Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O aniversário do telescópio

No dia, 25 de agosto de 1609, ou seja, há 400 anos Galileu Galilei apresentava ao mundo o telescópio, sua mais nova invenção.
Um dos mais importantes avanços tecnológicos da história, apesar de a data passar despercebida para muitos, o Google mudou seu logotipo para homenagear a data.
Na verdade a invenção foi um aperfeiçoamento de uma luneta patenteada em outubro de 1608 pelo holandês Hanz Lipperhey. Decidido a aprimorar o objeto, Galileu conseguiu, em menos de um ano, criar um telescópio de “trinta aumentos” que permitiu que fizesse inúmeras descobertas a respeito do espaço, sendo que o astrônomo italiano foi a primeira pessoa a observar a Lua através de um telescópio, e passou a ter muitos problemas com a Igreja.
Nascido em Pisa, em 18 de Fevereiro de 1564, Galileu Galilei aos 17 anos ingressou na faculdade de medicina, que acabou abandonando para estudar e ensinar matemática. Tornou-se professor na Universidade de Pisa em 1589, e foi lá que aprofundou seus estudos em astronomia.
Ao observar o espaço, Galileu percebeu que a crença de que a Terra era o centro do universo, um planeta singular ao redor do qual o Sol girava, estava completamente errada. Além de comprovar a tese de Nicolau Copérnico, que colocava a Terra girando ao redor do Sol, Galileu percebeu que ela era apenas mais um corpo celeste, entre tantos que existiam no espaço. Registrou também uma série de fenômenos e características dos astros até então desconhecidas, como as Luas de Júpiter e os anéis de Saturno, que na época, apesar de localizá-los, não pôde distinguir o que eram os objetos observados.
Em 1613, as descobertas de Galileu começaram a colocá-lo em situação delicada com a Igreja. Em seu livro Cartas sobre Manchas Solares, ele se pronuncia a favor da teoria de Copérnico. Alguns anos depois, julgado pelo Tribunal do Santo Ofício, foi proibido de divulgar ou ensinar suas idéias.
Desobedecendo às ordens, Galileu lança o livro Diálogo. Como resultado, em 1633, foi obrigado a se retratar formalmente por seus “erros” e, condenado por heresia, passou o resto da vida cumprindo prisão domiciliar em sua casa, em Sienna. Em 1638 Galileu ficou cego e faleceu dia 9 de janeiro de 1642.
Por maior que tenha sido a grandiosidade deste homem, que hoje está reconhecido em todo o mundo, seguramente jamais pode imaginar a evolução do instrumento que inventou chegando até os dias atuais com o fabuloso Hubble com suas imagens maravilhosas.
Guardadas as devidas proporções das épocas em que os fatos aconteceram, pessoalmente vejo a descoberta de Galileu como um fato maior, pois entendo que o Hubble somente foi possível porque um dia Galileu inventou o telescópio e é por isto que resolvi escrever.
Parabéns Galileu, você foi um dos grandes!

Nenhum comentário: