Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Parabéns São Paulo, estou de olho no seu V Centenário

Há tempos vinha ensaiando contar esta história, que também pode ser um sonho, uma ficção ou um delírio, como queiram. Porém não deixa de ser um projeto e como tal estou precisando me organizar para 2054.
Tudo começou em janeiro de 1954 quando a cidade de São Paulo preparava-se para comemorar seu IV Centenário. Jânio Quadros, então Prefeito esmerava-se nos últimos preparativos para a “festa do século” que na verdade reunia quase uma semana de comemorações com todos os tipos de atividades artísticas, sociais e culturais, comandada por Francisco Matarazzo Sobrinho (Ciccilo Matarazzo) Presidente da Comissão do IV Centenário, nomeada em 1951 pelo Governador Lucas Nogueira Garcez e com seu ponto alto exatamente no dia 25 de Janeiro com a entrega, para a população, de um grande presente construído especialmente para esta data:
O Parque do Ibirapuera.
É exatamente isto aí, para aqueles que não sabem, o Parque do Ibirapuera projetado por Oscar Niemayer, Ícaro de Castro Mello, Burle Max entre outros, quase exatamente como ele é hoje, foi o presente que São Paulo ganhou pelos seus 400 anos, e exatamente neste parque aconteceram os pontos altos das festividades durante a tarde ensolarada daquele feriado, uma segunda feira, encerrando-se já altas horas da madrugada do dia 26, com a inesquecível “chuva de prata”. Pois é, quem viu viu, quem não viu tem que se contentar com alguns poucos filmes que existem por aí.
Tenho e guardo como relíquias algumas recordações desta festa inesquecível.
Ainda muito menino, lembro-me com detalhes destes dias, mesmo porque a década de 50 foi inesquecível para todos nós que vivemos a época.
O tempo foi caminhando e os fatos marcantes desta cidade e do mundo foram sendo construídos no seu devido tempo. Na história em questão vamos passar por alguns acontecimentos mais relevantes:
1954 - Getúlio Vargas, presidente do Brasil, suicida-se com um tiro no coração.
1955 - No Alabama, Rosa Parks recusa-se a ceder seu lugar num ônibus a um branco.
1956 - Início do sucesso mundial de Elvis Presley.
1957 - Lançado o Sputnik.
1958 - O submarino Nautilus atravessa o Pólo Norte.
1959 - Início da Revolução Cubana.
1960 - Inaugurada Brasília e o Estádio do Morumbi.
1961 - Empossado o Presidente John F. Kennedy.
1962 - Morre Marilyn Monroe, lançado 1º disco dos Beatles.
1963 – Assassinato de John F. Kennedy.
1964 - Revolução de 31 de março.
1965 - Início da Guerra do Vietnã.
1966 - Morre Walt Disney.
1967 - Primeiro Transplante de coração no mundo.
1968 - “O ano que não terminou", assassinados Martin Luther King e Robert Kennedy. No Brasil foi instituido o AI-5 pelo então Presidente Costa e Silva.
1969 - O Dr. Leonardo, médico recém formado assiste a Apollo 11 levar o primeiro Homem a Lua
Os anos foram passando, ou melhor, voando e chegamos ao fim do século, aproximávamos do bug do milênio, entramos no século XXI e nada aconteceu!, ano de 2000, inacreditável! Como se escreve dois mil? E cadê o 1900?...
E São Paulo em 2004 fará 450 anos!
Estamos a 50 anos da chuva de prata, da inauguração do Ibirapuera e...
Será nostalgia o que sinto? São Paulo com 50 anos a mais ou estes a mais são meus?
A data se aproxima e temos Dna. Marta prefeita; o Obelisco do Ibirapuera, que teoricamente está sendo restaurado, está abandonado, não está pronto, ou pior não vai ficar pronto, talvez tenha que ser demolido! como assim???; Demolido, um total descaso com este monumento que guarda nossos heróis da Revolução de 1932.
Caminhando aos tropeços chegamos ao domingo 25 de Janeiro de 2004. Uma semana antes começaram as comemorações sem nenhuma expressão ou sentimento.
O nosso Parque que também fazia 50 anos ganhou de presente uma fonte luminosa e foi palco de um concerto sinfônico que talvez tenha sido o melhor do seu aniversário.
Movido pelo sentimento de tristeza e indignação pela festa que não houve, surgiu a idéia de estar presente nas festividades do V Centenário, e que foi o ponto de partida do
Projeto São Paulo 2054.
Mas será que esta idéia é viável, não estarei sendo insensato? Em 2054 serei um Homem mais que centenário isto não é um delírio? Não, não é não! Os necrológios estão repletos de pessoas que estão morrendo com mais de 90 anos. Recentemente lemos nos jornais a notícia da morte do atleta Olímpico e ator Herman Brix, aos 100 anos de idade, que viveu nas telas o “Tarzan” em 1935 e Dercy Gonçalves que aos 101 anos estava mais viva do que muitos. Porque então daqui a 45 anos não será possível morrer com 110, 120 ou 130 anos?
Antigamente o homem morria aos 60 anos simplesmente porque tinha chegado a hora de morrer; hoje morrer aos 60 diz-se que o cidadão morreu muito cedo. Ora, a Medicina está evoluindo rapidamente, conquistas espetaculares no diagnóstico, no tratamento e especialmente na prevenção das doenças. O médico já começou a entender como “economizar” o coração, como cuidar dos seus neurônios, dos seus ossos, músculos, articulações e ligamentos. Está aprendendo a se alimentar, já descobriu que stress não é status; está começando a se intrometer na nossa intimidade, no nosso código genético. É isto aí, estou convencido, é possível! Não estou delirando. Estou me programando, vamos em frente.
Assim sendo...
O objetivo do Projeto é agrupar e levar para assistir as festividades do V Centenário de São Paulo, 42 pessoas escolhidas segundo os critérios e condições, a saber:
1 - Todas as pessoas irão sentadas confortavelmente em um ônibus. (aliás, 42 é a lotação de um ônibus, e o chofer deve estar nascendo por agora...).
2 - Todas deverão ter assistido ao IV Centenário de São Paulo, o que vale dizer que terão mais de 100 anos de idade.
3 - Devem estar lúcidas, orientadas no tempo e no espaço, ouvindo, enxergando e andando com alguma desenvoltura.
4 - Haverá uma contribuição a ser feita com a devida antecedência, para cobrir as despesas pertinentes.
5 - As comemorações terão a duração de uma semana com início na 2ª feira dia 19 e encerrando-se na 2ª feira 26 de Janeiro de 2054.
6 - Durante este período os participantes estarão acomodados em Hotel que será no momento oportuno escolhido, em quartos individuais, sem direto a qualquer tipo de acompanhante. As refeições estarão incluídas na diária, que, entretanto, não poderá ser especial, ou dieta, muito menos papinha.
7 - A escolha dos participantes será feita levando em consideração as probabilidades de que os mesmos estejam nas condições exigidas para a data prevista do evento.
8 - Para tanto os pretendentes deverão estar, no ato da inscrição, absolutamente saudáveis, alimentar-se de forma adequada, praticar exercícios físicos diariamente, inclusive equilíbrio, exercitar sua mente a todo instante, de preferência trabalhando.
9 - Submeter-se a exames médicos periódicos conforme cronograma a ser fornecido.
10 - O pretendente não poderá se utilizar dos privilégios que a lei oferece aos idosos, pois ele não deve se considerar como tal, uma vez que hoje em dia idoso é sinônimo de velho, desusado, antiquado, obsoleto, senil, e eles não podem sentir-se como tal.
11- Não serão admitidas no projeto pessoas que estiverem morando em “asilos” ou similares, por caracterizar status de abandono e conseqüente isolamento da sociedade, o que por si só já desqualifica para participar de evento de tamanha importância.
12 - Os casos omissos e os que no momento não podem ser definidos por condições óbvias, serão no tempo oportuno divulgados.
Para atender aos itens 7, 8 e 9 será escolhida uma “Empresa” de Saúde que se responsabilizará em levar a bom termo a escolha e os cuidados preventivos da saúde dos inscritos, bem como a assistência durante o evento, por um grupo multidisciplinar, a ser definido.
Estaremos nos preparando para festejar o V Centenário em grande estilo, com várias comemorações sendo uma delas um concurso revelando e reconhecendo uma infinidade de potenciais artísticos, como artes plásticas, fotografia e literário versando sobre o V Centenário comparado com o IV. Detalhes serão posteriormente publicados, porém já se sabe que o premio será uma caixa com três garrafas de água mineral.
E nesta festa, esta história será contada, para mostrar como um sonho pode se tornar realidade.
Quem viver verá e eu estarei lá.
Pré inscrições podem ser feitas logo aí abaixo, nos Comentários

Nenhum comentário: