Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Agenda nas nuvens

Os sistemas de gestão seja para uso hospitalar ou em consultórios, estão cada dia mais presentes, em todos os sentidos. Seja porque cada vez existe um numero maior de usuários, seja porque os produtos existentes no mercado também estão se tornando mais competitivos.
Como não poderia deixar de ser existem produtos das mais diversas qualidades e preços inclusive alguns “free”.
Não sei bem por qual motivo, as empresas que desenvolvem estes sistemas não dão a devida importância à agenda, uma vez que ela além de ser o primeiro contato com a instituição, poderia ser usada como um pré cadastro do paciente.
De qualquer forma o sistema de agendamento sempre pressupõe a presença de uma pessoa atendendo o paciente e introduzindo seus dados no sistema o que em ultima análise depende da interferência de uma pessoa física.
Parece que esta preocupação não é somente minha, pois no mês passado foi disponibilizado um produto que entre outras tem também uma agenda bastante interessante.
Trata-se de um sistema de comunicação gratuito entre profissionais de saúde e pacientes que foi criada por um médico, com o objetivo de consolidar o uso da internet para o agendamento de consultas e exames, dispensando a necessidade de telefonemas.
É composto por 3 ferramentas: ferramenta de busca por horários livres e agendamento em tempo real; ferramenta para comunicação entre profissionais de saúde, chamada de Comunidade de Profissionais e ferramenta para criação de dicas de saúde.
O sistema atende não só as necessidades dos médicos, como também dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos.
A ferramenta de busca e agendamento permite que os internautas encontrem os profissionais que procuram e possam agendar consultas e exames, 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem a necessidade de telefonar para as clínicas, hospitais ou laboratórios. A interface desta ferramenta é a mesma utilizada por outros sites de busca, porém, o sistema é capaz de entender frases como, por exemplo: “agendar oftalmologista semana que vem as 15:00 no bairro da lapa”.
O profissional de saúde precisa se cadastrar no sistema, validar sua Agenda, para então ser encontrado na busca. Qualquer pessoa pode criar uma Agenda, mas somente um profissional de saúde pode validá-la e torná-la ativa.
Na criação da Agenda é possível definir, entre outras coisas, que a oferta de horários seja suspensa, por exemplo, com até 2 dias de antecedência da data de realização do atendimento. Desta forma, o profissional de saúde e todas as pessoas que compartilham o acesso à agenda recebem um e-mail listando os agendamentos feitos via internet com até 2 dias disponíveis para atualizar a agenda do consultório, sem precisar ter computador ou internet na clínica e sem riscos de agendamentos em duplicidade.
A Comunidade de Profissionais é um ambiente seguro para realização de discussões multidisciplinares e restritas a profissionais com identidade confirmada através de documentos enviados.
Talvez seja esta, a primeira empresa a disponibilizar um ambiente como a Comunidade de Profissionais, que foi criada com o objetivo de facilitar a troca de informações entre profissionais de áreas distintas e aproximar aqueles localizados em municípios distantes de grandes centros.
A ferramenta para criação de dicas de saúde tem o objetivo de permitir que os profissionais de saúde divulguem seu nome em conjunto com algum conteúdo educativo criado por ele próprio e destinado para a população,através de dicas rápidas que são exibidas na forma de um banner publicado na página principal do sistema e que pode ser integrado ao site das clínicas, hospitais ou de qualquer pessoa ou empresa interessada em divulgar assuntos relacionados com saúde, permitindo a divulgação do nome do profissional de forma viral na rede.
No início de 2007 um médico e um analista de sistemas, estimulados pela dificuldade de acesso que os pacientes têm aos serviços de saúde públicos no Brasil resolveram desenvolver o sistema, que após mais de dois anos de testes piloto, foi lançado em setembro passado.
Desde então serviços particulares e públicos podem utilizar a Linha1 como via de comunicação para o agendamento das consultas e exames, gratuitamente.
Vale a pena conferir esta iniciativa brilhante e pioneira.

4 comentários:

Anunciação disse...

Tudo isso é tão bom e ao mesmo tempo me deixa tão triste e sem saber o que fazer.Aqui na minha cidade,a maioria dos médicos que conheço nem emeio tem,ou não querem me dar,nè.Imagina meus pobres pacientes do sistema úncio de saúde.Seria tão bom se essas coisas funcionassem;no meu posto,até o velho pc,sem internet,sem entrada p/cd e muito menos pendrive,foi levado embora;como se trabalha assim?Pelo meu note não consigo acessar nada nos serviços de saúde;uma estatística que seja;tudo tem senha e só serve p/os gestores que,sinceramente,desconfio que nem usam.

Cidio Halperin disse...

Leonardo, as realidades do Brasil ainda são muito distintas...
Testei alguns dos sistemas de agendas disponíveis. Todos são interessantes mas tem uma grande falha: são absolutamente dedicados a pratica profissional. Nenhum sistema consegue ser tão completo quanto o MS Outlook. Meu sonho é conseguir utilizar a plataforma do MS Office integrada para a gestão não só consultório mas de todos os compromissos profissionais e pessoais.

Leonardo Diamante disse...

Pois é Cidio,
Você tem toda razão, mas estamos falando de uma agenda, que existe e está aí para que quiser usar.
O seu sonho, é um sonho, talvez um dia se torne realidade.
Vamos aguardar e torcer.
Forte abraço

Dr. Paulo Freire disse...

Um dos problemas que os médicos sempre têm é em relação aos medicamentos. Atualmente temos mais de 11 mil apresentações de produtos, que torna a tarefa de prescrever um tormento para médicos e pacientes. Para os médicos é difícil lembrar dos nomes de produtos, suas apresentações e complicações, para os pacientes é difícil entender a letra do médico e entender a prescrição. Em estudo recente, 10% das receitas contém erros, e mais de 40% dos pacientes não entendeu o que foi prescrito e orientado.

Para este problema, médicos formados na UNIFESP e USP desenvolveram um Portal de Serviços Médicos chamado PORTAL SAÚDE DIRETA (http://www.saudedireta.com.br). Este portal tem um Prontuário Eletrônico de Pacientes, de uso livre e gratuito para os médicos. Nele o médico encontrará poderosas ferramentas prescricionais, como um completo banco de dados de medicamentos, uma ferramenta de análise automática de interações de medicamentos on line, em português, que funciona ato da prescrição, e ainda a possibilidade de imprimir as receitas. O Portal é totalmente web, gratuito, rápido e seguro.

A Linha1 é uma ferramenta perfeitamente integrável ao nosso sistema PEP, que também "está nas nuvens". Qualquer dispositivo fixo ou móvel pode acessar os dois sistemas, sem necessidade de sistemas operacionais e softwares proprietários. MS Office é bom enquanto a Microsoft mantiver o produto. Nosso portal é tecnologia aberta (LAMP) sem "rabo preso" com plataformas e sistemas proprietários fechados.

Vamos integrar novas características ao nosso sistema para atingirmos o ideal do Dr Cidio.

Att

Dr Paulo Freire