Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Universidade do futuro, Google + NASA

O Google anunciou que vai criar em parceria com a NASA uma universidade para preparar futuros líderes e cientistas para que identifiquem os grandes desafios da humanidade numa época em que as máquinas se tornarão mais inteligentes do que o próprio homem, segundo notícia publicada na edição on-line do jornal britânico Financial Times.
A Universidade estará localizada no Ames Research Center, da Nasa, no Vale do Silício, Califórnia, berço mundial da alta tecnologia, deverá ser inaugurada no segundo semestre de 2009, e receberá o nome de Universidade da Singularidade, inspirada no nome do livro “The Singularity is Near”, ("A singularidade está próxima", em tradução livre), no qual sugere que os avanços exponenciais em tecnologia modificarão a vida humana até limites nunca antes imaginados, escrito por Raymond Kurzweil, e publicado em 2005.
Os fundadores do centro de ensino, os especialistas Raymond Kurzweil e Peter Diamandis, anunciaram a criação da faculdade privada, instalada a poucos quilômetros da sede do Google e de outras gigantes do setor., e vai oferecer cursos de biotecnologia, nanotecnologia e inteligência artificial. A universidade informou que o novo centro de estudos conta com diversos doadores e empresas de renome, que financiaram ao projeto, mas não forneceu seus nomes, além da Nasa e do site de buscas Google, que contribuiu com US$ 1 milhão. A universidade terá como molde a Universidade Espacial Internacional , localizada em Estrasburgo, na França, uma escola interdisciplinar e multicultural criada em 1987.
Nos anos 80, o inventor e filósofo norte-americano Ray Kurzwell abriu mão de seu trabalho como cientista da computação para se dedicar às previsões a respeito do futuro da tecnologia. Desde então, Kurzwell tem suas ideias publicadas e discutidas pela mídia especializada.
Kurzwell também é conhecido por sua controvertida teoria de que, um dia, os computadores chegarão a acumular tanto poder que dominarão o mundo. Por outro lado Peter Diamandis, é um empresário espacial e presidente da X Prize Foundation, uma ONG que organiza anualmente concursos em diferentes áreas para premiar avanços que contribuam ao bem da humanidade.
Kurzweil diz que a universidade está sendo criada próxima a um momento de avanço radical da tecnologia. "Estamos chegando no ponto mais alto da curva", afirmou ao jornal britânico. "E não só eletrônicos e computadores. Trata-se de qualquer tecnologia por meio da qual podemos medir o conteúdo de informação, como a genética", frisou. Kurzweil, ainda prevê a fusão entre TI e inteligência biológica e cujas teses fizeram dele uma figura controversa no círculo acadêmico, que afirma que antes de meados deste século a inteligência artificial irá ultrapassará a dos seres humanos, dando início a uma nova era da civilização.
Os adeptos da tese dizem que durante esse período as máquinas serão capazes de desenvolverem a si próprias, usando inteligência artificial e que, mais espertas do que os computadores, irão resolver problemas humanos, incluindo escassez energética, alterações climáticas e a fome. O Google e Nasa demonstraram bastante concordância com os pontos de vista de Kurzweil.
Referindo-se ao novo centro de estudos Vint Cerf, um dos pais da rede e atual "chefe de evangelização da internet" no Google, disse "Os desafios de nosso planeta são profundos, precisamos dos melhores corações e mentes trabalhando juntos por uma causa única". Denise Vardakas, porta-voz da Universidade da Singularidade, disse à Agência Efe que, nas primeiras horas, após a abertura do centro ter sido anunciada, foram recebidas "mais de 50 solicitações de estudantes de todo o mundo interessados em fazer nossos cursos" e o site da universidade saiu do ar por causa do excesso de visitantes.
No entanto, somente 30 terão o privilégio de assistir ao programa que começará no segundo semestre, embora Vardakas tenha assegurado que, no futuro, espera-se receber até 120 estudantes. Inicialmente, a Universidade da Singularidade oferecerá um curso anual de nove semanas de duração "voltado aos melhores estudantes de graduação e pós-graduação de todo o mundo", mas não especificou como a seleção será feita. Entre as matérias que os alunos farão estão incluídas biotecnologia e bioinformática, nanotecnologia, robótica, inteligência artificial, computação cognitiva, ciências físicas e espaciais, assim como direito, finanças, política e ética. Além disso, a universidade oferecerá cursos mais curtos de três e dez dias dirigidos a diretores e executivos, que ajudarão eles a "determinar como estas tecnologias podem transformar suas empresas dentro de cinco ou dez anos". Mas, além de competitivo, o acesso à universidade não é barato. O programa principal de nove semanas custará para cada aluno US$ 25 mil e ainda não está claro o preço dos cursos para executivos de três e dez dias de duração.
No entanto, muitos críticos classificam a "singularidade" como uma teoria perigosa. Alguns, inclusive, acreditam que uma inteligência artificial maliciosa poderia aniquilar a raça humana.
O que você pensa disto?

Nenhum comentário: