Como se não bastasse os produtos “Diet” e “Light” agora temos também o “Zero”.
Achei oportuno algumas linhas sobre o assunto na medida em que estes produtos estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano.
Uma das questões mais evidentes é que muitas pessoas acreditam que os produtos “Diet” são exclusivamente destinados às pessoas que desejam perder peso, diabéticos, ou estão fazendo “Dieta”.
Segundo a portaria nº 29 de 13 de janeiro de 1998 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o termo "Diet" pode, opcionalmente, ser utilizado para os alimentos classificados como “Alimentos para dietas com restrição de nutrientes” (carboidratos, gorduras, proteínas e sódio) e para os alimentos exclusivamente empregados no controle de peso e ingestão controlada de açúcares. Desta forma, percebe-se que está equivocada a associação exclusiva do termo “Diet” com produtos destinados à alimentação de diabéticos.
Por outro lado, alguns diabéticos dizem que o seu médico havia informado que somente poderiam ingerir refrigerantes “Diet”, o que as impedia de escolher grande parte das opções existente no mercado, tendo em vista que há muitos anos, quase a totalidade das bebidas com adoçantes em substituição ao açúcar passou a ser classificada como “Light”.
Ainda com base na portaria da ANVISA, os produtos seriam classificados como “Light”, “Lite”, ou “Leve” quando apresentassem redução de pelo menos 25% em determinado nutriente ou em calorias, se comparados com o produto convencional, ou quando fornecesse, no máximo, 40 kcal para cada 100ml. Desta forma, produtos “Light” apresentariam um valor calórico um pouco superior aos produtos “Diet”.
Outra diferença importante é que os produtos light não são necessariamente indicados para pessoas com alguma doença, como por exemplo, diabetes, a menos que haja a eliminação de um ingrediente. No caso da Coca-coca light, ela poderia ser consumida por diabéticos já que há eliminação de açúcares. Na realidade, a Coca-Cola light também poderia ser classificada como diet, uma vez que é livre de açúcares.
Desde 2007, com o lançamento da “Coca-Cola Zero”, passamos a nos deparar também com o termo "Zero", de modo que a confusão por parte dos consumidores aumentou ainda mais. Um exemplo clássico é o da pessoa que sente-se insegura para escolher um refrigerante de baixa caloria.
A utilização do termo “Zero” foi impulsionada para alcançar o público jovem que enfrentava certa dificuldade em utilizar produtos “Diet” ou “Light”, por associá-los a bebidas que apresentavam sabor ruim e/ou que se destinavam a pessoas portadoras de doenças. Um exemplo deste novo apelo de mercado foi o slogan da campanha de lançamento da Coca-Cola Zero: “o sabor de sempre, zero açúcar”.
Como as vendas superaram as expectativas, outros refrigerantes procuraram atender a esta nova demanda de mercado, de modo que até o Guaraná Antártica, que era um dos poucos que havia preservado o termo “Diet” na sua rotulagem, passou a ser designado como “Zero”. A única marca de refrigerantes que preferiu manter o termo light em suas embalagens foi a Pepsi.
Resumindo:
Alimento diet é aquele no qual não há ou açúcares, ou gorduras, ou sódio, ou proteínas, ou algum outro ingrediente. Por isso, uma alimento diet não significa necessariamente que tenha menos calorias. Um caso clássico é o do alguns chocolates diet que, apesar de serem restritos de açúcar, têm praticamente a mesma quantidade de calorias do chocolate normal uma vez que possuem mais gorduras.
Os alimentos diet são indicados para pessoas que tenham restrição de consumo de algum ingrediente específico, como os diabéticos que não podem ingerir açúcar, e os hipertensos que não devem consumir muito sal.
O produto light é aquele que tem redução mínima de 25%. de um ingrediente e por isso não significa que um alimento light tenha mais calorias que o diet, já que depende de qual substância teve sua quantidade reduzida.
Ou seja, para que um produto light ou diet tenha menos calorias, é preciso que haja redução de um ingrediente calórico como carboidrato, gordura ou proteína e não de substâncias como sódio (sal light).
Com a nova “moda” das bebidas “Zero” espera-se que em um futuro próximo, confusões deste tipo possam ser minimizadas, tendo em vista que normalmente a palavra “Zero” é seguida da palavra “Açúcar”.
Neste espaço você vai encontrar questões que de alguma forma originaram o próprio nome do Blog e estaremos abordando as questões da Saúde e da Tecnologia da Informação, ou a mistura das duas, enunciadas como textos e imagens. Esta imagem panorâmica foi capturada pela sonda Phoenix Mars Lander em 10 de Junho de 2008 no 16º dia após o pouso na superfície de Marte e em primeiro plano vemos seus painéis solares e o braço robótico. Credit:NASA/JPL/University of Arizona,Tucson. E não é bobagem...
Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.
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