Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Grãos de areia como jamais foram vistos

 Foto Gary Greenberg
 O professor Gary Greenberg, diretor do Laboratório de Microscopia e Microanálise do Instituto de Astronomia na Universidade do Havaí (EUA), fotografa grãos de areia e amplia as imagens mais de 250 vezes, revelando estruturas de formatos inusitados e cores vivas.
Greenberg, que fotografa grãos de areia há dez anos, é originalmente fotógrafo e cineasta, mas mudou-se de Los Angeles para Londres na década de 1970 com o objetivo de tornar-se doutor em pesquisa biomédica pela London's Global University em Londres.
Greenberg afirma que fotografar os grãos é uma tarefa complicada, já que os microscópios especiais que ele utiliza produzem imagens tridimensionais, mas têm pouca profundidade de campo, dificultando a obtenção do foco.
Esta limitação é superada fotografando uma série de imagens tomadas com focos distintos. Para produzir uma imagem totalmente em foco, um programa de computador analisa cada imagem captada na série, seleciona as que estão bem focadas e descarta as demais, conta o professor.
O especialista diz que os grãos trazem consigo histórias sobre a geologia, a biologia e a ecologia da região de onde se originam.
Uma amostra deste belo trabalho pode ser visto em sua galeria clicando aqui.
Fonte: BBC

Nenhum comentário: