Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Mistérios do cérebro: Tetris

Por mais que se estude e entenda as funções e especialmente a fisiologia cerebral, penso que nunca será possível entendê-lo por inteiro. Por conseqüência também não será possível entender e tratar seus distúrbios e funções com a eficiência esperada. Quando levamos em consideração às questões da atividade “mental ligada à atividade “cerebral”, então as coisas ficam ainda mais complexas.
Entretanto, com a ajuda da tecnologia, alguns avanços têm sido observados nos últimos anos, e alguns deles achamos que pela sua abrangência merecem ser aqui mencionados, pois tudo tem haver com Controvérsias, Duvidas e Bobagens.
O aumento da massa cinzenta do cérebro foi relacionado à prática do jogo Tetris.


Pesquisadores do Mind Research Network, em Albuquerque,New Mexico, USA, descobriram que ocorre um aumento na espessura do córtex cerebral em jogadores assíduos de Tetris. No entanto, o aumento não é exatamente onde eles imaginavam que deveria ser.
Por meio da ressonância magnética, os cientistas buscavam imagens estruturais e funcionais do cérebro, justamente para descobrir a relação entre o aumento da eficiência e da massa cinzenta. Durante três meses seguidos, por 30 minutos diários, 26 garotas adolescentes jogaram Tetris, um game de computador que exige uma combinação de habilidades cognitivas.
Foi criado um grupo controle com meninas que não jogaram Tetris.
As garotas foram submetidas a ressonâncias magnéticas antes e depois do período de testes. Quando os dois grupos foram comparados, as que jogaram mostraram aumento da eficiência cerebral e possuíam um córtex mais espesso. Porém o aumento de massa cinzenta não se deu nas mesmas áreas nas quais a eficiência ocorre.
As áreas do cérebro que mostraram córtex relativamente mais grosso teriam papel no planejamento de movimentos complexos e coordenados, e também seriam, responsáveis pela integração multisensorial, coordenando visão, tato, audição e informação fisiológicas internas. De modo geral, a prática do jogo mostrou um aumentou da massa em áreas motoras do cérebro.
Já as áreas que mostraram aumento de eficiência, segundo a ressonância, foram àquelas associadas com pensamento, razão, linguagem e processamento.
Por fim, mudanças da espessura cortical regional foram observadas após três meses de prática Tetris, porém estes dados indicam que a mudança estrutural em uma área do cérebro não necessariamente resulta em alterações funcionais no mesmo local, pelo menos na avaliação com este método de ressonância magnética.
O estudo foi publicado no BMC Research Notes e é preciso deixar claro que ele não esclarece o grande mistério: se a massa cinzenta mais espessa é a responsável pela eficiência, e qual é a relação entre as duas.

Nenhum comentário: