Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

NASA anuncia existência de água na Lua

A descoberta foi anunciada em coletiva de imprensa e publicada na revista Science. A confirmação de moléculas de água e de hidroxila a estas concentrações nos pólos lunares levanta novas questões sobre sua origem e seus efeitos - sem falar na importância simbólica do achado: apesar da presença de gelo no satélite natural da Terra já havia sido anunciada em 1998, encontrar água líquida na Lua é quase um Santo Graal para os astrônomos.
Os cientistas da NASA encontraram água na superfície da Lua, mas na verdade quando eles dizem água, querem dizer moléculas.
Apesar de não se tratar dos rios, mares e lagos que normalmente a palavra “água” pode evocar na imaginação das pessoas, a descoberta é um grande passo para a melhor compreensão da Lua e quem sabe sua futura exploração como base de lançamentos para outras regiões do Sistema Solar.
Instrumentos a bordo de três naves diferentes revelaram moléculas de água em quantidade bem maior do que o previsto – mas ainda assim, um volume bastante pequeno. Além de H2O, foram encontradas moléculas de hidroxila, compostas de um átomo de oxigênio e outro de hidrogênio.
As moléculas de água estão na superfície lunar, interagindo com a poeira e com as pedras, foram encontradas em diversas áreas da região ensolarada da Lua, e sua presença era mais forte quanto maior a latitude.
Apesar da quantidade não ser conhecida com precisão, a NASA afirma que ela não deve ser grande. Para se ter uma idéia, se uma tonelada da camada superficial da Lua fosse recolhida, haveria nela menos de um litro de água.

Imagem mostra jovem cratera lunar vista pelo instrumento Moon Mineralogy Mapper, a bordo do Chandrayaan-1 spacecraft. À esquerda, o brilho em comprimentos curtos de ondas infravermelhas. À direita, a distribuição de materiais ricos em água (azul) é mostrada o redor da cratera. Foto: ISRO/NASA/JPL-Caltech/USGS/Brown Univ

O instrumento Moon Mineralogy Mapper, ou M3, foi o primeiro a reportar o achado. Lançado no dia 22 outubro de 2008 a bordo da nave Chandrayaan-1, da agência especial indiana, ele mediu a luz refletida pela lua em infravermelho. Dividindo as cores da superfície lunar em pequenos pedaços, ele revelou detalhes da composição do solo.
Aos analisar os dados do instrumento, a equipe do M3 viu que os comprimentos de onda da luz sendo absorvida eram consistentes com o padrão de absorção de moléculas de água e hidroxila. Para confirmar as informações, a nave Cassini foi acionada. Com seu espectrômetro de mapeamento visual infravermelho, ela confirmou os dados. Outro espectrômetro, a bordo da EPOXI, também confirmou a descoberta.
Para a NASA, a presença das moléculas de água e hidroxila na superfície lunar é um fato sem margem para erros.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Imagem da semana

NASA tenta desatolar sonda em Marte

Em abril, enquanto andava de ré, a Spirit perfurou uma superfície escura, mais rígida, e ficou presa. A roda dianteira direita, visível na imagem, não funciona desde 2006 – deixando o veículo andando com as outras cinco remanescentes.

Foto tirada pela Spirit em 11 de outubro, ou seu dia marciano de número 2.052. O material brilhante à esquerda foi revirado pela roda esquerda dianteira.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Agora é a vez de Pernambuco

Eu tenho como norma, escrever os post colocados neste blog, por uma questão de definição e para que fique claro que são as minhas convicções e posições.
Excepcionalmente estive inclinado a simplesmente copiar um material para ser aqui publicado. Esta excepcionalidade ocorreu esta semana ao receber uma informação relevante de um serviço prestado, com grande alcance social por um grupo de pessoas que têm todos os méritos possíveis e imagináveis, além de lutar contra todas as dificuldades próprias de um estado que não está relacionado como um dos “grandes“ estados deste gigantesco pais.
Exatamente por isto, e para prestar uma singela homenagem a estes verdadeiros batalhadores, liderados pela Prof. Magdala de Araújo Novaes, vou transcrever a matéria exatamente como recebi, para que cada um consiga dar sua verdadeira dimensão.

NUTES adota nova marca institucional
"A marca do Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES - UFPE) está reformulada. A mudança foi necessária devido à nova fase de expansão que o NUTES atravessa, com parcerias inéditas e projetos com inserção da informática nas diferentes áreas da saúde: ensino, pesquisa, gestão e assistência à saúde.


O núcleo foi constituído em 2003 fruto do Projeto de Telemedicina no Programa de Saúde da Família do Grupo de Pesquisa de Tecnologias da Informação em Saúde (TIS) que originou a Rede de Núcleos de Telessaúde (RedeNUTES). Logo em seguida o NUTES passou a ser a sede do Grupo TIS e a desenvolver projetos em outras áreas da informática em saúde.
Nesse momento ele já se apresenta como um núcleo de referência em telessaúde e telemedicina. O programa Telessaúde Brasil, por exemplo, sob coordenação do NUTES em Pernambuco expandiu a RedeNUTES por todo o estado, levando assistência e informação e apoiando a gestão no planejamento de ações de saúde. O projeto da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), em Pernambuco, também vem se expandindo no estado com a implantação em mais 6 hospitais públicos promovendo a integração em nível de ensino e serviço. O projeto dos Institutos do CNPq aprovado em parceria com a FMUSP está pesquisando novos métodos e práticas da Telepsiquiatria em parceria com universidades brasileiras e americanas.
Entre os projetos locais, o núcleo gerencia o DiagVIDA, que objetiva desenvolver um sistema de captura e armazenamento de imagens médicas para o Hospital das Clínicas – UFPE e sua integração ao prontuário eletrônico do paciente na busca do aprimoramento das práticas de ensino e pesquisa. Além desse, o programa Brasil-EUA de intercâmbio, consórcio STAR, está abrindo caminho para alunos de medicina e informática terem uma formação de qualidade em informática médica e alinhado com as melhores práticas internacionais.
A nova marca institucional tenta condensar elementos que façam alusão a essa fase. O símbolo do NUTES se encontra mais fechado dando uma idéia de segurança e controle. “O centro da marca faz alusão a um espiral. Espiral esse representando o ‘Phi – A proporção Áurea’ que é um elemento que representa uma constante de evolução, crescimento e expansão.”, é o que afirma Juan Ropero, designer responsável pela criação.
Além da arte gráfica, a escrita do nome do NUTES também foi modificada para atender as regras gramáticas da língua portuguesa. O termo telessaúde no nome do núcleo agora é escrito com dois “s” e não com um como era anteriormente. A nova simbologia pretende também melhorar o entendimento do público que o NUTES e o projeto RedeNUTES são partes diferentes, mas não excludentes.
Ainda que a antiga marca já estivesse consolidada como símbolo do NUTES, a mudança traz ares de renovação necessários para seguir em frente. Renovação sim, mas com a mesma dedicação de um núcleo universitário ao ensino, pesquisa e desenvolvimento das tecnologias da informação e das comunicações (TIC) aplicadas à saúde.
[NUTES, 12/11/2009]"
É sabido que toda logomarca carrega consigo sinais indeléveis das pessoas que cuidam de si e nestas entrelinhas estão as características marcante da Prof. Magdala, que vou deixar para cada um de vocês identificarem, exatamente como se fosse um caça palavras.
Parabéns Magdala, você merece o sucesso que está alcançando.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Imagem da semana

Nasa divulga primeiras fotos feitas pelo Hubble após reforma

A galáxia espiral com barra NGC 6217. Foto: HST/Nasa-ESA


Jatos de gás e poeira em forma de borboleta. Foto: HST/Nasa-ESA

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

PEP 2009

O PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) é um evento bianual que este ano foi realizado nos dias 04 - 06 de Novembro e teve como tema central ”A Saúde conectada através do Registro Eletrônico em Saúde: sonho ou necessidade?”. Profissionais de informática, médicos, enfermeiros e gestores estiveram presentes neste importante evento realizado no Instituto de Ensino e Pesquisas do Hospital Sírio Libanês, na cidade de São Paulo.
O evento deste ano representou um grande diferencial em relação aos anteriores e foi um marco para o setor da Tecnologia da Informação em Saúde no Brasil; foram discutidas questões como a unificação de padrões, com envolvimento de autoridades governamentais do Ministério da Saúde, ANVISA, ABNT, CFM, DATASUS e DEGETS que mostraram projetos como o RES, Normas e Padrões, Questões Éticas, Educacionais e de Telessaúde.
Ficou claro a preocupação e o envolvimento destas questões no âmbito governamental e em conversa informal com estes representantes, me foi dito que estes projetos seguramente chegarão ao final, claro que num tempo não muito curto, mas não serão interrompidos, pois são projetos que visam o progresso da TI em saúde, e por isso são “suprapartidários”.
Quero aproveitar este momento para transcrever uma singela e despretensiosa matéria, porém de grande significado e respeito, como seu próprio autor Prof. Renato Sabbatini.
“Pessoal, para celebrar a realização do nosso congresso PEP 2009: Prontuário Eletrônico do Paciente, fiquei imaginando qual é a origem dessa curiosa palavra, aparentemente existente apenas em português. Pacientemente fiz uma busca, e deparei com as definições abaixo.
O termo “prontuário” é um substantivo masculino que tem a sua origem no latim 'promptuarium'. A palavra designa, no texto acima, a ficha com antecedentes e informações importantes sobre determinada pessoa ou sobre algo, como um prontuário médico, policial, etc..
> Definição do “iDicionário Aulete”: (pron.tu:á.ri:o) Doc. Substantivo masculino.
1. Fichário ou ficha que contém informações e antecedentes importantes a respeito de alguém ou de algo (prontuário médico; prontuário policial)
2. Bras. Fig. O conjunto dessas informações
3. Lus. Publicação que contém uma matéria resumida, de modo a se encontrar prontamente o que se quer saber; manual
4. Lugar onde se guardam ou arquivam coisas importantes de que se pode fazer uso a qualquer momento
[F.: Do lat. promptuarium.]Subst.: promptŭārĭum , ĭi, n., armário ou aposento de guardar coisas (armarium promptuarium), repositório com coisas prontas para usar. Origem: promptus: pronto, preparado, particípio passado de promo, que significa trazer à luz. Portanto, tem a mesma origem das palavras promover, promoção, pronto, aprontar.
NT: Existe o termo em inglês: promptuary (pouco usado, não no sentido do português: é o nome dado para uma espécie de ábaco usado para multiplicações - Ossos de Napier). No espanhol e no português de Portugal, "promptuário" também segue a definição do latim medieval, de prontuário no sentido de um vocabulário, relação de leis, manual (exs:
Promptuarium Alchemiae, Promptuário das Leis Civis)”.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Uma Obra de arte

Envolvido que estou no PEP 2009, absolutamente sem tempo para escrever, para não passar em branco, excepcionalmente, deixo uma obra de arte.
PEP = Prontuário Eletrônico do Paciente; vamos assistir a construção de um Paciente.
Clique aqui e veja como é possível construir um ser humano de "dentro para fora".

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Imagem da semana


Imagens de Marte em fotos tiradas pela câmera HiRISE, a bordo da Mars Reconnaissance Orbiter. Acredita-se que sejam feitas por pequenas vórtices de vento aquecido pela superfície, que também são bastante comuns em áreas secas e desérticas do planeta Terra.
Image Credit: NASA, HiRISE, MRO, LPL (U. Arizona)