Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O PEP e a realidade dos hospitais e das escolas médicas no Brasil.

A realidade atual dos hospitais no Brasil não permite que a tecnologia e esta especificamente do PEP seja aplicada com a facilidade que estas linhas possam transparecer.
Esta é uma questão que está evoluindo, e existem alguns hospitais, tanto no nível público como privado, que já alcançaram um nível de informatização muito avançado e não usam mais o papel. Por outro lado, há hospitais que sequer possuem um computador. O Brasil tem mais de sete mil instituições hospitalares, mas são poucas as que estão informatizadas. O desafio é muito grande. E o país está em uma fase evolutiva na qual existem cada vez mais programas que estão informatizando os processos de funcionamento de hospitais e outros, mais avançados, já no processo de informatização do atendimento clínico como um todo.
Infelizmente a atual grade curricular da imensa maioria das escolas de medicina não tem afinidade com estas tecnologias, e, portanto temos um longo caminho de melhorias no ensino médico, pois existem poucas universidades que têm na sua graduação de medicina uma disciplina de informática em saúde. Quando existe, ela é optativa. Às vezes, o médico não se atenta para a importância que a informática tem em sua formação.
A própria formação em especialização e pós graduação deixa a desejar, de forma tal que a condição do profissional da saúde, especialmente o médico que se dedica ao estudo da Tecnologia da Informação não é reconhecido, não só pelo mercado, como também como uma especialização regulamentada.
Tente procurar na Internet uma posição de trabalho para médico especialista em tecnologia da Informação em saúde. Você não vai encontrar!

A influencia da informática no dia a dia do médico

Estas novas tecnologias têm que ser tratadas com o devido cuidado, pois se não usadas adequadamente, podem afetar a relação médico- paciente, e por isto mesmo já sabemos quais os cuidados que devem ser tomados.
O médico precisa ter cuidado no uso do computador na hora da consulta. Bem utilizada, a tecnologia ajuda o médico a ter um sistema mais adequado para se aproximar do paciente, não sendo um problema, mas sim, como um desafio que precisa ser aperfeiçoado.
Na verdade são indiscutíveis as vantagens que a informatização traz ao cotidiano dos profissionais de saúde.
A tecnologia ajuda numa série de objetivos, como obter informação sobre o paciente de forma muito mais rápida, e disponível no momento em que ela é necessária. Ajuda o medico a se atualizar por meio da educação à distância, e toda a informação que o médico obtém na internet é útil no seu relacionamento com o paciente, e na troca de informação. O médico atualmente se vê diante de um paciente muito melhor informado e a tecnologia tem ajudado nesse sentido. Existem softwares avançados, nos quais o denominado Sistema de Apoio à Decisão auxilia o médico na busca de um diagnóstico e da melhor decisão clínica. Mas nada substitui o médico, o olhar clínico, a palpação, a ausculta e sua proximidade com o paciente. O que a gente quer, ao incentivar o uso das ferramentas da informação, é que se possa aprimorar a relação entre o médico e o paciente, com o auxilio da tecnologia.

Nenhum comentário: