Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Os benefícios da tecnologia espacial

Muito tem se comentado nestes poucos mais de 50 anos de existência da NASA, do real valor de seus investimentos na vida do dia a dia do cidadão comum.
Os benefícios da tecnologia espacial podem ser medidos através do efeito direto no bem estar do cidadão comum ou através dos efeitos de melhoramento das tecnologias existentes na Terra para diversos fins. Desde a diminuição da nossa dependência dos combustíveis fósseis, até a tele-operação de estações de tratamento de água e de máquinas para a extração de minérios, a tecnologia espacial tem permitido melhorar o nosso mundo.
O monitoramento das condições climática e a observação do planeta como um todo, com diversas finalidades, também estão em franca evolução.

Imagem de incêndio no estado da California (USA) no último verão do hemisfério norte

Os programas atuais das agências espaciais têm um ponto com especial consideração, e dedicando esforços para o estabelecimento de programas de transferência de tecnologia com o objetivo de reforçar a ligação entre a indústria espacial e as indústrias mais “terrenas”.
Para que o assunto não fique muito técnico, vamos apenas enumerar os principais itens em questão:
Tratamento e reciclagem de água. Telefonia móvel, a ocupação do espectro eletromagnético e o melhor entendimento do Universo. Desenvolvimento de satélites com inúmeras utilidades distintas. Consagração do o GPS (Global Positioning System), que utiliza uma rede de 24 satélites.
Energia solar como fonte de produção de energia alternativa.

Redução de tamanho e peso de materiais e componentes para a Engenharia Civil.
Controle e automação de processos e tomada de decisões e desenvolvimento da inteligência artificial.
O ultratecnológico LZR Racer, desenvolvido em conjunto com a Speedo, recentemente utilizada nas Olimpíadas de Pequim com grande sucesso, é fruto de variação na pesquisa das roupas usadas pelos astronautas, que precisam ter o menor nível de atrito possível. Seu slogan é “a natação entra na era espacial”. com o LZR Racer (a sigla é uma alusão à palavra laser).

Coincidentemente, a Discovery STS-119 estará chegando de sua viagem de 13 dias à International Space Station, amanhã, sábado 28/03 às 3:27 p.m. EDT. Aqui você pode confirmar o horário e se quiser ver a chegada ao vivo é só clicar aqui.

sexta-feira, 20 de março de 2009

O Prontuário Eletrônico do futuro já chegou

Como se não bastasse Google, Microsoft e Yahoo participando intensa e ativamente na área da saúde, disponibilizando uma versão de registro eletrônico de saúde, agora é a vez do gigante Wal-Mart começar a dispor de sistemas integrados de automação para médicos e pequenas clínicas nos EUA. O pacote engloba um computador da Dell, ( ou um tablet PCs, que parece ser preferência de muitos médicos nos Estados Unidos), um software de prontuário eletrônico e serviços de instalação , manutenção e treinamento. A informação é de Steve Lohr do The New York Times publicada na edição de 11 de março de 2009. A pergunta que não foi claramente respondida e é apenas especulada é o porque do interesse de uma rede de varejo no negócio da saúde. A explicação comentada é o interesse da Farmácia do Wal Mart de ter conhecimento e intimidade com as doenças dos seus clientes para poder oferecer de forma agressiva, porém competente, medicamentos e até pequenos equipamentos para controle de glicemia, colesterol, pressão arterial, etc e seus respectivos insumos. Comenta-se também que neste mesmo nicho poderão estar entrando por exemplo a nutricionista, que além da orientação nutricional para cada caso terá a disposição todo o setor de alimentação do Wal Mart e assim por diante, pois o entendimento é que a saúde também está globalizada em todos os sentidos.
Estas informações estão disseminadas nos Estados Unidos, disponíveis na internet para quem quiser consultar tendo ainda soluções que envolvem algum custo aos pacientes, porém já mostrando tendência de se tornar “free” em pouco tempo.
A idéia é aproveitar o pacote do Presidente Obama de estimular o uso do PEP, com base em um incentivo de cerca de 40.000 dólares por clínica. Considerando que a utilização do prontuário eletrônico pelos médicos americanos é muito discutida e controversa, segundo artigo recente do New England Journal of Medicine o Wal Mart pretende oferecer em grande escala a um custo mais baixo (que é sua especialidade) e financiado, todo o pacote, inclusive assistência técnica para hardware e software. O Sam's Club do Wal-Mart tem 200.000 profissionais de saúde entre seus 47 milhões de clientes!
Não tenho a menor dúvida que todas estas soluções apresentadas serão eficientes, competentes, e vão “cair na graça” de todos os usuários, não só pacientes como médicos, dentistas, fisioterapêutas, nutrólogos, etc... da mesma forma que todos nós, uns mais outros menos , acabamos por se acostumar e não conseguir viver sem Office, Google, etc...e além de tudo não terão custo.
Existe uma grande empresa no nosso país, que atua na área de auxílio ao diagnóstico, que está desenvolvendo uma opção de oferecer ao paciente que vai buscar o resultado do seu exame via internet de exportá-lo para o aplicativo Google, MS, etc. Este já entendeu tudo.
Não vai demorar muito para nós médicos começarmos atender pacientes que virão aos nossos consultórios com seu prontuário pronto, montado e talvez até já preenchido por algum outro médico, tendo como único trabalho passar-nos o endereço e a senha. De nada adiantará dizer que temos o nosso prontuário, da nossa clínica ou hospital, que é melhor, mais eficiente, ou qualquer outro argumento, porque ele vai usar Google, Microsoft, Yahoo, Wal Mart , porque ele leva para qualquer lugar do mundo, porque mostra para o profissional que quiser, sob sua inteira responsabilidade, pois o prontuário é dele. Questões difíceis de contra argumentar.
As empresas aqui no Brasil, que desenvolvem, comercializam e implementam soluções de prontuário eletrônico precisam acordar para esta realidade, que é irreversível, e buscar soluções conjuntas, para poderem sobreviver, pois o PEP do futuro já chegou, é do paciente, e destes gigantes que acabamos de nos referir.
Experimente fazer o seu, agora, eles já estão disponíveis, custo zero, eu já fiz o meu.

quarta-feira, 18 de março de 2009

sexta-feira, 13 de março de 2009

Pedofilia, F 65.4

A Pedofilia está cada dia mais presente e discutida não só no nosso meio como em todos os lugares, passando pelos países desenvolvidos, emergentes e sub desenvolvidos, uma vez que a questão não está relacionada a nenhuma classe social específica.
Os motivos são inúmeros, mas sem dúvida a presença da mídia muitas vezes por interesses não muito claros, ou por necessidade de provocar sensacionalismo, porque muitos gostam, além da questão da Internet, tem feito com que o assunto esteja presente todos os dias na “nossa mesa”. Domingo passado 08/03, o jornal “O Estado de São Paulo” publicou extensa matéria com o título de Pedofilia, o crime sem castigo assinada por Lourival Sant’Anna, com uma versão reduzida publicada no portal Estadão.com.br.
Ontem 12/03 o mesmo “O Estado de São Paulo” em matéria de Valéria Goraieb e Chico Siqueira relatam a operação que mobilizou 80 pessoas entre Policia militar, Civil e Ministério Público, para desmontar o que foi chamado de rede de pedofilia, na cidade de Catanduva, interior de São Paulo, também com versão reduzida no portal.
O aspecto que gostaria de comentar não é o crime em si, que é deplorável em todos os aspectos, mas a maneira como a questão é abordada.
Porque a pedofilia é mostrada como sendo simplesmente um crime?
Porque as nossas autoridades se referem ao pedófilo apenas como um criminoso hediondo?
Porque o poder público busca penalidades mais severas e até reformulação do código penal para o pedófilo?
Porque este cidadão não é visto como um doente, uma vez que a própria Organização Mundial da Saúde reconhece a pedofilia como uma doença mental? O Código Internacional de Doenças (CID) (em Inglês) (em Português) classifica a pedofilia como Distúrbio Mental do Comportamento.

CID F 65.4 = Pedofilia (Paedophilia)

Porque então o pedófilo não é visto como um doente mental, que em função da sua doença faz o que faz, sem sequer perceber que seu comportamento não é adequado?
As autoridades deveriam ter em conta que não existe a menor possibilidade de fazer com que a pedofilia desapareça ou diminua, porque ela não é apenas um crime, e precisa muito menos de polícia e muito mais da justica e da ciência médica. Ela é uma doença que não tem vacina para proteção ou qualquer tipo de medicamento para tratá-la, e o ato criminoso cometido é o sintoma da doença que não tem cura.
Vocês já perceberam que a imensa maioria dos pedófilos quando é preso, não esconde seu rosto?, ele não se esconde porque não tem noção da brutalidade que cometeu, ele não sabe que seu comportamento esta pervertido e não consegue se envergonhar, ver ou entender o que fez.
Estranho também o fato que as demais doenças do grupo de distúrbios do comportamento (CID F65.X) têm características fisiopatológicas semelhantes à pedofilia, mas são vistas pela sociedade de forma totalmente diferente.
A leitura atenta do CID no capítulo V das doenças mentais e do comportamento, do código F00 até F99 deixa claro a complexidade do assunto, onde são enumeradas todas as doenças que dizem respeito aos transtornos da sexualidade, inclusive o Transexualismo (CID F64.0) recentemente autorizado a ser tratado pelo SUS como uma doença, e também, nas entrelinhas, fica claro que o homossexualismo apenas não foi indexado, pois o título da F65 é “Transtornos da preferência sexual”, e portanto faltou apenas um F65.xis para ele.
Os antigos Manicômios Judiciários abrigavam as pessoas que continham o binômio “crime-doença” e “crime-atributo” o primeiro da psiquiatria francesa do século XIX, através das monomanias, de Jean Étienne Dominique Esquirol, e das degenerações, de Benédicte Augustin Morel, e o segundo da antropologia criminal italiana da segunda metade do século XIX, representada por Enrico Ferri, Cesare Lombroso e Rafaelle Garofalo. Estes manicômios foram desaparecendo progressivamente impulsionado pela reforma Psiquiátrica Brasileira e pela disputa Saúde x Justiça.
Enquanto estes conceitos foram sustentados, os manicômios foram competentes para a finalidade a que se propunham, porém como até hoje, sem chance de recuperação dos pacientes , que por outro lado, muito sofriam nestas instituições, que os nossos governantes hoje chamam de Hospitais de Custódia e Tratamento.
A partir destes conceitos de crime e loucura, a pedofilia é uma doença cuja característica mais marcante é um ato insano que deveria ser visto, entendido e tratado como uma doença grave, incurável, e por conseqüência necessitando isolamento da sociedade, não obrigatoriamente num presídio, mas sim num local onde o paciente possa viver com dignidade até a sua morte ou até que a ciência médica consiga uma solução para este e outros males, que imagino esteja sob a responsabilidade da engenharia genética após decifrar o genoma destas patologias.
Comentários serão bem vindos.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Imagem da semana

Newborn Weigh-In, India

Photograph by Lynn Johnson

A India é um dos paises que mais produz tecnología no mundo!

sexta-feira, 6 de março de 2009

Imagens, Medicina e novamente a NASA

Credit: NASA/JPL
A agência espacial norte-americana NASA testou com sucesso a primeira rede de comunicação espacial baseada na tecnologia da internet, usando o sistema chamado de Rede Tolerante a Interrupções (DTN).
No Laboratório de Propulsão a Jato, em Pasadena, Califórnia, os pesquisadores conseguiram transmitir dezenas de imagens de uma espaçonave que se encontra a cerca de 33 milhões de quilômetros da Terra e também enviar arquivos de volta.
A equipe aponta que este é o primeiro passo para criar uma infra-estrutura de comunicação espacial totalmente nova, uma 'internet interplanetária'
Há aproximadamente dez anos, pesquisadores da agência começaram uma parceria com Vint Cerf, vice-presidente do Google, um dos pioneiros da internet que participou do desenvolvimento TCP-IP, a série de protocolos usada para a transferência de dados digitais na qual a internet se fundamentou. O novo protocolo DTN usa uma tecnologia que se baseia no TCP-IP, mas projetada para ser muito mais robusta e resistir a atrasos, interrupções e desconexões comuns na transferência de dados pelo espaço. Falhas podem ocorrer em inúmeras situações, como quando uma espaçonave se move para trás de um planeta ou durante explosões solares.Outro ponto importante são os atrasos nos sinais, e na comunicação espacial o problema é muito mais grave. Mesmo trafegando na velocidade da luz, dados enviados de Marte levam entre 3 minutos e meio a 20 minutos para chegar à Terra, dependendo da distância entre os planetas.Por outro lado, esta mesma tecnologia quando desenvolvida para comunicação “Terra-Terra” é praticamente instantânea o que abre a possibilidade de uma nova era na comunicação de imagens via PACS.
Tecnicamente o protocolo da internet terrestre, tem conceitos diferentes. No DTN, se o caminho ao destino não puder ser encontrado, os pacotes de dados não são descartados. Em vez disso, cada nó da rede mantém a informação pelo tempo que for necessário até que a comunicação possa ser feita com outro nó. Como se fosse um jogador de futebol que retém a bola até encontrar um companheiro livre de marcação.Na prática, o teste foi realizado com a sonda Epoxi, que está em missão para encontrar o cometa Hartley 2, o que deverá ocorrer dentro de dois anos. A rede espacial experimental foi montada com dez nós, em sondas em órbita de Marte e em satélites e centros na Terra. No ano que vem, o teste do DTN será feito com a participação da Estação Espacial Internacional em um dos nós
Nem bem nos acostumamos com os novos conceitos de transmissão do PACS e possivelmente dentro de pouco tempo já teremos uma nova via de comunicação.
O nosso planeta com todas suas atividades está se tornando cada vez
mais, unificado ou globalizado, proporcionalmente “menor”, mais criativo, eficiente e competente de forma tal que tudo que nele acontece de bom ou de ruim é rapidamente conhecido, divulgado e todos nós sofremos as conseqüências, boas e ruins.
Está aí a crise financeira ou de credibilidade que não me deixa mentir.