Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Rhea emergindo de Titan



Esta imagem foi adquirida pela sonda Cassini em 27 de outubro de 2009 e mostra Rhea emergindo de Titan, que está cerca de 1 milhão de quilômetros da Cassini e Rhea cerca de 2,3 milhões de quilômetros.

O Projeto Cassini lançou a sonda de mesmo nome em Outubro de 1997 com destino a Saturno para estudar toda a complexidade de anéis e luas em torno deste até então desconhecido planeta, lá chegando em 2004.
Com destino à Saturno Cassini foi lançada juntamente com a sonda da Agência Espacial Europeia Huygens, e equipada com inúmeros instrumentos inclusive sofisticadas câmaras fotográficas para documentar suas luas e anéis.
Se a missão Cassini por qualquer motivo terminasse agora já poderíamos considerar como um feito gigantesco, tamanha a quantidade de informações, fotos e analises transmitidas para os laboratórios da California Institute of Technology. Muito deste material já está disponível para consulta nos links anotados.
Uma das mais notáveis descobertas fazendo referencia a presença de oxigênio e gás carbônico na superfície de Rhea foi publicada na Revista Science de Novembro de 2010
Cassini completou a sua missão inicial de quatro anos para explorar o sistema de Saturno em Junho de 2008 e a primeira missão estendida, chamado de Cassini Equinox Missão, completou em setembro de 2010. Agora, a nave espacial deverá procurar excitantes novas descobertas em uma segunda missão estendida chamada de Missão Cassini Solstice.
A extensão da missão, que vai até setembro de 2017, é nomeada como solstício de verão saturniano ocorrendo em maio de 2017. O solstício de verão do hemisfério norte marca o início do verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul. Desde que a Cassini chegou a Saturno logo após o solstício de inverno do planeta, a prorrogação permitirá o primeiro estudo de um período sazonal completo.
Cassini tem como principais alvos o estudo das luas Titan e Enceladus, bem como algumas das outras luas geladas de Saturno. No final da missão, a Cassini ainda fará estudos mais proximos do planeta e de seus anéis.
Crédito de imagem: NASA / JPL / Space Science Institute.

Nenhum comentário: