Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Marte em 3D

Composição de fotos tiradas pelo Spirit gerou imagem em 3D da superfície marciana
NASA/JPL-Caltech/Cornell University

A NASA divulgou na quinta feira, 29 de agosto, imagem tridimensional da superfície de Marte, que foi capturada pelo veículo de exploração Spirit, utilizando uma câmera panorâmica, a Pancam, que utiliza a composição e sobreposição de fotos, tendo registrado os arredores da região de “Troy”. O efeito 3D pode ser visto com a ajuda de óculos especiais, mantendo-se a lente vermelha na esquerda.
A equipe que analisou as imagens batizou a cena de Panorama Calypso. Centenas de fotos foram combinadas para formar a paisagem, tendo sido obtidas entre os dias 14 de maio de 20 de junho de 2009, respectivamente os dias marcianos 1906 e 1942 da permanência do Spirit no planeta.
Na cena, o norte está ao centro. À direita fica um monte de cume brilhante chamado "Von Braun," possível local de exploração do Spirit no futuro. A elevação à esquerda é chamada "Tsiolkovsky". Próximo ao centro, ao longe, está o Husband Hill (Morro do Marido) e, à frente, estão visíveis as marcas da roda do veículo. Para se ter uma idéia de tamanho, as marcas paralelas deixadas no chão pelo Spirit estão separada por cerca de um metro.
O solo brilhante no centro, em primeiro plano, é o material macio no qual o veículo ficou preso, após sua roda perfurar a camada escura superficial que o cobria. A composição do solo está sendo investigada pelos braços robóticos do Spirit. As descobertas feitas até agora no Planeta Vermelho são de grande interesse, tanto que a exploração da região próxima à cratera de Gusev já dura 67 meses quando, originariamente deveria ter sido feita em apenas três.
Para ver a imagem com maior resolução, clique aqui

Nenhum comentário: