Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Imagem da semana

Para quem não conheceu,


Eder Jofre nasceu em São Paulo, na Rua do Seminário, passou a infância no Parque Peruche e festejou no dia 26 de março passado 75 anos. Há 35 encerrou uma carreira vitoriosa, mas permanece com um prestígio inabalável no mundo do boxe. Apontado como o maior peso galo da história da nobre arte, ganhou também o cinturão dos pesos penas, o eterno Galo de Ouro. Veja algumas referências feitas à este ilustre Brasileiro:

Cyber Boxing Zone, site especializado em Box: “Eder tinha tudo que um grande lutador deve possuir. Para coroar o pacote, ele também tinha um queixo de ferro e de resistência, a exemplo de Jake LaMotta e Carmen Basilio. Talvez a qualidade mais impressionante tenha sido a capacidade de adaptação. Jofre era um lutador muito inteligente, que poderia mudar seu estilo para se ajustar a qualquer tipo de adversário. Ele poderia ser brigador, clássico... O cara era uma obra de arte."

Sugar Ray Robinson, apontado em quase todas as listas como o maior boxeador de todos os tempos, fez questão de posar ao lado de Eder, em 1960, antes de o lutador nacional enfrentar o mexicano Eloy Sanchez, quando ganhou o primeiro título mundial, em Los Angeles.

O jornalista norte-americano Ted Sares tem outra definição para o pugilista brasileiro: "Ele tinha o gancho e o direito em linha reta; um inferno. Ele tinha tudo. Um perfurador de corpos”.

Thomas Hauser, escreveu, entre muitas outras obras, biografias de Muhammad Ali : "Eder Jofre só não é maior por causa da falta de imagens de seus combates", "Jofre foi um dos maiores de todos os tempos".

Eder entrou para o Hall da Fama do boxe em 1992. Nos anos 60 ele foi considerado “o melhor lutador libra por libra em todo o mundo", afirmou a lendária revista The Ring, que classificou Eder como o 9.º melhor de todos os tempos.

Dan Cuoco, diretor da International Boxing Research Organization: "Vi muitas lutas dele e posso dizer, sem medo de errar, que Eder Jofre foi o melhor boxeador que nasceu abaixo do Equador."

O respeito por Eder vem também até do único adversário que conseguiu vencê-lo em 20 anos de carreira, o japonês Masahiko Fightning Harada, que bateu o brasileiro duas vezes. Em 1965 e 1966, ambas no Japão. "Foi o maior adversário da minha carreira. Fiquei em pânico quando descobri que iria lutar com ele. Era muito resistente e um grande pegador".

Mike Tyson, ex-campeão mundial dos pesados: "Quando penso em Brasil, penso em Eder Jofre. Assisti a muitos teipes de suas lutas e gostava do seu estilo agressivo. Foi um grande campeão".

O mexicano José Sulaymán, presidente do Conselho Mundial de Boxe, prevê: "Não acredito que o Brasil tenha outro Eder Jofre. Ele parou de lutar há mais de três décadas e quem gosta de boxe sabe quem é Eder Jofre. Ainda se fala muito dele. Vocês (brasileiros) devem se orgulhar tanto quanto nós nos orgulhamos". No total, Eder lutou 81 vezes, com 75 vitórias (53 nocautes) e 4 empates.

Fonte: O Estado de São Paulo, 26 de março de 2011

sexta-feira, 25 de março de 2011

Cultivando neurônios


O professor Minrui Yu, e sua equipe, da Universidade de Wisconsin em Madison, conseguiram fazer células nervosas de ratos se ligarem umas às outras em uma rede de pequenos tubos de semicondutores. O experimento utilizou pequenos tubos de diferentes tamanhos feitos de semicondutores como silício e germânio. Esses objetos eram suficientemente pequenos para que os dendritos (prolongamentos do neurônio) de uma célula nervosa passassem através deles, porém não eram grandes o bastante para que o corpo da célula coubesse inteiro nele. Em seguida os tubos foram recobertos com células nervosas de ratos. Foi então obervado que as células começaram a enviar seus dendritos através dos túneis de semicondutores, como que procurando caminhos. Os dendritos percorreram trechos sinuosos projetados pelos pesquisadores para conseguir “encostar” em seus vizinhos. Ou seja, os pesquisadores determinaram o caminho a ser seguido.

Sabemos que células nervosas têm intrinsecamente, um sistema de busca, que as faz procurar uma outra para, fisicamente, se ligar a ela; entretanto, não se sabe como se dá esse mecanismo. O passo seguinte deste estudo pretende responder a essa pergunta e também observar se as células, que agora formam uma estrutura híbrida com os semicondutores, se comunicam de forma normal entre si. Para tanto, os pesquisadores deverão instalar dispositivos elétricos para gravar a comunicação entre elas. Este pode ser o primeiro passo para um mecanismo capaz de reconectar terminações nervosas interrompidas, pois o que se espera é que os resultados da pesquisa ajudem a achar uma forma de fazer com que alguma espécie de componente elétrico ajude a restabelecer conexões interrompidas em células nervosas, como, por exemplo, em pessoas que tiveram secção da medula. Este estudo foi publicado pela Academia Americana de Química em seu jornal ACS Nano.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Imagem da semana

No sábado, 19 de março de 2011, em Berlin, a lua cheia é vista ao nascer atrás do topo da torre de radio e televisão "Funkturm". A lua cheia desta noite é chamada de Super lua do perigeu (Super Perigee Moon). O perigeu é um ponto da órbita de um astro em torno da Terra, no qual esse astro se encontra mais próximo do centro do nosso planeta; desta forma a lua parece muito maior do que o habitual. Foto: Reuters.

terça-feira, 22 de março de 2011

sábado, 19 de março de 2011

sexta-feira, 18 de março de 2011

Paciência e Perseverança: Silêncio devastador

Paciência e Perseverança: Silêncio devastador: "Hoje, os japoneses fizeram um minuto de silêncio às 14h46, hora exata em que o terremoto e o tsunami atingiram o Japão, há uma semana. Assis..."

quinta-feira, 17 de março de 2011

quarta-feira, 16 de março de 2011

Paciência e Perseverança: Neve no caminho a Fukushima

Paciência e Perseverança: Neve no caminho a Fukushima: "Hoje, fomos até Fukushima, cidade onde está a usina nuclear que pode provocar um grande vazamento radioativo no Japão. Aproveitamos a carona..."

Imagem da semana

Explosão na usina nuclear de Fukushima, no Japão. Foto: StrEFE


A dimensão desta tragédia torna-se significativamente maior, quando temos lá alguém que amamos! Por isto, nestes próximos dias estaremos com o foco no Japão, mesmo porque, tudo que está acontecendo por lá tem haver com Tecnologia e Saúde, gera Controvérsias, Duvidas, mas não é Bobagem.

terça-feira, 15 de março de 2011

sexta-feira, 11 de março de 2011

Enfermeira virtual

O Professor Timothy Bickmore da Northeastern University está desenvolvendo um projeto, apoiado pelo National Institutes for Healths, em que uma enfermeira virtual conversa com o paciente para dar orientações antes da alta hospitalar.
O projeto está sendo testado com 750 pacientes no Boston Medical Center,
e consiste de um toten computadorizado, sobre rodas que é levado até o leito, fornecendo instruções interativas sobre medicamentos, seguimento pós-internação, agendamentos de retorno e outras informações mais complexas.
A interação humana, que era de 8 minutos em média, foi aumentada para mais de meia hora, com vários benefícios, inclusive maior compreensão pelo paciente idoso ou com baixa capacidade de leitura, e maior satisfação dos pacientes, que disseram preferir a enfermeira virtual à real.
Um dos objetivos do estudo é substituir a enfermeira humana.

sábado, 5 de março de 2011

quarta-feira, 2 de março de 2011

Imagem da semana

A sequência de fotos, feita pela visitante/fotógrafa Jennifer Lockridge, mostra imagens do que parece ter sido uma "briga" entre uma família de leões no Zoológico Nacional de Washington.
O filhote, batizado de Lusaka pelo zoo, morde a cauda de seu pai, o leão Luke, que parecia não se importar com a "brincadeira" do pequeno.
Mas depois de cansar de ter a cauda mordida, Luke corre atrás de Lusaka e prende o filhote no chão com as patas.
É nesse momento que a fêmea e mãe do filhote se aproxima e dá uma "bronca" no companheiro. Fonte BBC Brasil