “The Singularity is Near”, ("A singularidade está próxima", em tradução livre), no qual sugere que os avanços exponenciais em tecnologia modificarão a vida humana até limites nunca antes imaginados, escrito por Raymond Kurzweil, e publicado em 2005.
Os fundadores do centro de ensino, os especialistas Raymond Kurzweil e Peter Diamandis, anunciaram a criação da faculdade privada, instalada a poucos quilômetros da sede do Google e de outras gigantes do setor., e vai oferecer cursos de biotecnologia, nanotecnologia e inteligência artificial. A universidade informou que o novo centro de estudos conta com diversos doadores e empresas de renome, que financiaram ao projeto, mas não forneceu seus nomes, além da Nasa e do site de buscas Google, que contribuiu com US$ 1 milhão. A universidade terá como molde a Universidade Espacial Internacional , localizada em Estrasburgo, na França, uma escola interdisciplinar e multicultural criada em 1987.
Nos anos 80, o inventor e filósofo norte-americano Ray Kurzwell abriu mão de seu trabalho como cientista da computação para se dedicar às previsões a respeito do futuro da tecnologia. Desde então, Kurzwell tem suas ideias publicadas e discutidas pela mídia especializada.
Kurzwell também é conhecido por sua controvertida teoria de que, um dia, os computadores chegarão a acumular tanto poder que dominarão o mundo. Por outro lado Peter Diamandis, é um empresário espacial e presidente da X Prize Foundation, uma ONG que organiza anualmente concursos em diferentes áreas para premiar avanços que contribuam ao bem da humanidade.
Kurzweil diz que a universidade está sendo criada próxima a um momento de avanço radical da tecnologia. "Estamos chegando no ponto mais alto da curva", afirmou ao jornal britânico. "E não só eletrônicos e computadores. Trata-se de qualquer tecnologia por meio da qual podemos medir o conteúdo de informação, como a genética", frisou. Kurzweil, ainda prevê a fusão entre TI e inteligência biológica e cujas teses fizeram dele uma figura controversa no círculo acadêmico, que afirma que antes de meados deste século a inteligência artificial irá ultrapassará a dos seres humanos, dando início a uma nova era da civilização.
Os adeptos da tese dizem que durante esse período as máquinas serão capazes de desenvolverem a si próprias, usando inteligência artificial e que, mais espertas do que os computadores, irão resolver problemas humanos, incluindo escassez energética, alterações climáticas e a fome. O Google e Nasa demonstraram bastante concordância com os pontos de vista de Kurzweil.
Referindo-se ao novo centro de estudos Vint Cerf, um dos pais da rede e atual "chefe de evangelização da internet" no Google, disse "Os desafios de nosso planeta são profundos, precisamos dos melhores corações e mentes trabalhando juntos por uma causa única". Denise Vardakas, porta-voz da Universidade da Singularidade, disse à Agência Efe que, nas primeiras horas, após a abertura do centro ter sido anunciada, foram recebidas "mais de 50 solicitações de estudantes de todo o mundo interessados em fazer nossos cursos" e o site da universidade saiu do ar por causa do excesso de visitantes.
No entanto, somente 30 terão o privilégio de assistir ao programa que começará no segundo semestre, embora Vardakas tenha assegurado que, no futuro, espera-se receber até 120 estudantes. Inicialmente, a Universidade da Singularidade oferecerá um curso anual de nove semanas de duração "voltado aos melhores estudantes de graduação e pós-graduação de todo o mundo", mas não especificou como a seleção será feita. Entre as matérias que os alunos farão estão incluídas biotecnologia e bioinformática, nanotecnologia, robótica, inteligência artificial, computação cognitiva, ciências físicas e espaciais, assim como direito, finanças, política e ética. Além disso, a universidade oferecerá cursos mais curtos de três e dez dias dirigidos a diretores e executivos, que ajudarão eles a "determinar como estas tecnologias podem transformar suas empresas dentro de cinco ou dez anos". Mas, além de competitivo, o acesso à universidade não é barato. O programa principal de nove semanas custará para cada aluno US$ 25 mil e ainda não está claro o preço dos cursos para executivos de três e dez dias de duração.
No entanto, muitos críticos classificam a "singularidade" como uma teoria perigosa. Alguns, inclusive, acreditam que uma inteligência artificial maliciosa poderia aniquilar a raça humana.
O que você pensa disto?

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Carnaval

Porque é a maior festa popular do planeta,
Porque a imensa maioria das pessoas encontra uma desculpa para justificar seus excessos,
Porque somente depois do Carnaval efetivamente começa o ano no Brasil,
Porque apesar de não ser feriado, ninguém trabalha pelo menos 4 dias,
Porque os políticos desaparecem até dos camarotes, para fazer sabe Deus o que,
Porque a rede Globo não vai transmitir o Oscar para poder mostrar aquela maravilha que acontece na Marquês de Sapucaí,
Porque até o futebol fica esquecido e relegado ao segundo plano,
Porque eu acho que ninguém vai ler este blog,
Resolvi deixar apenas um pensamento que também tem haver com carnaval:
“Você nasceu sem pedir,
Vai morrer sem querer,
Não deixe de se divertir,
Aproveite quanto puder”.

Divirta-se.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Graaaaaaaaaande Alencar

É muito comum pessoas em situação de inferioridade, fraqueza e especialmente doença, deixarem transparecer seus sentimentos maiores e muitas vezes características de sua personalidade que acabam mostrando como elas realmente são. Esta é a sensação que começou a crescer dentro de mim com relação ao nosso vice presidente José Alencar Gomes da Silva.
Aliás, ultimamente algumas declarações e atitudes do senhor vice-presidente vinham chamando minha atenção, mas como aprendi que não devemos dar crédito ou importância aos nossos políticos, resisti em enxergar Jose de Alencar como uma exceção à regra.
Mas acho que vou ter mesmo que reconsiderar minha visão deste homem, que ao sair do Hospital Sírio Libanês em São Paulo no último dia 17/02, falou entre outras:

“Onde está a coragem para um cidadão que não tem alternativa? Enfrentar a cirurgia não foi coragem, mas uma decisão única”.

“Eu tenho tido privilégios. Eu às vezes fico meio com complexo de culpa porque sou vice-presidente da República e os brasileiros todos deveriam ter um tratamento como esse que eu tenho tido. Eu fico triste de não poder oferecer a todos os brasileiros isso que eu tenho recebido”.

“Não temo a morte. Eu quero pedir a Deus que não me dê nenhum dia a mais de vida a não ser que esse dia de vida seja objeto de orgulho não só da minha parte como da minha mulher, dos meus filhos, dos meus netos, dos meus irmãos, dos meus amigos e dos brasileiros”.

Com simplicidade, irreverência, muita emoção e bom humor, durante quase trinta minutos falou de tudo que foi questionado.

“Mineiramente” negou-se a falar de política. “Quando a gente está no hospital, é incrível, não surgem assuntos de política, a gente só fala de saúde”. (Ele deve ter percebido que no hospital não se mexe com coisa suja, apenas as limpas).

Muito religioso, próximo de uma imagem de Nossa Senhora do Sorriso, agradeceu a Deus e nominalmente um a um aos médicos e toda a equipe de profissionais que com ele tiveram contato nos seus 23 dias de internação.
Amparado e sob aplausos saiu da cadeira de rodas e dirigiu-se, vagarosamente ao carro, que o levou para casa, segundo ele “para chegar em casa e comer arroz e feijão com tempero mineiro”.

Acho que aí temos um Homem que como um todo e especialmente como político, é um ponto fora da curva.
Parabéns graaaaaaaaaande Alencar, seja feliz.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Cachorro quente, bom né...., mas cuidado!

Existem várias teorias sobre o surgimento do cachorro-quente.
A mais divulgada é a de um açougueiro de Frankfurt, na Alemanha, que em 1852, resolveu batizar as salsichas que fabricava com o nome de seu cachorro bassê.
A outra é de um imigrante alemão, Charles Feltman, que levou esse tipo de salsicha para os Estados Unidos em 1880, e criou um sanduíche quente com pão, salsicha e molhos.
A terceira teoria fala que em 1904, na cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, um vendedor de salsichas quentes criou uma maneira de seus fregueses não queimarem as mãos. A quem comprasse suas salsichas, ele oferecia luvas de algodão limpíssimas. Só que os clientes esqueciam de devolvê-las e ele acabava tendo prejuízo. Seu cunhado, que era padeiro, sugeriu que o salsicheiro pusesse as luvas de lado e começasse a usar pães.
No Brasil, por volta de 1926, o empresário Francisco Serrador, idealizador da Cinelândia, no centro da cidade do Rio de Janeiro, lançou o cachorro-quente em seus cinemas. A novidade inspirou Lamartine Babo e Ary Barroso, a criarem em 1928, a marchinha de carnaval "Cachorro-Quente".
A partir de 1945, depois da Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil passou a sofrer grande influência da cultura americana, o hot dog conquistou definitivamente seu espaço por aqui.
Em todo caso se você der uma lidinha na ilustração que está lá em cima vai ver que tomar um pouco de cuidado não é nada mau.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Deus é magro

Inicialmente quero que relembrem o nome deste blog.
Deus para muitos é um assunto que gera controvérsias e até mesmo dúvidas e o que eu vou escrever é uma bobagem, mas uma "bobagem importante".
Para finalizar esta série de posts sobre as questões da alimentação e exercício, quero deixar um pensamento ou um delírio para reflexão.
Estão enganados aqueles que vêem a figura do Criador como um grande corpo, lento, com braços grossos e sempre abertos abraçando em torno de si varias pessoas ao mesmo tempo, voz grossa e pausada. A visão da realidade é de um Ser alto, longilíneo, rápido, esguio, atencioso, fala ligeira, sem tempo a perder.
Muitos dizem que Deus criou o Mundo em sete dias porque não ouviu a opinião de ninguém, especialmente dos usuários, pois se os tivesse convocado estariam discutindo como seria o mundo até hoje...
Algumas pessoas seguem esta regra ao pé da letra, não ouvem as outras, os usuários, fazem tudo como acham que deve ser e tudo acaba numa catástrofe.
A explicação é que Deus é Deus, e nós não conseguimos fazer o que Ele fez, apenas o que nos ensinou a fazer, o que nem todos apreendem.
O Senhor Criador do Universo fez a todos nós e aquilo que nos cerca à sua escolha e vontade. Não houve qualquer tipo de interferência na vontade divina.
Assim sendo, porque então chuchu, abobrinha, alface, escarola, gelatina, etc. não engordam? e por outro lado porque chocolate, doces, macarrão, pizza, cerveja etc. engordam?
Vocês já imaginaram uma pessoa precisando emagrecer que recebesse do deu médico uma orientação de se alimentar a base de carnes gordurosas frituras, macarrão, pão, doces, compotas, sorvetes e proibição de praticar exercícios? Ou então precisando engordar seria submetido à intensa atividade física e obrigada a comer alface, chuchu, peito de frango, gelatina etc.?
Ora, penso que a resposta é muito simples: O Senhor nunca teve problemas com seu peso e portanto fez com que a alimentação posta a nossa disposição fosse de acordo com as suas próprias necessidades, vontades e preferências. Em breve voltarei a esta questão da comida de Deus.
Como Ele trabalhou incessantemente (exercício aeróbico) de domingo a sexta feira, tudo que comeu foi facilmente metabolizado tendo em vista o enorme gasto energético. Por outro lado no “Shabat” que foi o dia do seu descanso imagino que o gasto calórico tenha sido bem menor pois foi um dia “apenas para rever” sua obra, dar alguns retoques finais e praticamente com muito pouco exercício, e talvez pelo tempo disponível tenha comido ou beliscado um pouco mais.
Penso que neste dia Ele comeu muito mais do que gastou e isto somente foi possível porque
Deus é magro.
Deixe sua opinião aí embaixo nos comentários, gostaria de saber.