Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Agora é a vez de Pernambuco

Eu tenho como norma, escrever os post colocados neste blog, por uma questão de definição e para que fique claro que são as minhas convicções e posições.
Excepcionalmente estive inclinado a simplesmente copiar um material para ser aqui publicado. Esta excepcionalidade ocorreu esta semana ao receber uma informação relevante de um serviço prestado, com grande alcance social por um grupo de pessoas que têm todos os méritos possíveis e imagináveis, além de lutar contra todas as dificuldades próprias de um estado que não está relacionado como um dos “grandes“ estados deste gigantesco pais.
Exatamente por isto, e para prestar uma singela homenagem a estes verdadeiros batalhadores, liderados pela Prof. Magdala de Araújo Novaes, vou transcrever a matéria exatamente como recebi, para que cada um consiga dar sua verdadeira dimensão.

NUTES adota nova marca institucional
"A marca do Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES - UFPE) está reformulada. A mudança foi necessária devido à nova fase de expansão que o NUTES atravessa, com parcerias inéditas e projetos com inserção da informática nas diferentes áreas da saúde: ensino, pesquisa, gestão e assistência à saúde.


O núcleo foi constituído em 2003 fruto do Projeto de Telemedicina no Programa de Saúde da Família do Grupo de Pesquisa de Tecnologias da Informação em Saúde (TIS) que originou a Rede de Núcleos de Telessaúde (RedeNUTES). Logo em seguida o NUTES passou a ser a sede do Grupo TIS e a desenvolver projetos em outras áreas da informática em saúde.
Nesse momento ele já se apresenta como um núcleo de referência em telessaúde e telemedicina. O programa Telessaúde Brasil, por exemplo, sob coordenação do NUTES em Pernambuco expandiu a RedeNUTES por todo o estado, levando assistência e informação e apoiando a gestão no planejamento de ações de saúde. O projeto da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), em Pernambuco, também vem se expandindo no estado com a implantação em mais 6 hospitais públicos promovendo a integração em nível de ensino e serviço. O projeto dos Institutos do CNPq aprovado em parceria com a FMUSP está pesquisando novos métodos e práticas da Telepsiquiatria em parceria com universidades brasileiras e americanas.
Entre os projetos locais, o núcleo gerencia o DiagVIDA, que objetiva desenvolver um sistema de captura e armazenamento de imagens médicas para o Hospital das Clínicas – UFPE e sua integração ao prontuário eletrônico do paciente na busca do aprimoramento das práticas de ensino e pesquisa. Além desse, o programa Brasil-EUA de intercâmbio, consórcio STAR, está abrindo caminho para alunos de medicina e informática terem uma formação de qualidade em informática médica e alinhado com as melhores práticas internacionais.
A nova marca institucional tenta condensar elementos que façam alusão a essa fase. O símbolo do NUTES se encontra mais fechado dando uma idéia de segurança e controle. “O centro da marca faz alusão a um espiral. Espiral esse representando o ‘Phi – A proporção Áurea’ que é um elemento que representa uma constante de evolução, crescimento e expansão.”, é o que afirma Juan Ropero, designer responsável pela criação.
Além da arte gráfica, a escrita do nome do NUTES também foi modificada para atender as regras gramáticas da língua portuguesa. O termo telessaúde no nome do núcleo agora é escrito com dois “s” e não com um como era anteriormente. A nova simbologia pretende também melhorar o entendimento do público que o NUTES e o projeto RedeNUTES são partes diferentes, mas não excludentes.
Ainda que a antiga marca já estivesse consolidada como símbolo do NUTES, a mudança traz ares de renovação necessários para seguir em frente. Renovação sim, mas com a mesma dedicação de um núcleo universitário ao ensino, pesquisa e desenvolvimento das tecnologias da informação e das comunicações (TIC) aplicadas à saúde.
[NUTES, 12/11/2009]"
É sabido que toda logomarca carrega consigo sinais indeléveis das pessoas que cuidam de si e nestas entrelinhas estão as características marcante da Prof. Magdala, que vou deixar para cada um de vocês identificarem, exatamente como se fosse um caça palavras.
Parabéns Magdala, você merece o sucesso que está alcançando.

Nenhum comentário: