Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Atividade física pode contribuir na cura da gripe

Um estudo do American College of Sports Medicine chegou à conclusão de que a prática de exercícios regulares é capaz de eliminar em até dois dias os sintomas da gripe comum. Essa novidade é justificada pelos cientistas pelo fato de que a atividade física estimularia as células do sistema imunológico, favorecendo a luta do organismo contra a infecção.
A descoberta põe em cheque uma velha crença de que os exercícios deveriam ser suspensos na vigência de um quadro gripal. Algumas pessoas chegam a ficar várias horas na cama sem que a gripe seja tão severa e acabam perdendo uma ótima motivação para se exercitarem. Se a atividade for realizada de forma moderada, pode favorecer a melhora e ajudar a reduzir os sintomas mais incômodos.
No caso de estar freqüentando uma academia, ela poderá e deverá ser freqüentada desde que sejam mantidos os mesmos cuidados no dia a dia para dificultar a transmissão do vírus, como evitar assoar o nariz perto de aglomerações de pessoas e levar sempre as mãos ou um lenço à boca antes de espirrar.
É evidente que para os gripados a hidratação passa a ser ainda mais importante. Tanto as gripes ou viroses de uma maneira geral, quanto a atividade física, estimulam o aumento do calor produzido pelo corpo e a ingestão abundante de líquidos pode garantir a manutenção da temperatura corporal ideal.
Se a gripe estiver muito “forte”, quando o paciente apresentar febre alta, fraqueza e dores no peito, não tem jeito: a receita é de repouso absoluto, sem qualquer atividade física. Se o gripado não descansar, a doença pode até complicar com pneumonia, naso faringite ou otite. Por isto mesmo o médico precisa ser consultado em toda gripe, sobretudo quando houver forte sensação de fraqueza e febre alta.
Evitar a automedicação, especialmente quando a Dengue passa a ser endêmica também é uma boa recomendação, e importante é usar o bom senso e não desistir de reagir contra a doença, mesmo com todos os incômodos, quando neste sentido, a atividade física leve pode ser útil.
O artigo original você pode ler clicando aqui.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Imagem da semana


A bordo da Estação Espacial Internacional as luzes do rio Nilo e seu delta, formam a imagem de uma flor com uma haste longa a sudeste do Mar Mediterrâneo.
A área metropolitana do Cairo forma uma base particularmente brilhante da flor. As pequenas cidades no delta do Nilo são difíceis de serem vistas em meio à densa vegetação agrícola durante o dia. No entanto, estas áreas de assentamento e as estradas de ligação entre eles se tornam claramente visíveis à noite. Da mesma forma, as regiões urbanizadas e infra-estrutura ao longo do rio Nilo se tornam aparente, formando a haste da flor.
Dispersas nuvens cinza-azuladas cobrem o Mar Mediterrâneo e o Sinai, enquanto grande parte do nordeste da África é livre de nuvens. A banda fina, amarelada rastreando a curvatura da Terra, na parte superior da imagem corresponde a aero luminescência, uma banda fraca de emissão de luz que resulta da interação dos átomos da atmosfera e as moléculas com a radiação solar a uma altitude de cerca de 100 km.
A foto tirada por um dos astronautas da tripulação da Expedição 25, em 28 de outubro de 2010, com uma câmera digital Nikon D3S usando uma lente de 16 mm.
Crédito da imagem: NASA

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Diagnóstico de infarto agudo do miocárdio à distância


Point of Care Test (POCT), será o nome de um audacioso projeto que a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai implantar para identificar à distância pacientes com síndrome coronária aguda que dão entrada nos  hospitais e prontos-socorros no estado.
Baseado, nos níveis de troponina, é um marcador de necrose, usado para diagnosticar angina instável ou infarto do miocárdio, com excelente especificidade.
Desta forma o POCT funcionará como um “teste portátil de laboratório”, baseado em um leitor semelhante às maquinas que lêem nossos cartões de crédito, que terão no lugar do leitor magnético, um cartucho descartável para ser introduzida a amostra de sangue.
Uma das vantagens do teste é que com apenas uma picada no dedo será possível conseguir a quantidade de sangue suficiente para verificar o nível de troponina, além de ser extremamente ágil no resultado, espera-se a resposta em torno de 10 minutos, o que é outro diferencial a ser considerado, pois permite um diagnóstico bastante rápido e preciso.
O teste será transmitido, junto com o eletrocardiograma, por sinal de telefonia celular ao Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, onde cardiologistas de plantão farão o diagnóstico.
Três hospitais da rede estadual participarão do projeto piloto, e a meta é expandir progressivamente o sistema para todas as unidades que têm atendimento de urgência, com o objetivo de diminuir a mortalidade por infarto agudo do miocárdio.
Idealizado pela divisão de Bioengenharia do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, sob coordenação do engenheiro Cantídio de Moura Campos Neto, o serviço utiliza sinal de telefonia celular para encaminhar o exame à central de laudos e daí à unidade solicitante, em um período médio estimado de 20 minutos.
O projeto é inédito em nosso meio, não só pela tecnologia utilizada, como também por sua abrangência. Entretanto tecnologia semelhante, com varias outras utilidades, usando a mesma sigla POCT, encontramos em vários lugares, como no Manchester Children’s University Hospitals, no Reino Unido, ou na Duke University Health System, em Durham North Carolina, USA e a empresa americana Radiometer, que negocia soluções deste tipo. Vale à pena dar uma olhada nestes links.
O serviço de tele-eletrocardiograma conta com uma equipe especializada de 14 cardiologistas e funciona 24 horas por dia. Em todo o estado, já são 75 hospitais, ambulatórios e postos de saúde integrados à Central de Laudos do Instituto Dante Pazzanese, e em 2010 mais de 170 mil exames foram realizados por esse sistema.
Detalhes podem ser obtidos clicando aqui ou no site da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Imagem da semana


Sunken Ship, Key Largo, Florida
Photograph by David Doubilet, National Geographic

Afundado intencionalmente em 1987 para criar um recife artificial de 36 metros de profundidade, o navio da Guarda Costeira dos EUA Cutter Duane atrai mergulhadores de todo o mundo, pela vida que criou em torno de si.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Imagem da semana


Em 29 de março de 2011, a Messenger capturou esta imagem histórica de Mercúrio. Foi a primeira obtida a partir de uma nave espacial em órbita do planeta, e durante as seis horas subseqüentes, a Messenger adquiriu mais 363 imagens antes de começar a enviá-las para a Terra.
Image Credit: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Imagem para não ser esquecida.


A operação militar que terminou com a morte do líder da rede terrorista Al-Qaeda, Osama Bin Laden, foi assistida pelo presidente dos EUA, Barack Obama, e por alguns membros do governo da Casa Branca.
A ação foi transmitida para uma sala na sede do governo americano, a mais de 11 mil quilômetros de onde foi realizada, em Abbottabad, no norte do Paquistão.
De acordo com John Brennan, um dos principais conselheiros de segurança antiterror do presidente, Obama: "assistimos ao progresso da operação em tempo real, do início ao recolhimento dos restos mortais, sendo que conseguimos ter atualizações regulares para assegurar que víamos tudo como estava acontecendo”.
Foto: Pete Souza/Casa Branca/REUTERS.
Fonte: O Estado de São Paulo, 03 de maio de 2011.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Imagem da semana


Nos Estados Unidos em 2004, a cada 20 minutos era erguida uma nova casa durante o surto da construção civil que tomou conta de todo o país. A conseqüência foi uma “bolha” que acabou explodindo e provocando a crise financeira internacional em 2008, que em alguns países ainda não chegou ao fim.
Em Las Vegas e seus subúrbios, como o de Henderson, o modo de vida americano, com carros pouco eficientes e casas enormes que dependem de muita eletricidade, contribui para o apetite energético do país, cuja emissão de carbono é quatro vezes maior que a média mundial.