Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Nano marca-passo


O engenheiro eletrônico colombiano Jorge Reynolds Pombo deixou seu nome gravado na história da medicina com a invenção do primeiro marca-passo de eletrodos internos, em 1958.
O marca passo na época pesava quase 50 kg e precisava da energia de uma bateria de automóvel para funcionar.
Em 19 de agosto passado, durante o 4º Salão de Inventores e Alta Tecnologia em Medellín, na Colômbia, Reynolds anunciou o lançamento de um dispositivo que mede um terço de um grão de arroz e que funciona sem bateria, como sendo o Nano marca-passo.
Reynolds disse que o dispositivo foi um trabalho de 11 anos do grupo de pesquisa “Acompanhamento do Coração Via Satélite”, ligado ao governo da Colômbia e conta com o apoio do Instituto de Tecnologia de Taiwan e varias universidades dos Estados Unidos e de alguns países europeus.
O instituto taiwanês foi o responsável pela fabricação do dispositivo, e de sua miniaturização, feita em grau extremo.
O nano marca-passo, segundo seu criador, poderá ser implantado facilmente em uma cirurgia ambulatorial e com a grande vantagem de não usar baterias, pois a energia necessária para seu funcionamento será gerada pelas contrações do próprio coração.
Por meio de uma conexão wireless, por RFID, é possível que o aparelho envie seus dados para o computador do médico, sem qualquer conexão direta com o nano marca-passo.
Nos próximos meses serão iniciados os testes com animais e em cinco anos poderá ser implantado em seres humanos, com custo estimado em torno de US$ 1.000 valor muito inferior aos US$ 12.000 que custam em média os aparelhos de hoje, muito maiores e grandes consumidores de bateria.

Um comentário:

PERSEVERÂNÇA disse...

Parabens pelo Premio Top Blog 2011, suas postagens são merecedoras, bj