Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Novamente o Google e a Medicina

Não satisfeito com o grande avanço desencadeado no Google Health, agora chegou a vez do Google Earth “intrometer se” na medicina.
A funcionalidade Google maps consegue traçar rotas, localizar o prestador de serviço como farmácias, clínicas e hospitais, entre outros e tanto melhor quanto maior a cidade, sendo que São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília têm serviços muito bons. Como a linguagem de programação dos mapas é aberta o sistema permite que sejam criados mapas sobre mapas, imagens e outras formas de sinalização. O sistema é tão incrivelmente aberto que um cidadão britânico desenhou um pênis gigante no telhado da sua casa para “aparecer” no Google Earth.
Se quiser conferir a ultima versão clique aqui.
Você poderá encontrar algumas apresentações ou camadas, com temas agrupados e de interesse, como por exemplo, a possível evolução da temperatura terrestre em suas diversas regiões, de acordo com o efeito estufa.
De que forma a medicina poderá se beneficiar dessa tecnologia?
Existe um número enorme de iniciativas bastante interessantes, a saber:
A - Universidade de Joinville (Univille) está fazendo um estudo epidemiológico sobre acidente vascular cerebral e anotando o local da residência do paciente no Google Maps. A conseqüência é a visão do agrupamento de pontos no mapa o que permite visualizar a densidade de casos por região ou bairro da cidade.
B - O endereço leva ao redor de uma clínica, localizando pontos de alimentação agrupados com escore de qualidade.
C - Se você estiver interessado em ajudar a construir um mapa mundial de zonas endêmicas de malária deve ler o trabalho de Simon I. Hay e Robert W. Snow e depois buscar o artigo que detalha como é possível criar este tipo de mapa.
D - Se por outro lado você estiver interessado em um mapa de alerta para doenças transmissíveis e epidêmicas, verá que é possível acompanhar as doenças transmissíveis relatadas nos últimos 30 dias, em todos os países do mundo.
E - Para aproveitar a tecnologia desenvolvida para o Google Earth você pode encontrar a mesma tecnologia 3D desenvolvida para o prontuário eletrônico médico.
F - Aqueles que estão preocupados com a portabilidade poderão perceber que a preocupação já está trazendo frutos, pois a aplicação está se preparando para os Smartphones, Twitter, Facebook, diHITT e tudo mais que forem móvel e ágil.
Portanto mais uma vez reafirmo que o Google e seus concorrentes não estão entrando na saúde para brincar ou espiar, mas para ficar, e para isto estão desenvolvendo funcionalidades que são necessárias e almejadas pelos profissionais da área da saúde e também porque estão assessorados por profissionais competentes de grandes Instituições de saúde dos Estados Unidos.
Não acho que esta mistura possa dar errado.

Nenhum comentário: