Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Infraestrutura de TI para implementação de um PEP ou S-RES

As comunidades que se relacionam com as questões de TI em saúde estão preocupadas com a certificação dos sistemas e já existe uma sinalização da necessidade da certificação dos profissionais de informática em saúde. Mas esta discussão deve abranger também recomendações de infra-estrutura que são necessárias para que os sistemas funcionem de acordo com o esperado.
Essas questões são importantes para criar uma padronização da estrutura mínima, baseada na estrutura do software. O raciocínio inverso também poderia ser aplicado, de forma tal a que poderemos passar a cobrar das empresas de softwares que desenvolvam soluções baseados na infra-estrutura conhecida, evitando eventuais necessidades de supercomputadores ou de infra-estrutura altamente complexas. É preciso ter em mente evitar que sistemas exijam estruturas super dimensionadas, exigência que via de regra só é posta após a compra do sistema e implica em despesas altíssimas por parte do contratante, que muitas vezes não está preparado para arcar com esse tipo de investimento.
Seria interessante, por exemplo, estabelecer a infra-estrutura necessária para manter um S-RES em Instituições de Saúde. Qual a infraestrutura mínima correta, inclusive configuração de equipamentos. Qual a abrangência desta infra estrutura. Quais os setores devem estar equipados obrigatoriamente. Qual o padrão de cabeamento para os centros cirúrgicos, por exemplo, Quais as metodologias de atendimento do pessoal de suporte. Seguir a ITIL é uma boa solução?
Entretanto sabemos que as questões de tecnologia são muito dinâmicas e a resposta não é simples e pode estar na dependência de variáveis como o tamanho da Instituição, a quantidade e dos tipos de atendimentos realizados, a política de gestão, as aplicações utilizadas e a disponibilidade de recursos financeiros para investimento.
No nível governamental existe um projeto que pretende reestruturar toda infraestrutura dos Hospitais Universitários Federais, com novos Servidores, Estações de trabalho, Rede Estruturada e etc., inclusive prevê a adoção de práticas de Governança de TI, como ITIL, Cobit, PmBok e outros, que podem servir de referência para outras Instituições de Saúde.
Portanto, já existe uma iniciativa no intuito de estabelecer padrões ou recomendações para a infraestrutura de TI nas Instituições de Saúde em nível de governo, mas ainda falta muito para se alcançar um nível de maturidade satisfatório.
Em termos de certificação de software pelo CFM/SBIS, penso que uma instituição que vá implementar um software certificado, deveria passar por uma homologação do ambiente em que está sendo rodado, pois todas as qualidades do sistema podem ser comprometidas se o ambiente for inadequado, o que infelizmente não é raro. Uma aplicação submetida a uma infraestrutura inadequada não irá proporcionar os resultados esperados e podem resultar em uma decepção em todos os sentidos. Todas as questões de segurança da informação discutidas durante a evolução de um S-RES ou PEP podem estar comprometidas se a infra-estrutura não for adequada, tendo que se levar em consideração também a redundância de energia, de armazenamento, de link de internet, backup eficientes para vários discos, criptografia da base etc. e é preciso que se diga que estas práticas, políticas e ações dependem muito mais da instituição, do que do sistema ou do desenvolvedor do RES.
Uma passada rápida nos quesitos de infra-estrutura de qualquer empresa de bom nível passa por avaliação de servidores, storage, comunicação de dados, voz e vídeo (equipamentos e meios de comunicação - cabo/wireless), impressoras, leitores de código de barras, de cartões e biometria, dispositivos clínicos, totens, displays, energia, hidráulica, iluminação, climatização, mobília, controle de acesso físico, segurança patrimonial, ambientalização, decoração, o que mostra bem a complexidade do assunto.
É preciso levar em consideração que a necessidade de interoperabilidade, portabilidade e mobilidade dos sistemas de saúde estarão no mercado rodando em plataformas móveis, vejam que até é possível o software rodar todo em um telefone celular ou tablet PC e outros similares o que envolve multiplataformase alguns deles já rompem barreiras de processamento de alguns computadores tradicionais.
Portanto não adianta uma Instituição de Saúde, simplesmente adquirir um S-RES certificado, se não há garantia que o sistema funcionará bem na infra-estrutura existente, portanto a homologação do ambiente com identificação das funcionalidades que a aplicação demanda, seguida de recomendação adequada para o sistema que será implantado.

3 comentários:

Dra Leandra Carneiro disse...

Interesantíssima sua posição! Gostei tanto que republiquei lá no blog: http://timedicina.blogspot.com/2011/01/infraestrutura-de-ti-para-implementacao.html

Leonardo Alves disse...

Olá,
Acho que a necessidade de estrutura de TI torna-se irrelevante quando estamos visibilizando um futuro em que tudo roda/processa em um navegador de internet...
A estrutura necessária é o Mozzila, o Chrome, IE, Safari, etc. Só!
Mas recoheço que sua preocupação é bem-vinda, pois a grande maioria das empresas vendem um sistema e depois o sistema "exige" uma infraestrutura de TI...

Mas isso é ou deveria ser coisa do passado... A empresa de software tem que exigir um navegador de internet, nada mais. O que passar disso, é caro e se tornará obsoleto, se já não está.

Para quem deseja comprar um software, invista somente em um navegador de internet. Para quem quiser vender um software, exija somente um navegador de internet. Até a Microsoft está mudando o Office para a web, para a nuvem...

Toda a estrutura necessária será ofertada e cobrada pelo produtor do software, já imbutida no preço.

Já nos acostumamos a não necessitar de estrutura... usamos o Gmaio, armazenamos arquivos no PicassaOnline, no Hotmail.. Acessamos o banco pela web e nos é exigido somente um Navegador padrão.

A exigência de estrutura de TI é contra-mão, na minha opinião.

Leonardo Alves
www.MeuProntuario.net
Prontuario online

Leonardo Diamante disse...

Olá Xará!

Você tem toda razão. Entretanto a matéria que escrevi refere-se a nossa realidade do dia a dia, que está muito distante das nuvens.

Abraço

Leonardo