Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O aniversário do telescópio

No dia, 25 de agosto de 1609, ou seja, há 400 anos Galileu Galilei apresentava ao mundo o telescópio, sua mais nova invenção.
Um dos mais importantes avanços tecnológicos da história, apesar de a data passar despercebida para muitos, o Google mudou seu logotipo para homenagear a data.
Na verdade a invenção foi um aperfeiçoamento de uma luneta patenteada em outubro de 1608 pelo holandês Hanz Lipperhey. Decidido a aprimorar o objeto, Galileu conseguiu, em menos de um ano, criar um telescópio de “trinta aumentos” que permitiu que fizesse inúmeras descobertas a respeito do espaço, sendo que o astrônomo italiano foi a primeira pessoa a observar a Lua através de um telescópio, e passou a ter muitos problemas com a Igreja.
Nascido em Pisa, em 18 de Fevereiro de 1564, Galileu Galilei aos 17 anos ingressou na faculdade de medicina, que acabou abandonando para estudar e ensinar matemática. Tornou-se professor na Universidade de Pisa em 1589, e foi lá que aprofundou seus estudos em astronomia.
Ao observar o espaço, Galileu percebeu que a crença de que a Terra era o centro do universo, um planeta singular ao redor do qual o Sol girava, estava completamente errada. Além de comprovar a tese de Nicolau Copérnico, que colocava a Terra girando ao redor do Sol, Galileu percebeu que ela era apenas mais um corpo celeste, entre tantos que existiam no espaço. Registrou também uma série de fenômenos e características dos astros até então desconhecidas, como as Luas de Júpiter e os anéis de Saturno, que na época, apesar de localizá-los, não pôde distinguir o que eram os objetos observados.
Em 1613, as descobertas de Galileu começaram a colocá-lo em situação delicada com a Igreja. Em seu livro Cartas sobre Manchas Solares, ele se pronuncia a favor da teoria de Copérnico. Alguns anos depois, julgado pelo Tribunal do Santo Ofício, foi proibido de divulgar ou ensinar suas idéias.
Desobedecendo às ordens, Galileu lança o livro Diálogo. Como resultado, em 1633, foi obrigado a se retratar formalmente por seus “erros” e, condenado por heresia, passou o resto da vida cumprindo prisão domiciliar em sua casa, em Sienna. Em 1638 Galileu ficou cego e faleceu dia 9 de janeiro de 1642.
Por maior que tenha sido a grandiosidade deste homem, que hoje está reconhecido em todo o mundo, seguramente jamais pode imaginar a evolução do instrumento que inventou chegando até os dias atuais com o fabuloso Hubble com suas imagens maravilhosas.
Guardadas as devidas proporções das épocas em que os fatos aconteceram, pessoalmente vejo a descoberta de Galileu como um fato maior, pois entendo que o Hubble somente foi possível porque um dia Galileu inventou o telescópio e é por isto que resolvi escrever.
Parabéns Galileu, você foi um dos grandes!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O governo e as mídias sociais

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é o primeiro Ministério a criar um núcleo específico para trabalhar com redes sociais, e os internautas podem acompanhar e interagir com a equipe de comunicação da instituição.
No Twitter, o MTE pretende democratizar informações aos trabalhadores publicando uma média de cinco posts por dia com dados como estatísticas de emprego e desemprego, a agenda do ministro do Trabalho, além de atender demandas de debates colocados na esfera pública online.
A entrada no Twitter marca uma nova estratégia do MTE para expandir sua presença em redes sociais. O órgão já possui uma comunidade no Orkut, criada em 2008 com base numa publicação trimestral sendo que, a próxima edição da revista, contará com artigos sugeridos pelos internautas, que já são mais de 1.100.
O MTE e entende que com as redes sociais é possível divulgar políticas públicas e ficar mais próximos do trabalhador para entender suas necessidades.
O Twitter tem sido utilizado também por empresas como forma de transmitir informações sobre produtos e serviços e também acompanhar o que clientes falam a respeito dela.
O instituto Forrester Research elaborou um estudo para avaliar a importância e os benefícios da rede social para as empresas e que levou em conta alguns dos fatos mais relevantes do Twitter.
Enquanto grande parte das redes sociais é tomada por adolescentes, o grupo que concentra o maior número de usuários no Twitter é formado por pessoas entre 35 e 49 anos, que compreendem 42% do público. O segundo maior contingente (20% do total) é formado por usuários entre 25 e 34 anos. Trata-se de uma audiência qualificada e com poder de decisão nas famílias.
O segundo elemento a ser levado em conta é a forma como os usuários passam a seguir as companhias. No Twitter, o inscrito só visualiza conteúdo gerado pelos usuários que ele segue, o que significa que quem recebe a mensagem optou por fazer (ao escolher seguir um determinado usuário ou empresa) e, justamente por isso, está mais disposto a encaminhá-la para sua própria rede.
A facilidade e a informalidade que permeiam a rede social, contudo, não dispensam o planejamento prévio por parte da empresa que queira usar o Twitter profissionalmente, sendo recomendável a análise de quatro vetores: pessoas, objetivos, estratégia e tecnologia, com o objetivo de obter benefícios como por exemplo aproximação do consumidor, inteligência do marketing, estimular os entusiastas da marca e reforço nas vendas.
Deve-se levar em consideração que mais de 69% dos consumidores brasileiros que estão no Twitter seguem ou já seguiram marcas no microblog e mais de 53% têm interesse em receber campanhas, desde que sejam relevantes. Estas são algumas das observações do mapeamento dos usuários do Twitter no Brasil, feito com mais de 3.200 internautas.
Antes de correr para o Twitter, entretanto, as empresas precisam oferecer conteúdos relevantes e interagir com os consumidores do serviço.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Biometria é pouco

A biometria se baseia na idéia de que alguns traços físicos são exclusivos de cada ser humano. A partir deste pressuposto, os equipamentos atuam no sentido de capturar amostras por meio da íris, retina, dedo, rosto, veias da mão, voz e até odores do corpo. Essas amostras são transformadas em um padrão, que poderá ser comparado para futuras identificações.
Até certo tempo não muito distante a biometria era vista como uma boa solução para a identificação das pessoas ou até mesmo para substituir códigos para evitar a costumeira empresta de senhas.
Uma das gigantes na fabricação de notebooks saiu na frente com uma linha em que o fato de ligar a máquina não significava que ela estava pronta para uso, pois ela estaria solicitando a biometria de seu proprietário para abrir o sistema operacional. É evidente que era possível cadastrar mais de uma pessoa para o uso da máquina.
Porém uma destas máquinas foi furtada e juntamente com ela o dedo indicador direito de seu dono. O passo seguinte foi desenvolver a termo-biometria, pois o dedo do ser humano tem temperatura em torno de 37ºC o que não acontece quando ele é amputado. Entretanto não é impossível que os nossos geniais bandidos desenvolvam um dispositivo para aquecer o dedo.
Assim sendo parece que o velho cadeado e corrente continua sendo um método eficiente, porém dizem as estatísticas que a maioria absoluta das invasões de arquivos estratégicos e/ou confidenciais acontecem dentro das próprias empresas, e nestes casos também a biometria pode ser uma excelente alternativa de segurança, já que permite que o acesso a um computador ou mesmo a um departamento da empresa seja feito apenas pelas pessoas devidamente autorizadas.
Recentemente de uso da anatomia das veias das mãos, chamada de biometria vascular, já está sendo aplicada em países como Japão, EUA e França, vem mostrando, mais precisão e segurança na autenticação do usuário em relação a outros sistemas como a digital (dedos)
É fato que cada ser humano tem um padrão único de veias e o fato dessa estrutura estar dentro do corpo, dificulta a fraude. Estudo realizado pelo IBG (International Biometric Group) prevê um movimento de US$ 9, 37 bilhões em biometria até o ano de 2014.
No Japão, desenvolve se um protótipo de leitor biométrico das veias do dedo para que o usuário possa dar partida em seu carro, além de pesquisas para que o equipamento, batizado de Finger Vein Reader, já é aplicado em ATMs e em soluções de controle de acesso a cofres e substituição de cartão de ponto.
A higiene foi apontada como uma das vantagens da biometria vascular, uma vez que a identificação é feita sem nenhum contato físico do usuário pois sua mão fica a cerca de 3 cm do aparelho e o padrão de veias é detectado através de raios infravermelhos. A partir daí, o sistema gera um template, que é gravado em um cartão ou em um banco de dados, sem qualquer tipo de constrangimento para o usuário.
Ainda seguindo essa linha de dar segurança e facilitar a vida do usuário e das instituições que buscam proteção contra fraudes um smart card que combina os recursos da biometria com a certificação digital será bem vindo, porém co todas as restrições do custo não só da leitora do cartão associado a biometria, que gira em torno de us$ 300,00-400,00, sem contar com o significativo aumento do custo da confecção do cartão contendo as informações biométricas para comparação.
No aspecto prático esta associação de certificação digital com biometria sem dúvida traria uma maior segurança para qualquer sistema que viesse adotá-la, entretanto a um custo muito elevado, o que no momento não se apresenta como uma solução viável e de massa.
O gestor de TI de renomada instituição hospitalar disse: “Certificação é uma meta do projeto de Prontuário Eletrônico, que concluímos recentemente. Embora não tenha uma data certa para iniciá-lo, o uso do Prontuário Eletrônico só tem sentido com a certificação digital”, destaca Klaiton Luís Ferretti Simão, gerente de Tecnologia da Informação do Hospital Samaritano. Simão explica que um dos objetivos é utilizar a biometria ao invés do cartão para autenticação da assinatura. “Estamos avaliando se a biometria é considerada válida pelo conselho Federal de Medicina antes de buscarmos pela solução de mercado”.
Evidentemente esta afirmação é um equívoco, pois em nenhum momento foi cogitada por qualquer órgão normativo, a substituição da certificação pela biometria.
Por outro lado aeroportos britânicos estão testando scan facial de passageiros para o controle de acesso de pessoas nos mais diversos ambientes e situações.
Não devemos nos esquecer que a biometria pode ser aplicada nos mais variados dispositivos, desde o mais elaborado sistema de automação até uma simples fechadura eletrônica, sendo que esta descarta a necessidade de chaves, possibilita também o controle de ponto de funcionários nas empresas, substituindo cartões, crachás ou senhas, e dificulta ou impede o acesso de pessoas não autorizadas a locais específicos. Integrada a sistemas de automação, pode ser utilizada para abrir uma porta, ligar o som ambiente, o ar-condicionado ou as luzes, fazer uma ligação ou mesmo enviar um e-mail para uma central de monitoramento, notificando um assalto.
Será que devemos pensar que toda esta evolução foi impulsionada pelas mentes doentias dos nossos ladrões?

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Imagem da semana

Continuo ajudando fazer a História
Lançamento Discovery STS-128, 1:36 a.m. EDT - Aug. 25, 2009

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Meu Blog é vencedor, é preciso agradecer

Foi pouco mais de 9 meses, praticamente uma gestação do ser humano. No início, como uma sugestão ou necessidade de trabalho para dar conta de um projeto maior e ambicioso que tínhamos a frente. Fui convencido de ter que criar um blog. Devo confessar que inicialmente tinha alguma resistência, mas nada muito especial ou convincente e muito mais preconceito nem sei bem do que.
Por estimulo e insistência de várias pessoas, sem citar nomes para não cometer injustiças, timidamente iniciei minha caminhada.
Foi facílimo encontrar um nome, pois há muito procurava uma maneira de conseguir expressar meus sentimentos na área da saúde e tecnologia que em certo aspecto são pequenos delírios, que me levaram a buscar um bom nome para as minhas controvérsias, minhas dúvidas e poder escrever algumas bobagens.
Pronto o nome estava escolhido.
Controvérsias, Dúvidas e Bobagens.
Durante esta gestação tive oportunidade de expressar convicções muito antigas que imaginava morreriam comigo, sem serem ditas ou grafadas. Foram escritas, geraram controvérsias e duvidas, mas estão documentadas e acho que muitas outras virão. Em alguns momentos vejo que minha mente produz uma quantidade absurda de pensamentos e idéias, mas geralmente nestes momentos estou embaixo do chuveiro. Mas assim mesmo consigo resgatar alguma coisa, e sinto que a minha capacidade de conseguir pensar é quase um delírio infinito, que não gostaria de ver terminar.
Aprendi que escrever é diferente de falar e pensar, é preciso refletir, pensar e repensar, pois o que se escreve não se apaga jamais. A antiga borracha não pertence à era da tecnologia. Não por isso devemos nos intimidar ou deixar de escrever nossos pensamentos, sonhos, aspirações, ilusões e por que não nossos desabafos.
Sou médico, aprendi durante anos a complexidade e os segredos, alguns ainda não desvendados do ser humano como um todo, que me dá o direito de escrever os meus delírios até mesmo se eles forem simples Bobagens. Algumas bobagens de hoje serão as verdades de amanhã.
Os conselhos e orientações dos bons amigos, muitas vezes neste mundo virtual, ilustres desconhecidos, foram inesquecíveis, inestimáveis e espero continuar a recebê-los.
Durante esta pequena experiência tive o prazer e a surpresa de receber praticamente 10000 visitas. Isto me parece inacreditável.
Não sei como fui indicado para concorrer ao TOP BLOG. Agora estamos chegando na reta final. Fiquei sabendo que estou entre os 100 melhores e apesar de desconhecer o alcance e a importância deste prêmio eu já me sinto premiado.
Estou me esforçando para terminar entre os 100 primeiros, o que será a minha consagração. Acho que os grandes vencedores deverão ser aqueles que trazem algum conteúdo de informação que ajude as pessoas no dia dia especialmente na área da saúde, o que nunca foi o objetivo deste blog.
Tenho visitado blogs que trazem informações de primeiríssima qualidade numa linguagem perfeitamente accessível, informações sérias, valiosas, confiáveis e são eles que penso devam ser os 3 primeiros.
Àquelas pessoas que ainda não votaram e acham que mereço mais um estímulo é só votar logo aí ao seu lado direito. E como eu não sou e não gosto de políticos, vou retribuir esta sua decisão e repassar os meus créditos para todos que me ajudaram, e me estimularam a chegar até aqui, especialmente RMA e Pólvora, que são os responsáveis por tudo isto ter acontecido.
Independente de qual venha ser o resultado, Controvérsias, Dúvidas e Bobagens já se sente vencedor, o que pode ser controverso, poderá haver Dúvidas, mas seguramente não é Bobagem.
Muito obrigado