Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Imagem da semana




Nestes próximos dias do mês de novembro de 2010 a Discovery STS-133, que viaja em direção a Estação Espacial Internacional terá a bordo um tripulante muito especial. Trata-se do primeiro robô humanoide no espaço, chamado Robonaut 2, ou R2 que foi desenvolvido conjuntamente pela NASA e pela General Motors, no âmbito de um acordo de cooperação para desenvolver um assistente robótico que possa trabalhar junto com os seres humanos. Num primeiro momento sua principal tarefa é ensinar aos engenheiros como robôs se comportam no espaço; a esperança é que através de atualizações e avanços, poderá um dia se aventurar fora da estação para ajudar os astronautas.
O R2 será acomodado para o lançamento dentro do Multipurpose Módulo, Leonardo, juntamente com suprimentos e equipamentos para a estação e depois instalado no laboratório Destiny da estação. No entanto, futuras melhorias e modificações irão permitir-lhe deslocar-se mais livremente ao redor do interior da estação ou fora do complexo.
O robô é hábil, não só se parece com um humano, mas também foi projetado para funcionar como um. Com braços e mãos semelhantes à humana, R2 é capaz de usar as mesmas ferramentas da tripulação da Estação. No futuro, os maiores benefícios de robôs humanoides no espaço podem ser como assistentes para os astronautas durante passeios espaciais, para tarefas muito complexas ou perigosas para os seres humanos. Por agora, R2 é ainda um protótipo e não tem a proteção adequada necessária para estar fora da estação espacial nas temperaturas extremas do espaço.
R2 será testado em ambiente de microgravidade e submetido à radiação da estação e os ambientes de interferência eletromagnética.

Como se não bastasse Robonaut 2 estará twittando diretamente da Estação Espacial Internacional onde deverá se tornar um residente permanente sem planos para voltar a Terra. Você poderá conferir @AstroRobonaut, em http://www.twitter.com/

Crédito das fotos: NASA ou a National Aeronautics and Space Administration

Nenhum comentário: