Casamento homossexual legalizado na Argentina
Foto: AFP
Dois homens se tornaram o primeiro “casal” a celebrar uma união civil na sexta-feira 30 de julho na Argentina sob o amparo de uma lei aprovada pelo Congresso, uma legislação pioneira em nível nacional na América Latina.
A nova legislação reforma o Código Civil, mudando a fórmula de "marido e mulher" pelo termo "contraentes".
A cerimônia civil entre o arquiteto José Luis David Navarro, de 54 anos, e o funcionário público aposentado Miguel Angel Calefato, de 65, foi celebrada na cidade de Frías, na província de Santiago del Estero, onde vivem há seis anos.
Foto: C. Robledo
No dia seguinte, Claudia Baéz oriunda de Comodoro Rivadavia e Cristina Medina de San Carlos de Bariloche foram as primeiras mulheres a se casar oficialmente na Argentina depois da sanção da lei. Juntas há seis anos, Claudia e Cristina se casaram em um cartório da cidade de Río Gallegos,província de Santa Cruz, no sul da Argentina. Mais discretas que os homens, sem vestidos de noiva, mas com a tradicional troca de alianças, as duas deram um emocionado "sim" em uma singela cerimônia que oficializou a que já tinham realizado de forma simbólica no ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário