Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Dia do médico


Neste 18 de outubro comemora se mais um triste dia do médico.
Em tempos passados este era um dia alegre, de cumprimentos, agradecimentos manifestações de carinho e gratidão, sempre com muito trabalho, e até mesmo em alguns lugares, agradáveis festas. Aos poucos este dia foi sendo substituído por cartões, mensagens despersonalizadas, brindes ridículos, lembranças que não além de não trazer nenhuma boa lembrança ainda são manifestações de desprezo e hostilidade.
Desde a década de 80 que o médico assumiu a condição de “operário da saúde”, ficando a mercê do interesse do capital no que diz respeito à remuneração pelo seu trabalho.
As entidades de classe são inoperantes, pois muitos dos seus dirigentes estão preocupados com suas carreiras dentro da vida política municipal, estadual e federal e estão se esquecendo de suas obrigações primeiras com seus pares por quem foram eleitos, para se dedicar as necessidades do médico e da medicina.
Para completar o quadro ridículo a esta manifestação vieram se juntar instituições de saúde como hospitais que antigamente eram a segunda casa (ou talvez a primeira) do médico e hoje foram transformados num negócio, “business”, explorado pelos seus médicos operários e patrocinados pela indústria de equipamentos, farmacêutica, e outras mais.
Às vezes em momentos de indignação, o médico convocado por entidades de classe, resolve fazer uma passeata (e interditar a Av. Paulista) reivindicando aumento da sua consulta de trinta e poucos para quarenta e poucos reais. Ora, isto tudo sempre me pareceu tão ridículo que todas as vezes que tentei escrever sobre o assunto, uma dose de indignação sempre comprometeu a coerência e a lucidez da pretensa escrita. Então desisti.
O lado cruel e sensível deste assunto voltou a minha mente, em mais este aniversário, pois como numa ferida aberta, possivelmente pelas fontes pagadoras e infelizmente até mesmo instituições de saúde consideradas tradicionais o que reproduz o conflito entre a necessidade e a vontade de querer ajudar os outros.
No serviço público a situação não é diferente e constatamos que a diferença salarial inicial entre servidores de um mesmo poder público como um delegado da Polícia Federal e um médico da Seguridade Social é de 445,80%.
Com estes dados cujo objetivo não era escrever um post, mas apenas deixar um lamento, e um alerta para as novas gerações, fica fácil e entender a carência e a má qualidade dos médicos atuando no serviço público de uma forma geral.
Claro que isso não explica ou justifica o desrespeito e a irresponsabilidade do referido profissional.
De qualquer forma quero destacar alguns pontos que estão mencionados no jornal do CFM em seu nº 188 de setembro de 2010, ano XXV, na matéria "Alerta pela valorização da medicina".

1- Valorizar a medicina e a assistência em saúde no Brasil
2- Lutar em busca de maior reconhecimento para o trabalho realizado por cerca de 350 mil profissionais em todo o país.
3- É fundamental que a sociedade faça profunda reflexão sobre o papel da medicina e da atenção atribuída à saúde pelos gestores públicos e privados.
4- A missão do médico é cuidar, salvar vidas, mas é preciso que lhe sejam asseguradas as condições para que atinja suas metas.
5- Reconhecimento, respeito e condições de trabalhar pela saúde de todos.
6- Os profissionais da medicina exigem a adoção de medidas que beneficiem a todos, sobretudo os pacientes e seus familiares. Eles merecem o melhor e este melhor significa acesso à estrutura de atendimento, com profissionais bem treinados e remunerados.

4 comentários:

Anunciação disse...

Apesar de tudo,valeu professor.É sempre bom saber que não se está sozinho porque é assim que sempre me sinto apesar de pagar anuidades compativeis com o chamado primeiro mundo.

Anônimo disse...

senhores da covardia com pacientes fragilizados....

Anônimo disse...

Trate os pacientes dos seus consultórios da mesma forma que vocês tratam os da FHDF...

Anônimo disse...

Esse dinheiro que vocês recebem nos seus consultórios dos pacientes da Fundação Hospitalar pelo descaso para com os mesmos na Fundação ,é amaldiçoado ok,pois o mesmo é fruto de injustiça para com os necessitados...