Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O feto que cumprimentou o cirurgião

Esta imagem é de um feto de 21 semanas chamado Samuel Alexander Armas, que está sendo operado pelo um cirurgião Dr. Joseph Bruner da Vanderbilt University Medical Center em Nashville, é conhecido por seu trabalho em cirurgia fetal, especialmente em bebês com espinha bífida, uma condição em que a coluna não se fecha corretamente durante o desenvolvimento do tubo neural.
Durante o procedimento, o médico remove o útero da cavidade abdominal, mantendo intactos todos os ligamentos e pedículos, para poder após o ato cirúrgico, devolvê-lo à cavidade para completar o período gestacional.
Com u útero removido é feita uma pequena incisão e através dela procede-se ao tratamento cirúrgico do feto. Trata-se de uma condição bastante crítica, pois o feto não sobreviveria se retirados do útero da mãe.
O fotógrafo Michael Clancy entrou na sala para proceder a documentação científica, como vinha fazendo regularmente em todas as cirurgias fetais realizadas pelo do Dr. Joseph Bruner.
Terminada a cirurgia o garotinho estendeu pela incisão sua pequena mão, plenamente desenvolvida e agarrou com firmeza o dedo do cirurgião.
O Dr. Bruner relatou que quando seu dedo foi agarrado, ficou imóvel e sentiu uma das maiores emoções da sua vida, e que por um instante durante o procedimento teve a sensação que o pequeno Samuel estaria agradecendo ao médico pelo dom da vida.
Michael Clancy teve a felicidade de capturar esse acontecimento impressionante com perfeita nitidez, e comentou o estranho fato que naquele momento, por já ter terminado o “tempo fetal” e normalmente ele já deveria ter se retirado do campo cirúrgico, e uma força muito especial fez com que estive ainda presente para documentar este fato raríssimo.
Clancy disse que "com o canto do olho eu vi sacudir o útero. De repente, um braço inteiro saiu para fora da abertura e em seguida puxou para trás até que apenas a mão estava visível. O Dr. Bruner se aproximou e levantou a mão, que reagiu e apertou o seu dedo, e o médico balançou a pequena mão, como se eles estivessem se cumprimentando”.
Por isto mesmo nomeou esta foto como a "Mão da Esperança".
A sequência fotográfica bem como outros detalhes pode ser vistos no site de Michael Clancy clicando aqui.

Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

É um milagre que esse menino é saudável depois de tudo que aconteceu. e é também um milagre para ver a foto com a mão do bebê espreitar. Gostaria de saber se o bebê está saudável agora e se ele tinha algumas complicações. por exemplo, se ele tinha que fazer alguma cirurgia da mão para que a mão de fora lá.