Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Atividade física pode contribuir na cura da gripe

Um estudo do American College of Sports Medicine chegou à conclusão de que a prática de exercícios regulares é capaz de eliminar em até dois dias os sintomas da gripe comum. Essa novidade é justificada pelos cientistas pelo fato de que a atividade física estimularia as células do sistema imunológico, favorecendo a luta do organismo contra a infecção.
A descoberta põe em cheque uma velha crença de que os exercícios deveriam ser suspensos na vigência de um quadro gripal. Algumas pessoas chegam a ficar várias horas na cama sem que a gripe seja tão severa e acabam perdendo uma ótima motivação para se exercitarem. Se a atividade for realizada de forma moderada, pode favorecer a melhora e ajudar a reduzir os sintomas mais incômodos.
No caso de estar freqüentando uma academia, ela poderá e deverá ser freqüentada desde que sejam mantidos os mesmos cuidados no dia a dia para dificultar a transmissão do vírus, como evitar assoar o nariz perto de aglomerações de pessoas e levar sempre as mãos ou um lenço à boca antes de espirrar.
É evidente que para os gripados a hidratação passa a ser ainda mais importante. Tanto as gripes ou viroses de uma maneira geral, quanto a atividade física, estimulam o aumento do calor produzido pelo corpo e a ingestão abundante de líquidos pode garantir a manutenção da temperatura corporal ideal.
Se a gripe estiver muito “forte”, quando o paciente apresentar febre alta, fraqueza e dores no peito, não tem jeito: a receita é de repouso absoluto, sem qualquer atividade física. Se o gripado não descansar, a doença pode até complicar com pneumonia, naso faringite ou otite. Por isto mesmo o médico precisa ser consultado em toda gripe, sobretudo quando houver forte sensação de fraqueza e febre alta.
Evitar a automedicação, especialmente quando a Dengue passa a ser endêmica também é uma boa recomendação, e importante é usar o bom senso e não desistir de reagir contra a doença, mesmo com todos os incômodos, quando neste sentido, a atividade física leve pode ser útil.
O artigo original você pode ler clicando aqui.

Nenhum comentário: