Na verdade o que os cientistas estão querendo dizer é: resfrie seu cérebro e preserve sua saúde.
Há muito se sabe que o cérebro mantido a baixa temperatura é preservado de alguns tipos de lesões em momentos críticos, como no curso de uma neuro cirurgia, o que já é rotina entre nós.
Os pesquisadores estão testando uma técnica que resfria o cérebro humano para até 1ºC e diminui as chances de lesões durante traumas. A técnica foi desenvolvida por neurologistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e ainda está em fase de análise, pois seus benefícios ainda não podem ser medidos com precisão.
O que os pesquisadores acreditam, mas ainda não comprovaram, é que quando o cérebro é submetido a uma temperatura muito baixa, seu metabolismo também cai. Assim, em momentos críticos, o cérebro com baixo metabolismo precisa de menos sangue e oxigênio, o que na prática pode preservá-lo de lesões irreversíveis, por exemplo, quando uma pessoa sofre uma parada cardíaca no meio de uma cirurgia.
Em condições sem hipotemia, muitas vezes, quando são reanimados, pacientes que passaram por traumas podem apresentar lesões em áreas específicas do cérebro, o que pode comprometer parte de suas funções por toda a vida.
Os cientistas estão buscando diferentes técnicas para “resfriar” o cérebro. A mais simples envolve colocar bolsas de gelo em torno da cabeça do paciente, outras, injetar salina endovenosa.
Um método aparentemente mais sofisticado e seguro é o uso de um spray com substâncias que resfriam o sangue nas narinas do paciente, que ao respirar, esfria seu cérebro e, em tese, protege o órgão contra baixa oxigenação por algum período. O spray poderia ser aplicado, por exemplo, em situações de emergência, como uma parada cardíaca, um atropelamento ou uma intercorrência no meio de uma cirurgia.
Existe uma preocupação da técnica em questão que é o fato de a baixa temperatura comprometer o sistema imunológico do paciente e torná-lo mais propenso a sofrer infecções, especialmente se ele já for um imunodeprimido.
Mas, na opinião dos pesquisadores de Edimburgo, o potencial da nova técnica supera seus ricos com grande vantagem. O resfriamento do cérebro é tratado na Universidade como uma potencial revolução no socorro de pessoas em choque, que podem voltar à vida após um trauma grave sem as graves seqüelas cerebrais.
Neste espaço você vai encontrar questões que de alguma forma originaram o próprio nome do Blog e estaremos abordando as questões da Saúde e da Tecnologia da Informação, ou a mistura das duas, enunciadas como textos e imagens. Esta imagem panorâmica foi capturada pela sonda Phoenix Mars Lander em 10 de Junho de 2008 no 16º dia após o pouso na superfície de Marte e em primeiro plano vemos seus painéis solares e o braço robótico. Credit:NASA/JPL/University of Arizona,Tucson. E não é bobagem...
Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário