Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

A tecnologia espacial aplicada às ciências médicas

São inúmeros os benefícios da exploração espacial aplicados à medicina, como por exemplo:
1 - O desenvolvimento das telecomunicações sem fios e os esforços de miniaturização tem preservado a vida de milhares de pessoas que se beneficiaram em particular com as cirurgias e a indústria das próteses.
2 - A medição automática da pressão sanguínea, proveniente do programa de vôos tripulados Mercury, nos anos 60.
3 - Regras para a concepção de cadeiras ergonômicas dos nossos escritórios foram parcialmente baseadas em investigações sobre o efeito da micro-gravidade nos humanos a bordo da estação Skylab, nos anos 70.
4 - Sistemas de imagem de alta velocidade para a monitorização do coração em pacientes mais sensíveis à radiação, como bebês, crianças e grávidas, desenvolvidas para utilização em astronautas, que são vítimas de grandes doses de radiação durante as viagens espaciais.
5 - Sistemas de estimulação de músculos utilizados em pacientes com doenças neuromusculares e com lesões medulares, desenvolvidos para minimizar os efeitos da ausência de peso na massa muscular de astronautas.
6 - Desfibriladores automáticos e implantáveis no paciente de forma a reagir, em tempo real, a potenciais arritmias cardíacas, por um sistema desenvolvido para corresponder aos efeitos da deslocação de fluidos dentro dos corpos de astronautas e que causa problemas cardíacos que se podem tornar num problema muito grave, sobretudo se atendermos à impossibilidade de intervenção de um especialista quando estão em causa vôos espaciais.
7 - A radiação que incide sobre os astronautas obrigou o desenvolvimento de técnicas com aplicações na dermatologia, cosmetodologia, que a cada dia tem novas indicações.
8 - Um laser originalmente desenvolvido para a monitorização da camada de ozônio terrestre, poderia ter ajudado a criar um revolucionário método de desobstrução de vasos sanguíneos, que substituiu técnicas mais agressivas.
9 - Os moldes hoje utilizados para a produção de próteses são idênticos aos utilizados como isolantes do depósito externo do vaivém espacial americano devido sua resistência a temperaturas extremas, leveza, robustez, preço reduzido e facilidade de armazenamento.
10 - Ou ainda, que os aparelhos utilizados por muitos de nós para corrigir problemas de formação ou deformação, com os nossos dentes, são constituídos por um material chamado nitinol, concebido durante os anos da corrida ao espaço para suportar satélites durante o seu lançamento e que possui a capacidade mágica de voltar à sua forma inicial mesmo após as contorções mais incríveis.
A indústria espacial pode ter ajudado, ainda que indiretamente, a salvar a vida de inúmeras pessoas com problemas cardíacos por todo o mundo, através dos sistemas de telemetria que foram desenvolvidos inicialmente para a operação de satélites em órbita e sondas interplanetárias, e que permitem hoje a ligação entre o exterior e o interior do corpo do paciente e a monitorização do seu estado de saúde sem uso de qualquer fio.
Para além das aplicações que a tecnologia espacial tem na proteção e melhoramento dos cuidados médicos do indivíduo, muitas outras áreas tiveram benefícios, e outros terão no futuro, de uma ligação próxima entre a exigência extrema das agências espaciais e as diferentes áreas da ciência e tecnologia, dada as enormes potencialidades ainda por explorar, especialmente a robótica, inclusive experiências de tecnologia médica avançada, incluindo telecirurgia, a baciloscopia e ajuda aos atletas paraolímpicos.
A manutenção da chama Olímpica na falta de oxigênio e a baixa temperatura foram as principais dificuldades para acender e manter acesa a tocha no topo do monte Everest de 8.844,43 metros, o que foi possível graças a tecnologia espacial chinesa.
Os Jogos Olímpicos de Pequim foram mais uma exuberante demonstração do apoio da tecnologia espacial no desempenho esportivo do ser humano.
O método de angioplastia por laser, aqui referido como revolucionário, surge como alternativa a outro modo de desobstrução de artérias no qual a tecnologia teve um papel decisivo.
Com a assistência de um sensor de radiação utilizado em missões como a Meteosat-3 ou o telescópio espacial Hubble, é possível medir com grande precisão a dose de radiação recebida pelo paciente, de forma a que um tratamento eficaz seja compatível com níveis de radiação limitados.
A ISS é o Espaço no caminho do futuro e a perda de importância da exploração espacial no subconsciente das pessoas, embora não de todo no seu dia-a-dia, tem diversas origens.
É natural que a repetição de imagens sobre o espaço desde há mais de 50 anos ajude à banalização das viagens espaciais, e da observação do Universo, na perspectiva do cidadão comum, mas isto não é nada que não aconteça com qualquer série televisiva!
O Universo sempre foi, é, e será uma fonte de inspiração para o Homem, não só porque evoca questões filosóficas existenciais como de onde vem o mundo? Porque estamos aqui? Qual é o nosso destino e o do mundo? Será que estamos sozinhos?
Também nos envolve num processo infinito de descoberta, maravilhando-nos continuamente. Na verdade, não é nada difícil encontrar centenas de imagens na Internet, neste preciso momento, que nos mostrem fenômenos novos, diferentes ou inexplicáveis para os cientistas, sendo que devemos ter em mente que:
A Ciência é uma atividade que produz resultados a longo prazo, não exprime valor moral das coisas, e possivelmente a Terra está no centro do Universo.

2 comentários:

Danilo disse...

Danilo disse...
Oláa,eu so o Danilo, tenho 13 anos, também sou blogueiro e gostei muito do seu blog!
Já estou sendo seguidor!
Siga o meu também!
http://30trena.blogspot.com
Bjos!
Obrigado!
Fica Com Deus!

wendell disse...

que blog irado cara o seu blog e 10 gostei de mais continua assim eu tb sou blogueiro e amei seu blog ja estou seguindo