Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Imagens, Medicina e novamente a NASA

Credit: NASA/JPL
A agência espacial norte-americana NASA testou com sucesso a primeira rede de comunicação espacial baseada na tecnologia da internet, usando o sistema chamado de Rede Tolerante a Interrupções (DTN).
No Laboratório de Propulsão a Jato, em Pasadena, Califórnia, os pesquisadores conseguiram transmitir dezenas de imagens de uma espaçonave que se encontra a cerca de 33 milhões de quilômetros da Terra e também enviar arquivos de volta.
A equipe aponta que este é o primeiro passo para criar uma infra-estrutura de comunicação espacial totalmente nova, uma 'internet interplanetária'
Há aproximadamente dez anos, pesquisadores da agência começaram uma parceria com Vint Cerf, vice-presidente do Google, um dos pioneiros da internet que participou do desenvolvimento TCP-IP, a série de protocolos usada para a transferência de dados digitais na qual a internet se fundamentou. O novo protocolo DTN usa uma tecnologia que se baseia no TCP-IP, mas projetada para ser muito mais robusta e resistir a atrasos, interrupções e desconexões comuns na transferência de dados pelo espaço. Falhas podem ocorrer em inúmeras situações, como quando uma espaçonave se move para trás de um planeta ou durante explosões solares.Outro ponto importante são os atrasos nos sinais, e na comunicação espacial o problema é muito mais grave. Mesmo trafegando na velocidade da luz, dados enviados de Marte levam entre 3 minutos e meio a 20 minutos para chegar à Terra, dependendo da distância entre os planetas.Por outro lado, esta mesma tecnologia quando desenvolvida para comunicação “Terra-Terra” é praticamente instantânea o que abre a possibilidade de uma nova era na comunicação de imagens via PACS.
Tecnicamente o protocolo da internet terrestre, tem conceitos diferentes. No DTN, se o caminho ao destino não puder ser encontrado, os pacotes de dados não são descartados. Em vez disso, cada nó da rede mantém a informação pelo tempo que for necessário até que a comunicação possa ser feita com outro nó. Como se fosse um jogador de futebol que retém a bola até encontrar um companheiro livre de marcação.Na prática, o teste foi realizado com a sonda Epoxi, que está em missão para encontrar o cometa Hartley 2, o que deverá ocorrer dentro de dois anos. A rede espacial experimental foi montada com dez nós, em sondas em órbita de Marte e em satélites e centros na Terra. No ano que vem, o teste do DTN será feito com a participação da Estação Espacial Internacional em um dos nós
Nem bem nos acostumamos com os novos conceitos de transmissão do PACS e possivelmente dentro de pouco tempo já teremos uma nova via de comunicação.
O nosso planeta com todas suas atividades está se tornando cada vez
mais, unificado ou globalizado, proporcionalmente “menor”, mais criativo, eficiente e competente de forma tal que tudo que nele acontece de bom ou de ruim é rapidamente conhecido, divulgado e todos nós sofremos as conseqüências, boas e ruins.
Está aí a crise financeira ou de credibilidade que não me deixa mentir.

2 comentários:

disse...

muy interesante.
saludos.

disse...

Gracias Leonardo, eres muy amable amigo.
Mi nombre es Margarida, (Margarita en español), pero todos me dicen siempre marga, me gusta más.
saludos y que estés bien.
:)