Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Envelhecimento, alimentação e exercício físico

É sabido que muitas pessoas após uma certa idade, por preguiça ou por querer emagrecer começam a se alimentar de forma inadequada muitas vezes levando a conseqüências desastrosas do ponto de vista nutricional e de saúde.
A idéia e alertar esta população para os riscos de uma alimentação inadequada, quando o objetivo é emagrecer.
Esta proposição induz a uma restrição calórica, que na pessoa com mais de 60 anos provoca sem dúvida perda de peso, porém por perda de gordura e massa muscular o que vem trazer a curto e médio prazo, grandes prejuízos. Este tipo de problema é facilmente resolvido com a associação de exercícios físicos programados o que fará com que o paciente perca peso à custa de gordura e até mesmo aumentando sua massa muscular.
A partir dos 40 anos de idade o organismo tende a trocar massa muscular por tecido adiposo, intensificando esta troca depois dos 60 anos.
Concomitantemente a perda de massa mineral óssea atinge tanto homens quanto mulheres, porém ocorre mais precocemente nestas últimas, iniciando por volta dos 45 anos, também muito beneficiada pela prática de exercícios físicos.
A deteriorização do aparelho locomotor pode trazer problemas muito sérios, sendo que não é raro observarmos idosos sem doenças graves, com limitações de mobilidade praticamente não conseguirem se locomover por serem simplemente sedentários.
A forma mais eficiente e natural para manter a vitalidade do aparelho locomotor é a prática de exercícios físicos adequados e orientados por profissional da área, que vai prescrever exercícios aeróbicos e de resistência com objetivo de manter ou recuperar massa muscular, óssea, problemas de memória, concentração, equilíbrio, atenção e até mesmo transtornos psicológicos. É evidente que uma avaliação médica preliminar é obrigatória e vai estabelecer os limites, que são sempre individuais.
As questões referentes a alimentação, dieta, medicamentos e outros, foram comentadas no post de 16 de janeiro de 2009.
Continuamos semana que vem...

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Parabéns São Paulo, estou de olho no seu V Centenário

Há tempos vinha ensaiando contar esta história, que também pode ser um sonho, uma ficção ou um delírio, como queiram. Porém não deixa de ser um projeto e como tal estou precisando me organizar para 2054.
Tudo começou em janeiro de 1954 quando a cidade de São Paulo preparava-se para comemorar seu IV Centenário. Jânio Quadros, então Prefeito esmerava-se nos últimos preparativos para a “festa do século” que na verdade reunia quase uma semana de comemorações com todos os tipos de atividades artísticas, sociais e culturais, comandada por Francisco Matarazzo Sobrinho (Ciccilo Matarazzo) Presidente da Comissão do IV Centenário, nomeada em 1951 pelo Governador Lucas Nogueira Garcez e com seu ponto alto exatamente no dia 25 de Janeiro com a entrega, para a população, de um grande presente construído especialmente para esta data:
O Parque do Ibirapuera.
É exatamente isto aí, para aqueles que não sabem, o Parque do Ibirapuera projetado por Oscar Niemayer, Ícaro de Castro Mello, Burle Max entre outros, quase exatamente como ele é hoje, foi o presente que São Paulo ganhou pelos seus 400 anos, e exatamente neste parque aconteceram os pontos altos das festividades durante a tarde ensolarada daquele feriado, uma segunda feira, encerrando-se já altas horas da madrugada do dia 26, com a inesquecível “chuva de prata”. Pois é, quem viu viu, quem não viu tem que se contentar com alguns poucos filmes que existem por aí.
Tenho e guardo como relíquias algumas recordações desta festa inesquecível.
Ainda muito menino, lembro-me com detalhes destes dias, mesmo porque a década de 50 foi inesquecível para todos nós que vivemos a época.
O tempo foi caminhando e os fatos marcantes desta cidade e do mundo foram sendo construídos no seu devido tempo. Na história em questão vamos passar por alguns acontecimentos mais relevantes:
1954 - Getúlio Vargas, presidente do Brasil, suicida-se com um tiro no coração.
1955 - No Alabama, Rosa Parks recusa-se a ceder seu lugar num ônibus a um branco.
1956 - Início do sucesso mundial de Elvis Presley.
1957 - Lançado o Sputnik.
1958 - O submarino Nautilus atravessa o Pólo Norte.
1959 - Início da Revolução Cubana.
1960 - Inaugurada Brasília e o Estádio do Morumbi.
1961 - Empossado o Presidente John F. Kennedy.
1962 - Morre Marilyn Monroe, lançado 1º disco dos Beatles.
1963 – Assassinato de John F. Kennedy.
1964 - Revolução de 31 de março.
1965 - Início da Guerra do Vietnã.
1966 - Morre Walt Disney.
1967 - Primeiro Transplante de coração no mundo.
1968 - “O ano que não terminou", assassinados Martin Luther King e Robert Kennedy. No Brasil foi instituido o AI-5 pelo então Presidente Costa e Silva.
1969 - O Dr. Leonardo, médico recém formado assiste a Apollo 11 levar o primeiro Homem a Lua
Os anos foram passando, ou melhor, voando e chegamos ao fim do século, aproximávamos do bug do milênio, entramos no século XXI e nada aconteceu!, ano de 2000, inacreditável! Como se escreve dois mil? E cadê o 1900?...
E São Paulo em 2004 fará 450 anos!
Estamos a 50 anos da chuva de prata, da inauguração do Ibirapuera e...
Será nostalgia o que sinto? São Paulo com 50 anos a mais ou estes a mais são meus?
A data se aproxima e temos Dna. Marta prefeita; o Obelisco do Ibirapuera, que teoricamente está sendo restaurado, está abandonado, não está pronto, ou pior não vai ficar pronto, talvez tenha que ser demolido! como assim???; Demolido, um total descaso com este monumento que guarda nossos heróis da Revolução de 1932.
Caminhando aos tropeços chegamos ao domingo 25 de Janeiro de 2004. Uma semana antes começaram as comemorações sem nenhuma expressão ou sentimento.
O nosso Parque que também fazia 50 anos ganhou de presente uma fonte luminosa e foi palco de um concerto sinfônico que talvez tenha sido o melhor do seu aniversário.
Movido pelo sentimento de tristeza e indignação pela festa que não houve, surgiu a idéia de estar presente nas festividades do V Centenário, e que foi o ponto de partida do
Projeto São Paulo 2054.
Mas será que esta idéia é viável, não estarei sendo insensato? Em 2054 serei um Homem mais que centenário isto não é um delírio? Não, não é não! Os necrológios estão repletos de pessoas que estão morrendo com mais de 90 anos. Recentemente lemos nos jornais a notícia da morte do atleta Olímpico e ator Herman Brix, aos 100 anos de idade, que viveu nas telas o “Tarzan” em 1935 e Dercy Gonçalves que aos 101 anos estava mais viva do que muitos. Porque então daqui a 45 anos não será possível morrer com 110, 120 ou 130 anos?
Antigamente o homem morria aos 60 anos simplesmente porque tinha chegado a hora de morrer; hoje morrer aos 60 diz-se que o cidadão morreu muito cedo. Ora, a Medicina está evoluindo rapidamente, conquistas espetaculares no diagnóstico, no tratamento e especialmente na prevenção das doenças. O médico já começou a entender como “economizar” o coração, como cuidar dos seus neurônios, dos seus ossos, músculos, articulações e ligamentos. Está aprendendo a se alimentar, já descobriu que stress não é status; está começando a se intrometer na nossa intimidade, no nosso código genético. É isto aí, estou convencido, é possível! Não estou delirando. Estou me programando, vamos em frente.
Assim sendo...
O objetivo do Projeto é agrupar e levar para assistir as festividades do V Centenário de São Paulo, 42 pessoas escolhidas segundo os critérios e condições, a saber:
1 - Todas as pessoas irão sentadas confortavelmente em um ônibus. (aliás, 42 é a lotação de um ônibus, e o chofer deve estar nascendo por agora...).
2 - Todas deverão ter assistido ao IV Centenário de São Paulo, o que vale dizer que terão mais de 100 anos de idade.
3 - Devem estar lúcidas, orientadas no tempo e no espaço, ouvindo, enxergando e andando com alguma desenvoltura.
4 - Haverá uma contribuição a ser feita com a devida antecedência, para cobrir as despesas pertinentes.
5 - As comemorações terão a duração de uma semana com início na 2ª feira dia 19 e encerrando-se na 2ª feira 26 de Janeiro de 2054.
6 - Durante este período os participantes estarão acomodados em Hotel que será no momento oportuno escolhido, em quartos individuais, sem direto a qualquer tipo de acompanhante. As refeições estarão incluídas na diária, que, entretanto, não poderá ser especial, ou dieta, muito menos papinha.
7 - A escolha dos participantes será feita levando em consideração as probabilidades de que os mesmos estejam nas condições exigidas para a data prevista do evento.
8 - Para tanto os pretendentes deverão estar, no ato da inscrição, absolutamente saudáveis, alimentar-se de forma adequada, praticar exercícios físicos diariamente, inclusive equilíbrio, exercitar sua mente a todo instante, de preferência trabalhando.
9 - Submeter-se a exames médicos periódicos conforme cronograma a ser fornecido.
10 - O pretendente não poderá se utilizar dos privilégios que a lei oferece aos idosos, pois ele não deve se considerar como tal, uma vez que hoje em dia idoso é sinônimo de velho, desusado, antiquado, obsoleto, senil, e eles não podem sentir-se como tal.
11- Não serão admitidas no projeto pessoas que estiverem morando em “asilos” ou similares, por caracterizar status de abandono e conseqüente isolamento da sociedade, o que por si só já desqualifica para participar de evento de tamanha importância.
12 - Os casos omissos e os que no momento não podem ser definidos por condições óbvias, serão no tempo oportuno divulgados.
Para atender aos itens 7, 8 e 9 será escolhida uma “Empresa” de Saúde que se responsabilizará em levar a bom termo a escolha e os cuidados preventivos da saúde dos inscritos, bem como a assistência durante o evento, por um grupo multidisciplinar, a ser definido.
Estaremos nos preparando para festejar o V Centenário em grande estilo, com várias comemorações sendo uma delas um concurso revelando e reconhecendo uma infinidade de potenciais artísticos, como artes plásticas, fotografia e literário versando sobre o V Centenário comparado com o IV. Detalhes serão posteriormente publicados, porém já se sabe que o premio será uma caixa com três garrafas de água mineral.
E nesta festa, esta história será contada, para mostrar como um sonho pode se tornar realidade.
Quem viver verá e eu estarei lá.
Pré inscrições podem ser feitas logo aí abaixo, nos Comentários

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Quer emagrecer? então leia...

Neste começo de ano é muito comum as pessoas planejarem metas para serem cumpridas, para resolver questões que há tempo vem atrapalhando ou incomodando no seu dia a dia e o início do ano costuma se apresentar propício para estas ações. A perda de peso está na lista de inúmeras pessoas.
Se você está querendo perder peso não perca tempo buscando dietas ou soluções milagrosas. Você somente vai emagrecer se usar o mesmo método que usou para engordar, ou seja, você foi sem vergonha ou então perdeu a vergonha,(estou partindo do princípio que você não tem nenhuma doença que cause obesidade). Pois então o único método infalível para perder peso é voltar a ter vergonha e reaprender a comer, ou melhor, reconstruir um estilo de vida.
Remédio para emagrecer?
Qual foi o remédio que você tomou para engordar?
Pois é, não faz sentido tomar qualquer medicamento para emagrecer.
Qual é a lógica em tomar um medicamento para aumentar o metabolismo e conseqüentemente perder alguns quilos às custas de uma doença provocada, com vários efeitos colaterais?
Ou um medicamento que tira o apetite, que é um dos melhores indicadores de saúde em qualquer idade da vida?
Intervenções cirúrgicas para perder peso?
Também não faz sentido. Reduzir o volume do estômago para comer menos ou retirar um pedaço do intestino para provocar diarréia é tentar resolver um problema, criando outros talvez mais graves e complexos que a própria obesidade.
Vamos deixar claro a boa indicação de algumas intervenções para casos especialíssimos em que a obesidade passa a ser risco de morte.
A História da Medicina já mostrou grandes equívocos que foram cometidos quando se retiravam órgãos sem sequer saber para que eles existiam. Na década de 50-60 a retirada das amígdalas acontecia praticamente na primeira ou até mesmo sem infecção, desde que a criança não tivesse um bom desenvolvimento, e já que vai operar uma criança porque não operar seu irmãozinho?. A retirada do apêndice muitas vezes acontecia para aproveitar um outro ato cirúrgico, pois a “a barriga já estava aberta”.
Mais recentemente retiramos uma veia da perna para substituir uma artéria do coração (ponte de safena); isto é um desrespeito anatômico, ou melhor um “quebra galho” na falta de algo melhor, que evidentemente tem os seus méritos.
Imagine então as mutilações de órgãos que hoje em dia estão propondo e fazendo e que seguramente entrarão dentro de algumas décadas como novos exemplos de equívocos médicos cometidos.
Aliás, dieta do ponto de vista médico, por definição é algo que tem momento para começar e terminar. Por exemplo, se você tem uma infecção intestinal você poderá receber do seu médico uma dieta como esta:
1º dia: jejum.
2º dia: chá e torradas.
3º dia: caldo de galinha magro com arroz e batatas bem cozidos, bolacha aqua e sal.
4º dia: alimentos sem resíduos bem cozidos, sem temperos fortes e em pequena quantidade, varias vezes por dia.
5º dia: após funcionar o intestino, volte progressivamente a alimentação normal.
Como você vê isto sim é uma dieta, que começou no dia 1º e terminou do dia 5º ou 6º e resolveu o seu problema juntamente com alguma medicação, pois era uma situação aguda. É bem possível que nestes dias você tenha perdido alguns “quilinhos”, mas esta perda foi secundária e como conseqüência da doença em questão. Para manter um ritmo fisiológico de emagrecimento a dieta não vai servir para nada, pois mais uma vez ela tem dia para começar e terminar e faz parte de um tratamento médico para uma determinada enfermidade. É verdade que algumas dietas são estabelecidas para longos períodos ou para toda a vida como dieta para Insuficiência renal crônica, para diabetes, etc, mas este não é o nosso foco.
Se você digitar “dieta” no Google, por exemplo, você vai ter mais de 9 milhões de referências, que provavelmente pouquíssimas tem algum respaldo científico ou coerência médica, mas este número é expressivo para mostrar o tamanho do problema e quanto as pessoas buscam soluções. O que você precisa é reorganizar a sua vida como um todo e a alimentação é apenas um dos aspectos. Muitas pessoas acabam precisando de ajuda multidisciplinar de nutricionista, médico, psicólogo, profissional de educação física e outros. E é exatamente por isto que já estamos vendo nas grandes cidades empresas que põem a disposição dos interessados todas estas necessidades.
Apesar de não ser um especialista no assunto, o fato de ser cardiologista fez com que durante toda a minha vida eu lutasse contra a obesidade dos meus pacientes cardiopatas pois obesidade e cardiopatia é uma dupla explosiva. Assim sendo, este post traduz apenas o meu aprendizado e as minhas convicções.
Gostaria de comentários.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Sedentarismo

Aqueles que leram o meu post de 06/11/2008 entenderam porque eu não sou uma pessoa sedentária.
A questão da prática de exercícios físicos é complexa e depende de vários fatores, porém o principal deles é a vontade de querer fazer.
O Criador do Universo construiu o Ser Humano para se exercitar, nunca para ser sedentário, e às necessidades básicas que norteiam a nossa vida como comer, beber, dormir etc acrescenta-se a atividade física.
Assim sendo, nós precisamos incorporar à nossa rotina do dia a dia uma atividade física competente para suprir as necessidades básicas e anular os efeitos danosos do elevador, automóvel, controle remoto e outros mais. Atividade física não quer dizer exercício físico, mas sim adequado gasto calórico diário.
O assunto é muito extenso, complexo, mistura-se com a questão alimentar e não pode ser tratado num único post, motivo pelo qual estarei abordando-o em pequenas doses.
Para introduzir o assunto quero deixar para reflexão as primeiras citações da Medicina com relação ao exercício físico.
A medicina chinesa reconheceu os benefícios do exercício para a saúde por intermédio do Imperador Amarelo Huang-Di que viveu em torno de 2600 a.C.
A ele é atribuída a autoria de Nei Ching (o livro do Imperador Amarelo) , onde consta a citação: “O corpo precisa de exercício, só que não deve ser ao ponto da exaustão. O exercício expele o ar viciado do organismo, melhora a livre circulação do sangue e afasta a doença. Os degraus da porta sempre usados jamais apodrecem. É por isso, que se praticam os movimentos... para evitar a velhice”
O que você acha?

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Acredite se quiser, você é o 405

Acreditação.
Esta é uma palavra que está circulando em todos os hospitais das nossas grandes cidades.
Existe uma idéia em fase de formação que o processo de Acreditação (ou Certificação) de um Hospital promove melhorias em toda sua infra-estrutura, e em todas as áreas da Instituição inclusive nos seus processos clínicos e administrativos, como por exemplo, a avaliação da segurança do ambiente hospitalar, manutenção de equipamentos, treinamento dos seus médicos e funcionários, gerenciamento e segurança das informações, análise crítica dos indicadores de qualidade, entre outros.
Mas o trabalho não termina com a certificação. Pelo contrário, os esforços continuam para manter o padrão de qualidade conquistado. O Hospital segue mobilizado para manter a excelência assistencial e organizacional, a fim de buscar a re-acreditação hospitalar que se dá a cada tempo diferente, dependendo da empresa de acreditação utilizada.
O que não aparece de uma forma clara e explícita em todo este projeto é a consciência de Humanização do hospital. Não existe nenhum processo descrito em qualquer empresa que se propõe à qualidade de um hospital de torná-lo mais humano ou simplesmente Humano.
Nós pacientes quando chegamos a um hospital passamos a ser um número que geralmente é o nosso registro ou o número da passagem no Hospital, eventualmente poderá ser o CPF ou qualquer outro adotado. Quando internados passamos a ser conhecidos como o “paciente do 405” ou pior ainda deixam de lado o paciente e viramos o númeral mais simples possível “405”.
Pode chamar o “405”. Vou operar o “405”. Quem vai dar anestesia no “405”? O “405” ainda não urinou. O “405” Não gostou da comida. O acompanhante do “405” é um chato. O “405” está melhor. Tire os pontos do “405”. O “405” vai embora amanhã. O “405” foi embora e preciso fechar a sua conta.
Eventualmente o “405” antes de ser internado levou seu automóvel para uma revisão ou um conserto qualquer em uma oficina autorizada que seguramente após a realização do serviço vai entrar em contato para saber com foi atendido, se gostou, quais as reclamações, o que deu certo, o que deu errado etc. Enfim será feito um trabalho para entender como foi o atendimento do seu automóvel. Isto acontece porque a oficina tem qualidade reconhecida sabe que você se importa com seu automóvel e somente vai voltar se foi bem atendido, e repare que praticamente não sabemos quem são as pessoas que trataram do seu carro.
A chance de você receber um telefonema equivalente do Hospital onde você esteve como o “405” é zero.
E porque isto acontece? Porque você é diferente do seu automóvel?
O seu automóvel tem nome, cor, data de nascimento, número de registro, como você toma banho, recebe combustível, geralmente tem seguro e oficina do convênio, tem valor publicado diariamente nos jornais e outras tantas. A diferença é que você é um Ser complexo com definições biológicas, sociais e de consciência, e conseqüentemente você pensa, raciocina e tem sentidos, o que faz com que você seja um Ser Humano.
E o respeito pelo Ser Humano está em desuso, não está mais sendo reclamado e também não faz parte da cultura das pessoas e do próprio hospital, que passou a ver você como o “negócio dele” e nada mais.
Ou seja o Hospital tem qualidade, está acreditado, mas não tem Humanidade.
Aliás o pouco que se vê de Humanidade nos hospitais vem de fora, praticado por empresas do terceiro setor, com serviços brilhantes que estão auxiliando o tratamento, geralmente focado nas crianças ou em paciente com doenças graves.
Mas o terceiro setor não tem a cara do hospital e portanto nunca estará se identificando com a Instituição e sim com o paciente e por isto eles fazem Humanização. E estas pessoas reunidas com os nomes mais diversos possíveis porém com o objetivo de levar Humanidade às pessoas fragilizadas e necessitadas, antigamente se orgulhavam de estar no Hospital A, B ou C, e hoje são estes hospitais que se orgulham de tê-los dentro de si.
Os gestores não percebem que estão terceirizando a humanização do hospital, como um departamento qualquer, que precisa dar lucro ou pelo menos não ser deficitário. Modelo medíocre, de gestão medíocre, saída da cabeça de gestores medíocres, que está se disseminando pelos nossos hospitais, inclusive nos assim chamados como de primeira linha.
Nada disto tem a ver com nível social, riqueza ou pobreza, e eu pessoalmente vivi os momentos mais carregados de alegria, emoção e satisfação da minha vida profissional de médico dentro de um hospital público, envolvendo pessoas extremamente simples.
Por tudo que foi dito o diálogo abaixo transcrito pode se dar em um Hospital de altíssima qualidade, reconhecido e acreditado como tal e povoado com profissionais qualificados para suas funções porém sem nenhum pingo de Humanidade:
“Bom dia. É da recepção?
Eu gostaria de falar com alguém que me desse informações sobre um paciente.
Queria saber se certa pessoa está melhor ou piorou.
Qual o registro do paciente?
O registro eu não sei, mas o seu nome é Alberto e está no quarto 405
Ah bom! notícias do 405.
Um momentinho, vou transferir a ligação para o setor de enfermagem.
Bom dia, sou a enfermeira encarregada. O que deseja?
Gostaria de saber as condições clínicas do paciente Alberto, do quarto 405, por favor!
Um minuto, vou localizar o médico de plantão.
Aqui é o médico plantonista. Em que posso ajudar?
Olá, doutor. Precisaria que alguém me informasse sobre a saúde de Alberto, que está internado há várias semanas no quarto 405.
Ok, meu senhor, vou consultar o prontuário do paciente. Um instante só, um minuto! Aqui está, ele se alimentou bem hoje, a pressão arterial e o pulso estão estáveis, responde bem à medicação prescrita e vai ser retirado do monitor cardíaco até amanhã. Continuando assim, o médico responsável assinará a alta em três dias.
Ah, graças a Deus! Notícia maravilhosa! Que alegria!
Pelo seu entusiasmo, deve ser alguém muito próximo, certamente da família!
Não, sou o próprio Alberto telefonando aqui do 405. É que todo mundo entra e sai deste quarto e ninguém me diz p .... nenhuma. Eu só queria saber como estou!
Obrigado".

Deixo aqui um desafio para aqueles que acham que estou equivocado, ou exagerei no tamanho da crítica.
Não vale depoimentos, elogios ou agradecimentos isolados, eu estou falando de Indicadores de Humanidade.
Tomara que eu esteja enganado, vamos, diga lá!.