Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Biometria é pouco

A biometria se baseia na idéia de que alguns traços físicos são exclusivos de cada ser humano. A partir deste pressuposto, os equipamentos atuam no sentido de capturar amostras por meio da íris, retina, dedo, rosto, veias da mão, voz e até odores do corpo. Essas amostras são transformadas em um padrão, que poderá ser comparado para futuras identificações.
Até certo tempo não muito distante a biometria era vista como uma boa solução para a identificação das pessoas ou até mesmo para substituir códigos para evitar a costumeira empresta de senhas.
Uma das gigantes na fabricação de notebooks saiu na frente com uma linha em que o fato de ligar a máquina não significava que ela estava pronta para uso, pois ela estaria solicitando a biometria de seu proprietário para abrir o sistema operacional. É evidente que era possível cadastrar mais de uma pessoa para o uso da máquina.
Porém uma destas máquinas foi furtada e juntamente com ela o dedo indicador direito de seu dono. O passo seguinte foi desenvolver a termo-biometria, pois o dedo do ser humano tem temperatura em torno de 37ºC o que não acontece quando ele é amputado. Entretanto não é impossível que os nossos geniais bandidos desenvolvam um dispositivo para aquecer o dedo.
Assim sendo parece que o velho cadeado e corrente continua sendo um método eficiente, porém dizem as estatísticas que a maioria absoluta das invasões de arquivos estratégicos e/ou confidenciais acontecem dentro das próprias empresas, e nestes casos também a biometria pode ser uma excelente alternativa de segurança, já que permite que o acesso a um computador ou mesmo a um departamento da empresa seja feito apenas pelas pessoas devidamente autorizadas.
Recentemente de uso da anatomia das veias das mãos, chamada de biometria vascular, já está sendo aplicada em países como Japão, EUA e França, vem mostrando, mais precisão e segurança na autenticação do usuário em relação a outros sistemas como a digital (dedos)
É fato que cada ser humano tem um padrão único de veias e o fato dessa estrutura estar dentro do corpo, dificulta a fraude. Estudo realizado pelo IBG (International Biometric Group) prevê um movimento de US$ 9, 37 bilhões em biometria até o ano de 2014.
No Japão, desenvolve se um protótipo de leitor biométrico das veias do dedo para que o usuário possa dar partida em seu carro, além de pesquisas para que o equipamento, batizado de Finger Vein Reader, já é aplicado em ATMs e em soluções de controle de acesso a cofres e substituição de cartão de ponto.
A higiene foi apontada como uma das vantagens da biometria vascular, uma vez que a identificação é feita sem nenhum contato físico do usuário pois sua mão fica a cerca de 3 cm do aparelho e o padrão de veias é detectado através de raios infravermelhos. A partir daí, o sistema gera um template, que é gravado em um cartão ou em um banco de dados, sem qualquer tipo de constrangimento para o usuário.
Ainda seguindo essa linha de dar segurança e facilitar a vida do usuário e das instituições que buscam proteção contra fraudes um smart card que combina os recursos da biometria com a certificação digital será bem vindo, porém co todas as restrições do custo não só da leitora do cartão associado a biometria, que gira em torno de us$ 300,00-400,00, sem contar com o significativo aumento do custo da confecção do cartão contendo as informações biométricas para comparação.
No aspecto prático esta associação de certificação digital com biometria sem dúvida traria uma maior segurança para qualquer sistema que viesse adotá-la, entretanto a um custo muito elevado, o que no momento não se apresenta como uma solução viável e de massa.
O gestor de TI de renomada instituição hospitalar disse: “Certificação é uma meta do projeto de Prontuário Eletrônico, que concluímos recentemente. Embora não tenha uma data certa para iniciá-lo, o uso do Prontuário Eletrônico só tem sentido com a certificação digital”, destaca Klaiton Luís Ferretti Simão, gerente de Tecnologia da Informação do Hospital Samaritano. Simão explica que um dos objetivos é utilizar a biometria ao invés do cartão para autenticação da assinatura. “Estamos avaliando se a biometria é considerada válida pelo conselho Federal de Medicina antes de buscarmos pela solução de mercado”.
Evidentemente esta afirmação é um equívoco, pois em nenhum momento foi cogitada por qualquer órgão normativo, a substituição da certificação pela biometria.
Por outro lado aeroportos britânicos estão testando scan facial de passageiros para o controle de acesso de pessoas nos mais diversos ambientes e situações.
Não devemos nos esquecer que a biometria pode ser aplicada nos mais variados dispositivos, desde o mais elaborado sistema de automação até uma simples fechadura eletrônica, sendo que esta descarta a necessidade de chaves, possibilita também o controle de ponto de funcionários nas empresas, substituindo cartões, crachás ou senhas, e dificulta ou impede o acesso de pessoas não autorizadas a locais específicos. Integrada a sistemas de automação, pode ser utilizada para abrir uma porta, ligar o som ambiente, o ar-condicionado ou as luzes, fazer uma ligação ou mesmo enviar um e-mail para uma central de monitoramento, notificando um assalto.
Será que devemos pensar que toda esta evolução foi impulsionada pelas mentes doentias dos nossos ladrões?

Um comentário:

Jorge Purgly disse...

Caro Leonardo, interessante o seu blog pois aborda assuntos de certa maneira tambem citados nos meus.
Gostaria de te pedir para divulgar o texto abaixo para a sua rede de relacionamentos. Um abraço, Jorge
Oi!
Voce me ajuda a divulgar o e-mail abaixo para a sua rede de relacionamentos?
Muito obrigado,
Jorge


---------- Forwarded message ----------

Date: 2009/12/6
Subject: Novos assuntos para os blogs a pedido dos leitores.



Atendendo a pedidos dos leitores os meus blogs passam a ter redação em portugues.

Seguem abaixo os endereços e as palavras-chave que resumem os principais assuntos de tema de abordagem de cada blog.

Estou me empenhando para trazer ao querido leitor conteúdo relevante, atualizado e divertido.

Além dos blogs, atendo sempre que posso com terapia floral em Balneário Camboriú no Jardim Kailash

http://www.jardimkailash.com.br

Peço, por favor para voce divulgar para a sua rede de relacionamentos.

Muito obrigado,

Jorge
http://xeesm.com/JorgePurgly


http://purgly.blogspot.com

Rio, Rio de Janeiro, 2016, Carnaval, Turismo, Ecologia, Olympic Games, Olimpíada, Jogos Olímpicos, Praia de Copacabana, Morar Bem, Viver Bem, Hotel, Hospedagem, Hungria, Descendentes de Húngaros no Brasil, Blumenau, Santa Catarina, Balneário Camboriú, Sites Sociais, Viagem, Lazer, Comer com saúde, Dr. Bach, Al-Biruni, Al-Kindi, Dr. Fajardo, Dr. Francisco Fajardo, CELE, Balneário, Piçarras, Gaspar, SC, Esperanto, Empregabilidade, Fonte de renda passiva, Novos desafios, Novo emprego.




http://konektigi.blogspot.com

Conectivity,Conectividade,RFID,Eletrônica,Alimento,Farmaceutica,Health,Care,Cuidados,Saude,Hospital,Tecnologia de Identificação, Educação, Crianças Cristal,Liderança, Emprego, Qualidade de Vida, Paranormalidade, Economia Domestica, Orçamento, Poupança, Prosperidade, A ciência de ser rico.




http://biometrio.blogspot.com
Biometria, Biometrio, Biometrico, Biometrics, Iris, Olho, Identificação, Iridologia, Terapia, Alternativa, Complementar, Naturopatia, Análise, Padrões, Alimentação, Saúde, Diagnose, Bernard Jensen, Denny Johnson, Embriologia, Biótipos, Menetrier, Hering, Ray Id, Nutrição, Mapas, Sistema, Nervoso, Simpático, Parassimpático, Nutrientes, Extrovertido, Introvertido, Astrologia, Macrobiotica, Reiki, Yin-Yang, Vegetariana, Dieta, Vegetariano, Medicina Tradicional Chinesa


http://DrBachFlower.blogspot.com
Florais, Bach, Minas, Saint, Germain, Flower, Essence, Essências, Terapia, Therapy, Healing, Herbs, Terapeuta, Holistico, SINTE, Sindicato, Terapeutas, Terapias, Alternativas, Naturais, Complementares, Alimentação, Nutrição, Rescue, Remedy, Emergencial, Buquê, 9, flores,
Vibracionais, Fisioquantic, Suplementos, Nutricionais, Quânticos, Oligoelementos, Ortomolecular, Radiestesia, Radiônica, Frequenciais, Musicais


http://MasterSUNO.blogspot.com
MasterSuno, Curso de Energia Solar Fotovoltaica, Majstro, Suno, Mestre, Sol, Energy, Solar,Renovable, Energia, Fotovoltaica, Photovoltaic, Aquecimento, Aquecedor,Coletor, Agua, Heating, Bateria, Renovável, Ecologia, Sustentabilidade, Surya, Sonne,Cells, Arrays, Controller, Bateries, Light, Remote, Sun. Sú, Solei, Nap, Sole, Víz, Akvo, Water, Wasser, Acqua, Eau, Ecology, Ekologio,Ecologie, Okologie, Silício, Silicon, Monocristaline, Policristaline, Si, GaAS