Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Última Ceia na quarta feira?

O professor Colin Humphreys, da Universidade de Cambridge, propõe em seu livro O Mistério da Última Ceia , que será publicado no próximo mês de junho, uma nova tese, que combina a história, a Bíblia e a astronomia.
O assunto intriga pesquisadores há séculos, pois são citadas datas diferentes para o evento em documentos diversos. Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas afirmam que a última refeição marca o início da Páscoa judaica (Pessach), enquanto no de João o evento foi antes da Páscoa judaica. “A solução que encontrei é que todos têm razão, mas que se referem a dois calendários diferentes” escreve o professor.
O calendário oficial dos judeus é o mesmo usado por eles nos dias atuais, um calendário lunar. Porém, os judeus também tinham outro calendário citado no Velho Testamento, quando Deus instrui Moisés e Arão começar o ano no dia do êxodo para o Egito. O professor Humphreys argumenta que Jesus tinha motivo para adotar o calendário de Moisés, já que sempre se apresentava como o novo Moisés.
Além da diferença entre as datas citadas nos evangelhos, há uma questão de logística: se a última ceia foi em uma quinta-feira, daria tempo de Jesus ter sido preso, interrogado e julgado antes de ser crucificado, na sexta-feira? Não seria difícil fazer tudo isso em um só dia?.
"Os especialistas em Bíblia e os cristãos acreditam que a Última Ceia começou depois do pôr do sol de quinta-feira e que a crucificação foi realizada no dia seguinte, às 9h. O processo de julgamento de Jesus aconteceu em várias áreas de Jerusalém. Os especialistas percorreram a cidade com um cronometro para ver como podiam ocorrer todos os acontecimentos entre a noite de quinta-feira e a manhã de sexta-feira: a maioria concluiu que era impossível", enfatiza o professor catedrático de Cambridge, segundo trechos do livro.
Portanto o professor Humphreys conclui: “A Última Ceia de Jesus Cristo aconteceu, na verdade, na véspera da quinta-feira santa, no dia 1 de abril do ano 33 exatamente no dia anterior ao que se julgava ser”.


Um comentário:

Eliana Gerânio Honório. disse...

Parabéns pelo excelente blog.

Muito bom!