Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

A comida de Deus e o fundo do mar

Para aqueles que leram o post que escrevi sobre a A máquina humana e a comida de Deus, especialmente aos mais céticos, uma nova notícia vem aumentar as minhas convicções que o alimento que o ser humano deverá adotar no futuro está efetivamente mo fundo do mar.

Robô visita ponto mais profundo do mar

Nereus (em amarelo) é içada do mar: visita a águas profundas.

Uma embarcação robô, chamada Nereus obteve sucesso em visitar o ponto mais profundo do oceano Pacífico.
Ela desceu à profundidade de 10,9 mil metros no Abismo Challenger, nas Fossas Marianas, uma depresão no oeste do Pacífico, o ponto em que a crosta terreste é mais baixa em todo o globo.
Conduzido pelo Hole Woods Oceanographic Institution, o projeto que levou Nereus até o fundo do mar visava analisar as características da água, solo, vegetação e vida na profundeza mais remota do oceano. Entre as espécies recolhidas pelo robô está um novo tipo de pepino, pouco conhecido pelos biólogos.
O projeto do instituto oceanográfico foi apoiado pela Universidade do Havaí que incluiu ferramentas tecnológicas na embarcação, como aplicações que permitem a Nereus tomar decisões sozinhas e encontrar os melhores caminhos para cumprir uma missão pré-determinada. No caso da visita às Fossas Marianas, Nereus esteve o tempo todo ligado a uma embarcação na superfície por vários quilômetros de fibra óptica. A conexão permitia controlar remotamente a embarcação submarina e se eventualmente os cabos se rompessem ou a embarcação na superfície afundasse, por exemplo, o robô possui inteligência para perceber o acidente e retornar sozinho à superfície.
De acordo com o instituto oceanográfico, a embarcação será usada em missões científicas em águas profundas em diferentes pontos do mundo, em busca entre outros de alimentos desconhecidos.
Clique aqui e veja o Nereus slideshow


Nenhum comentário: