Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Imagem da semana

Está cada vez mais complicado viver no planeta Terra!

O Satélite Geoestacionário GOES-13 capturou esta imagem em 30 de agosto (1:45 p.m. EDT), do furacão Danielle no Atlântico Norte (topo ao centro), o furacão Earl com seu olho próximo as Ilhas Leeward no Caribe (inferior esquerdo) e uma depressão tropical em desenvolvimento nível 8, ainda sem nome (inferior direito).
Image Credit: NASA GOES Project

Os asteróides que rondam a Terra

Concomitantemente a NASA publicou a foto abaixo com todos os asteroides descobertos até hoje, sendo que em vermelho estão os que cruzam a órbita da Terra. Esta foto tem origem em um vídeo de animação feito com dados de observatórios e de astrônomos amadores mostrando a localização de todos os asteróides conhecidos no sistema solar, sendo que a compilação foi feita pelo Observatório Lowell.

O vídeo começa no ano de 1980 e vai aumentando o número de pontos conforme os anos passam e novas descobertas são feitas. Os dois números à esquerda representam o ano e o número de asteróides descobertos, respectivamente. No ano de 2010, a contagem dos corpos celestes fica em 530091.
Os novos asteróides aparecem piscando em branco e parecem “seguir “a rotação da Terra; eles então adquirem uma cor que indica sua proximidade: aqueles que cruzam a órbita do nosso planeta aparecem em vermelho, outros que chegam menos perto (1,3 vezes a distância do Sol à Terra) são amarelos; todos os outros, mais distantes, aparecem em verde.
A NASA possui um programa de monitoramento chamado Near Earth Object que, como o próprio nome diz, rastreia todos os objetos já detectados próximos à Terra. Não deixe de ver o vídeo.

Nenhum comentário: