Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Novamente a Tecnologia - Corrigindo o Estadão!

Matéria publicada na edição de 13 de agosto (“Cirurgia cardíaca dura 51 h”) (http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080813/not_imp222713,0.php) possivelmente por falta de revisão de alguém que entenda do assunto, transmitiu a idéia de que uma determinada cirurgia cardíaca tenha durado 51 horas.Na verdade o que aconteceu é que o paciente é portador de uma Coagulopatia, que é uma doença hematológica que dificulta a coagulação do sangue. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Coagulopatia) Por conseqüência qualquer que fosse a cirurgia, ela apresentaria a mesma intercorrência, com duração das mesmas 51 horas, pois o que desencadeou a doença foi a incisão cirúrgica, que aconteceria em qualquer tipo de intervenção cirúrgica independente do seu porte.A notícia é importante e realmente mereceria ser publicada, pois 51 horas de cirurgia não é coisa de todo dia. Mais relevante ainda seria comentar a evolução da tecnologia aplicada à medicina, que é quem possibilitou um ato cirúrgico tão prolongado, sendo que o paciente teve rápida recuperação, sem conseqüências maiores. Não faz muito tempo 5 horas de cirurgia, ou melhor, de anestesia, já era um tempo prolongado, 51 horas era um tempo impensável.
Estava aguardando a evolução do caso, mas “perdi”a notícia e somente hoje fiquei sabendo que o paciente morreu 60 dias após a cirurgia (http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid250838,0.htm) e apenas no último parágrafo desta última matéria (escrita pelo mesmo autor) é que se faz uma sutil referência à doença primária do paciente.
Até mais.

Nenhum comentário: