Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Visão inédita da explosão da Challenger

Guardado em um porão por 24 anos, um vídeo amador mostra em ângulo inédito, a explosão da nave Challenger.
Em 28 de Janeiro de 1986, a NASA lançava a missão com sete astronautas de sua base no Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, na Flórida.
A poucos quilômetros dali, em Winter Garden, um aposentado chamado Jack Moss acompanhava o evento com sua família, e registrava tudo com uma câmera. O filme de quase quatro minutos mostra o momento em que a nave se desfez, 73 segundos após o lançamento.
A fita foi esquecida no porão da casa e somente no ano passado o aposentado voltou a falar de sua existência.
Em uma reunião em sua igreja, ele conheceu Marc Wessels, diretor executivo do Arquivo de Exploração Espacial, em Louisville, Kentucky que coleciona registros espaciais para fins educacionais. Wessels comentou com Moss sobre sua paixão pelo espaço, e este disse que “deveria ter” a fita do acidente de 1986, e que o amigo poderia ficar com ela quando morresse. Em dezembro de 2009, Jack Moss faleceu de câncer.
Ao fundo, ouve-se em um momento Jack e sua esposa especulando sobre o que estaria acontecendo “Isso deve ser um problema”.
As imagens, mostram um ângulo completamente diferente das gravações feitas pela NASA da base de lançamento. No acidente da Challenger, causado pela falha de um motor de arranque, sete astronautas morreram: Mike Smith, Dick Scobee, Ron McNair, Ellison Onizuka, Christa McAuliffe, Greg Jarvis e Judith Resnik.
Se quiser ver o vídeo clique aqui.

Nenhum comentário: