Por outro lado, a imagem do plano de fundo foi feita pela Curiosity Mars Science Laboratory em 08 de setembro de 2012 no 33º dia após o pouso na superfície de Marte observando-se o solo marciano como jamais foi visto. E também não é bobagem...
Image credit: NASA/JPL-Caltech/MSSS.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Insulina pode ajudar pacientes com Alzheimer

Um estudo realizado no Veteran Administration Puget Sound Health Care System, na Seattle Institute for Biomedical and Clinical Research  e na Washington University mostrou que o uso diário de um spray nasal de insulina ajudou a melhorar o raciocínio e memória de portadores do mal de Alzheimer.
O mal de Alzheimer é uma deterioração fatal e até agora incurável do cérebro que afeta aproximadamente 26 milhões de pessoas no mundo todo. É a forma mais comum de demência.
Vários estudos sugerem que pessoas com Alzheimer têm níveis reduzidos de insulina no cérebro, mesmo em estágios mais adiantados da doença. A insulina é importante para a comunicação entre as células cerebrais e é necessária para o funcionamento do cérebro.
Partindo deste princípio e sugerido por estudos anteriores que a ingestão nasal de insulina leva a substância apenas para o cérebro, os autores liderados por Suzanne Craft queriam ver o que aconteceria se eles levassem a insulina diretamente ao cérebro.
Foram estudaram 109 pacientes, não diabéticos, com sintomas leves a moderados da doença, ou com um distúrbio precursor do Alzheimer, a chamada Deficiência Cognitiva Amnésica Branda (aMCI, na sigla em inglês).
Duas interessantes apresentação da Dra. Suzanne Craft você pode ver clicando aqui. e aqui.
Um terço dos pacientes recebeu um placebo e os outros dois terços, doses diferentes de insulina, (um terço 20 UI e outro terço 40 UI), que introduzidas em um nebulizador foram esguichadas no nariz dos pacientes, duas vezes por dia, durante quatro meses.
Os participantes eram chamados a recontar uma história imediatamente depois de ouvi-la, e após um pequeno intervalo. O grupo que recebeu a dose de 20 unidades se mostrou mais capaz que o grupo do placebo para recontar a história, e o grupo que tomou a dose de 40 unidades não teve diferença em relação ao grupo do placebo.
Ambos os grupos que usaram insulina, no entanto, demonstraram melhoria na capacidade de raciocínio, quando aplicado o Teste ADAS-cog.
Publicado no Archives of Neurology, em 12 de setembro de 2011, o estudo conclui que o uso diário de um spray nasal de insulina ajudou a melhorar o raciocínio e memória de pacientes com sintomas iniciais do mal da de Alzheimer.

Nenhum comentário: