Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Os benefícios da tecnologia espacial

Muito tem se comentado nestes poucos mais de 50 anos de existência da NASA, do real valor de seus investimentos na vida do dia a dia do cidadão comum.
Os benefícios da tecnologia espacial podem ser medidos através do efeito direto no bem estar do cidadão comum ou através dos efeitos de melhoramento das tecnologias existentes na Terra para diversos fins. Desde a diminuição da nossa dependência dos combustíveis fósseis, até a tele-operação de estações de tratamento de água e de máquinas para a extração de minérios, a tecnologia espacial tem permitido melhorar o nosso mundo.
O monitoramento das condições climática e a observação do planeta como um todo, com diversas finalidades, também estão em franca evolução.

Imagem de incêndio no estado da California (USA) no último verão do hemisfério norte

Os programas atuais das agências espaciais têm um ponto com especial consideração, e dedicando esforços para o estabelecimento de programas de transferência de tecnologia com o objetivo de reforçar a ligação entre a indústria espacial e as indústrias mais “terrenas”.
Para que o assunto não fique muito técnico, vamos apenas enumerar os principais itens em questão:
Tratamento e reciclagem de água. Telefonia móvel, a ocupação do espectro eletromagnético e o melhor entendimento do Universo. Desenvolvimento de satélites com inúmeras utilidades distintas. Consagração do o GPS (Global Positioning System), que utiliza uma rede de 24 satélites.
Energia solar como fonte de produção de energia alternativa.

Redução de tamanho e peso de materiais e componentes para a Engenharia Civil.
Controle e automação de processos e tomada de decisões e desenvolvimento da inteligência artificial.
O ultratecnológico LZR Racer, desenvolvido em conjunto com a Speedo, recentemente utilizada nas Olimpíadas de Pequim com grande sucesso, é fruto de variação na pesquisa das roupas usadas pelos astronautas, que precisam ter o menor nível de atrito possível. Seu slogan é “a natação entra na era espacial”. com o LZR Racer (a sigla é uma alusão à palavra laser).

Coincidentemente, a Discovery STS-119 estará chegando de sua viagem de 13 dias à International Space Station, amanhã, sábado 28/03 às 3:27 p.m. EDT. Aqui você pode confirmar o horário e se quiser ver a chegada ao vivo é só clicar aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

GOSTOSO PRA CARALHO!

Mari disse...

Muito bom esse post. Me esclareceu muito a importância das tecnologias espaciais em nossas vidas! Parabéns :)

Anônimo disse...

muito bom, me ajudou muito no meu trabalho