Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

PEP 2009

O PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) é um evento bianual que este ano foi realizado nos dias 04 - 06 de Novembro e teve como tema central ”A Saúde conectada através do Registro Eletrônico em Saúde: sonho ou necessidade?”. Profissionais de informática, médicos, enfermeiros e gestores estiveram presentes neste importante evento realizado no Instituto de Ensino e Pesquisas do Hospital Sírio Libanês, na cidade de São Paulo.
O evento deste ano representou um grande diferencial em relação aos anteriores e foi um marco para o setor da Tecnologia da Informação em Saúde no Brasil; foram discutidas questões como a unificação de padrões, com envolvimento de autoridades governamentais do Ministério da Saúde, ANVISA, ABNT, CFM, DATASUS e DEGETS que mostraram projetos como o RES, Normas e Padrões, Questões Éticas, Educacionais e de Telessaúde.
Ficou claro a preocupação e o envolvimento destas questões no âmbito governamental e em conversa informal com estes representantes, me foi dito que estes projetos seguramente chegarão ao final, claro que num tempo não muito curto, mas não serão interrompidos, pois são projetos que visam o progresso da TI em saúde, e por isso são “suprapartidários”.
Quero aproveitar este momento para transcrever uma singela e despretensiosa matéria, porém de grande significado e respeito, como seu próprio autor Prof. Renato Sabbatini.
“Pessoal, para celebrar a realização do nosso congresso PEP 2009: Prontuário Eletrônico do Paciente, fiquei imaginando qual é a origem dessa curiosa palavra, aparentemente existente apenas em português. Pacientemente fiz uma busca, e deparei com as definições abaixo.
O termo “prontuário” é um substantivo masculino que tem a sua origem no latim 'promptuarium'. A palavra designa, no texto acima, a ficha com antecedentes e informações importantes sobre determinada pessoa ou sobre algo, como um prontuário médico, policial, etc..
> Definição do “iDicionário Aulete”: (pron.tu:á.ri:o) Doc. Substantivo masculino.
1. Fichário ou ficha que contém informações e antecedentes importantes a respeito de alguém ou de algo (prontuário médico; prontuário policial)
2. Bras. Fig. O conjunto dessas informações
3. Lus. Publicação que contém uma matéria resumida, de modo a se encontrar prontamente o que se quer saber; manual
4. Lugar onde se guardam ou arquivam coisas importantes de que se pode fazer uso a qualquer momento
[F.: Do lat. promptuarium.]Subst.: promptŭārĭum , ĭi, n., armário ou aposento de guardar coisas (armarium promptuarium), repositório com coisas prontas para usar. Origem: promptus: pronto, preparado, particípio passado de promo, que significa trazer à luz. Portanto, tem a mesma origem das palavras promover, promoção, pronto, aprontar.
NT: Existe o termo em inglês: promptuary (pouco usado, não no sentido do português: é o nome dado para uma espécie de ábaco usado para multiplicações - Ossos de Napier). No espanhol e no português de Portugal, "promptuário" também segue a definição do latim medieval, de prontuário no sentido de um vocabulário, relação de leis, manual (exs:
Promptuarium Alchemiae, Promptuário das Leis Civis)”.

Um comentário:

Dra Leandra Carneiro disse...

Mais uma vez eu lamentei profundamente não ter podido comparecer a esse evento...
=[