Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Continuando a história da @

Em 05 de junho de 2009 escrevi um post sobre a origem histórica da arroba que além de interessante foi bastante acessado.
Ray Tomlinson, nascido no Estado de Nova york em 1941 é um engenheiro que implementou um sistema de correio eletrônico na ARPANET, em 1971. Ray era um funcionário da Bolt Beranek and Newman (BBN), empresa contratada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em 1968 para implantar a ARPANET.
Em 1971, Tomlinson começou a enviar mensagens para si mesmo e para seus colegas como brincadeira. Ele somou as funcionalidades de dois aplicativos, um deles o SNDMSG, que fazia a contração da expressão e enviava a mensagem e o Readmail, para leitura de correio.
Com o protocolo chamado CPYNET, para transferência de arquivos entre computadores conectados em rede, ao juntar os dois programas, ele conseguiu enviar uma mensagem para seus colaboradores, anunciando sua criação.
O conceito de correio eletrônico já existia e estava implementado em sistemas.
Entretanto, esse foi o primeiro sistema capaz de enviar mensagens entre diferentes nós conectados à ARPANET. Tomlinson também inovou, na medida que escolheu o símbolo @ para distinguir as mensagens destinadas às caixas de correio na máquina local das que se dirigiam à rede, por ser o símbolo que significa "at", ou seja, estar em algum lugar. Logo enviou a si próprio uma mensagem de e-mail. A BBN tinha dois computadores PDP-10 ligados entre si através da ARPANET, e a mensagem viajou através da rede entre as duas máquinas na mesma sala, em Cambridge.
Depois de se ter assegurado que o SNDMSG funcionava na rede, enviou uma mensagem aos seus colegas avisando da nova funcionalidade, com instruções para colocar um @ entre o nome do utilizador e o do seu computador. O primeiro endereço de e-mail criado foi o tomlinson@bbn-tenexa.
Em março de 1972, Ray Tomlinson escreveu o software básico de e-mail com as funções de enviar e ler, motivado pela necessidade dos desenvolvedores da ARPANET. Dois anos mais tarde, um estudo indicava que 75% de todo o tráfego de dados na ARPANET usava esse novo sistema. Tomlinson continua, ao fim de todos estes anos, na BBN, tendo trabalhado em tudo desde protocolos de redes à construção de supercomputadores

Fotografia cortesia de Dan Murphy

E foi exatamente este símbolo @, que foi "comprado" pelo departamento de arquitetura e design do Museu de Arte Moderna de Nova York para ser incorporado a seu acervo, informou a curadora sênior do museu, Paola Antonelli, em blog oficial.
Segundo a curadora, a aquisição foi baseada na percepção de que a "posse física de um objeto como requisito para sua aquisição não é mais necessária". Dessa forma, os curadores têm a liberdade de reconhecer coisas que "não podem ser tidas" por um museu, ou por serem muito grandes ou por pertencerem a todos, como o símbolo @.
Em relação ao @, Paola explica que o museu comprou "o ato de design" do símbolo como elaborado em outubro de 1971 pelo engenheiro Ray Tomlinson,
que tomou o símbolo existente para uma nova função: a de especificar a origem de uma mensagem de e-mail.A curadora conta que o @ pode ser a única peça verdadeiramente gratuita da coleção do museu, que pretende exibi-la em diferentes fontes.

Nenhum comentário: