Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A foto de 2,3 milhões de dólares


Uma foto de Billy the Kid tirada do lado de fora de um bar do Novo México, perto do local onde o famoso pistoleiro foi morto, alcançou o preço de US$ 2,3 milhões em um leilão na casa de leilões Brian Lebel, em Denver nos Estados Unidos, no sábado 25 de junho passado.
A única foto reconhecidamente autêntica do célebre criminoso americano em placa de metal teria sido feita em 1879 ou 1880 em Fort Summer, no Novo México, mostra Billy the Kid em roupas de caubói e chapéu, olhando direto para câmera e descansando a mão sobre um rifle Winchester.
A foto sépia, de cinco por oito centímetros, é o único retrato de adulto que se conhece do fugitivo do Velho Oeste, também chamado William Bonney, Henry Antrim, Henry McCarty ou simplesmente "The Kid".
Esta também é a única imagem do “bandido” publicada no livro do xerife Patrick Floyd Garret, sobre como ele perseguiu e matou Billy the Kid, em 1881.
O fotógrafo anônimo fez originalmente quatro cópias idênticas, mas as outras três se perderam. A cópia única era propriedade dos irmão Stephen e Art Upham, descendentes de Dan Dendrick, grande amigo de “The Kid”, cuja família guardou e a expuseram pela última vez no Museum of New Mexico in Lincoln, em meados da década de 1980.
No final do ano passado, o governador do Novo México, Bill Richardson, negou um indulto simbólico a Billy the Kid.
"Decidi não conceder o indulto a Billy the Kid", declarou o governador ao canal ABC horas antes de deixar o cargo, em 31 de dezembro de 2010 à meia-noite.
Richardson disse que estava investigando Billy the Kid desde que assumira o cargo, em especial os informes de que o governador do então território, em 1880, Lew Wallace, havia prometido perdoá-lo. Entretanto ele disse que o perdão não seria dado devido a "incertezas (sobre a promessa) e uma ambigüidade histórica sobre o motivo pelo qual o governador Wallace teria desistido da graça".
Após a decisão, Elbert García, de 71 anos, que afirma ser bisneto de Billy the Kid, vivendo em Santa Rosa, também no Novo México disse estar decepcionado, e a lenda de Billy the Kid continuara viva como já inspirou dezenas de livros e filmes.
Figura imortalizada nos clássicos filmes de faroeste, Billy the Kid supostamente nasceu em Nova York, mas mudou com a mãe e os irmãos para o Colorado após a morte do pai.
Famoso por sua rapidez no gatilho, o bandido foi responsabilizado pela morte de 21 a 27 pessoas, foi caçado em todo o sul dos Estados Unidos e norte do México. Billy the Kid foi capturado e sentenciado à morte por enforcamento pela morte de um xerife em 1878. Entretanto conseguiu fugir, mas foi encontrado e morto pelo xerife Patrick Floyd Garret, no dia 14 de julho de 1881, e, portanto neste próximo dia 13 estará fazendo 130 anos de sua morte.
A imagem agora passará às mãos do colecionador privado William Koch, que pagou um preço seis vezes maior que os leiloeiros estavam esperando.
Fonte: abc NEWS

Nenhum comentário: