Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ervas chinesas: verdades mitos e crendices

Pesquisa feita no Instituto de Medicina Molecular, Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas descobriu as razões pelas quais um conjunto de ervas medicinais usadas na medicina tradicional chinesa é tão eficaz para proteção contra doenças do coração.
Os cientistas fizeram testes com as plantas chinesas DanShen, GuaLou e várias outras. As fórmulas com plantas medicinais chinesas indicadas para problemas cardiovasculares são compostos feitos com várias ervas que misturam de três até 25 plantas diferentes.
A explicação para os bons resultados dessas plantas está no fornecimento de grandes quantidades do óxido nítrico, um composto que comprovadamente já sabemos dilata as artérias.
O óxido nítrico é crucial para o mecanismo de regulação do sistema cardiocirculatório, porque ele sinaliza para que as paredes internas dos vasos relaxem o que facilita o fluxo de sangue através de todo o sistema sanguíneo e do coração. Essa molécula-mensageira diminui a pressão sanguínea e reduz a formação de “aglomerados” e placas que se depositam nas paredes das artérias.
Os resultados do estudo mostraram que as plantas medicinais chinesas estudadas têm profundo impacto na bioatividade do óxido nítrico primariamente por meio da sua ativação nas paredes internas dos vasos sanguíneos, mas também por meio de sua capacidade de converter nitreto e nitrato em óxido nítrico, explica o Dr. Nathan S. Bryan, um dos autores da pesquisa que foi publicada no conceituado Free Radical Biology & Medicine.
Os preparados de ervas medicinais estão entre os principais componentes da medicina tradicional chinesa, juntamente com a acupuntura e a massagem. "As ervas tradicionais chinesas têm levado à descoberta de medicamentos seguros contra o câncer, as doenças cardiovasculares e o diabetes", afirma Thomas Caskey, outro membro da equipe.
Os cientistas testaram também as formulações com ervas chinesas vendidas na forma de cápsulas e tabletes. "Cada uma das plantas medicinais chinesas testadas nos ensaios apresentaram efeitos de relaxamento dos vasos sanguíneos em alguma medida," diz o estudo.
O próximo passo agora é efetuar os mesmos estudos em pacientes que já desenvolveram problemas cardíacos, a fim de verificar o potencial de auxílio terapêutico dessas ervas tradicionais chinesas. Em seguida eles pretendem identificar os componentes ativos das ervas, a fim de que possam ser sintetizadas e se for o caso, disponibilizadas em larga escala.
Para alongarmos neste assunto seríamos obrigados a abordar as questões ligadas à Biodiversidade Amazônica, que além de muito complexa é também muito extensa, e vai ficar para uma próxima vez.
Vamos aguardar...

Nenhum comentário: